O Manifesto Verde é um Mantra Pela Paz do Planeta, desde 2001
Por Ana Felix Garjan, 05/01/2012 - Séc. XXI
O Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, é nosso documento maior, nossa Carta Magna que fortaleceu o desenvolvimento da nossa cultura humanista-planetária, desde o início do século XXI, antes dos atentados às Torres Gêmeas de Nova York, em 11 de setembro de 2001.
Este manifesto foi escrito em janeiro de 2001, no início da 1ª Década do Século XXI, após diversos fóruns sobre meio ambiente, ecologia, natureza e o ser humano. Ele é o documento mais importante dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos e da Universidade Planetária do Futuro - Ano III. Nosso Manifesto fois publicado na Internet em 2008, como um dos links do nosso site Cidade Artes do Mundo, em homenagem ao Ano Internacional do Planeta, instituído pela ONU- União das Nações Unidas.
A partir de outubro de 2011 a ONU declarou o número de 7 bilhões de habitantes no mundo. No final do texto original do manifesto ainda consta o número de seis bilhões e seiscentos habitantes na Terra, pois o Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta foi escrito em 2001, quando os dados eram de 6. 600 bilhões de habitantes no mundo.
E como será a vida da natureza do nosso planeta hoje, amanhã e no futuro? A humanidade cresce em sua população, e também crescem as tragédias humanas e ambientais. Porque tantos desastre e desabamentos? Os homens, os sistemas, as guerras e a grandes potências são os verdadeiros responsáveis pelas tragédias humanas e ambientais, ao longo dos anos, décadas, séculos e milênios. Devemos ficar mais conscientes, mais atentos e solidários com a natureza, e ao mesmo tempo, com a nossa própria humanidade.
Nós seres humanos, filhos de Deus do Universo e da Mãe-Natureza devemos aprender novas e maiores atitudes colaborativas e de solidariedade para com a vida, em todas as suas manifestações, com as pessoas, os animais, a natureza e, principalmente, com nossa Ecologia Humana. Façamos a NOSSA PARTE, tanto de forma individual, quanto familiar e coletiva, através das redes sociais. Acreditamos que à medida das crises no nosso meio ambiente os seres humanos irão tendo maior consciência que a Terra reage com força, em suas entranhas e placas geológicas, para sua natural acomodação, mas muito mais pela depredação do homem sobre as florestas, a poluição nas cidades, nos oceanos, e especialmente pela devastação da nossa Amazônia brasileira que continua sendo o "Pulmão do Mundo", mas tem sido devastada por madeireiros e
e diveros irresponsáveis que matam animais e vendem suas peles para outros países, e fazem contrabando com a vida de pássaros e outros animais da Amazônia, embora haja leis e projetos de defesa ambiental.
No decorrer dos dias, anos, décadas e séculos os humanos são os responsáveis pelos desastres do mundo, como as Usinas Nucleares, a exemplo do grande desastre ambiental ocorrido com no Japão, em 11 de março de 2011, causado pelo terremoto e o tsunami, que atingiu a usina de Fukushima, que teve diversas explosões, que motivaram panes e desequilíbrios em seus reatores. As explosões foram tão fortes que o nível de radiação no ar foi ampliado, atingindo oito níveis maiores, em comparação às condições normais ao redor do reator nuclear, e foi necessário o governo japonês deslocar centenas de pessoas que moravam num raio de 30 km na região onde estavam instaladas as usinas.
Em 13 de março de 2011, a radiação liberada pela usina de Fukushima já havia superado o limite legal permitido, e alcançou um nível de radiação de 882 microsievert, sendo que o limite é de 500 microsievert. Em 14 de março, a usina de Fukushima sofreu uma nova explosão, totalizando três, em menos de uma semana. Após esse terrível acidente novos desastres ambientais ocorreram ao longo do ano de 2011, em diversas partes do mundo.
Como será o planeta no futuro? A Paz e o Planeta precisam de Todos Nós, filhos da Mãe - Natureza. E que um dia, no futuro do amanhã não não falte o tesouro mais importante da Terra: A água doce, que já é muito escassa no mundo. Enfim, que o planeta esteja vivo em 2050, 2100, 3000, e nos futuros tempos. Que em 2012 haja conscientização, mudanças e transformação em cada um de nós, e na humanidade, através do AGIR AGORA e do MUDAR SEMPRE, em prol de um MUNDO MELHOR, Hoje-Futuro!
A ONU declarou em 2011, a "Década da Biodiversidade", que compreende o período de 2011 a 2020. Nós da UNIFUTURO- Universidade Planetária do Futuro-Ano III e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI criamos o Movimento "Tempo de Transformação", através do AGIR AGORA, MUDAR SEMPRE, em prol da vida da natureza e do planeta.
O Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade, da Natureza e do Planeta - Um mantra pela Paz, foi escrito em 2001 - XXI e espera sua assinatura e divulgação. Leia, assine, tenha seu nome no futuro!
Brasil, 05 de janeiro de 2012
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
O FUTURO NOS ESPERA AGORA.
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Departamento de Comunicação e Divulgação - UPF
Divulgação: Ana Felix Garjan, diretora cultural
.
.
ARTFORUM UNIFUTURO
Cultura Humanista-Planetária
_______________________________