Foi empossado, ontem, dia 27 de abril de 2012, na cidade de São Luís, em sessão solene realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA), o Ilustríssimo Prof. Dr. Aldy Mello de Araújo, como sócio efetivo da cadeira nº 45, patroneado por Manoel Nogueira da Silva. A sessão de posse foi realizada no auditório do Palácio Cristo Rei, um dos setores importantes da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, que abriga o Memorial Cristo Rei, situada à Praça Gonçalves Dias - um dos destacados poetas maranhenses e brasileiros.
O maranhense Prof. Dr. Aldy Mello de Araújo foi reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no período de 1992 a 1996, e o gabinete e setores da reitoria funcionavam no mesmo Palácio Cristo Rei, que abriga o "Memorial Cristo Rei", que ele instituiu, oficialmente, como reitor, e continua a colaborar para o seu desenvolvimento, pois ele é um dos fundadores desse setor que abriga centenas de arquivos históricos da UFMA, e alguns documentos históricos do Maranhão.
O Prof. Aldy Mello de Araújo publicou o livro intitulado "A Universidade Esquecida", em 2011
Em 27 de janeiro deste ano de 2012, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Associação dos Amigos da UFMA organizaram o lançamento do livro 'A Universidade Esquecida', de autoria do Profº. Dr. Aldy Mello de Araújo, cujo evento foi realizado nos jardins do Palácio Cristo Rei, que abriga o Memorial Cristo Rei, no piso térreo, um dos setores importantes da UFMA, que foi inaugurado em 21 de outubro de 1993, após a conclusão dos trabalhos da primeira comissão de professores e técnicos da UFMA que foram nomeados através de portaria do gabinete da Reitoria da UFMA, em 1992, assinada pelo Reitor Aldy Mello de Araújo.
A comissão nomeada abraçou a causa do resgate da memória da UFMA, e se dedicou a desenvolver a primeira etapa de organização do Memorial Cristo Rei, com o objetivo de organizar, promover e sensibilizar os diversos centros e cursos acadêmicos, pró-reitorias e diversos setores, para a organização de acervo histórico da UFMA e de setores importantes de São Luís - cidade histórica tombada pela UNESCO, como patrimônio cultural da Humanidade, em 05 de dezembro de 1997. A Comissão de Organização do Memorial Cristo Rei desenvolveu um importante trabalho, a partir de planos, programas e projetos que foram desenvolvidos pelas professoras: Imair Baptista Pedrosa, Dinah Gomes, Esterlina, e outros membros.
O livro 'A Universidade Esquecida' resgata e registra, para a memória da UFMA e do Maranhão, fatos históricos ocorridos durante a gestão do reitorado do Prof. Aldy Mello de Araújo, no período de 1992 a 1996, "época em que as universidades brasileiras estavam em crise, por motivos causados pelos importantes debates sobre a privatização das universidades federais".
O Prof. Dr. Aldy Mello de Araújo escreveu uma obra que valorizou a memória histórica da UFMA, bem como citou nomes de diversos funcionários e colaboradores anôninos, que contribuíram com o desenvolvimento e trajetória histórica e cultural da Universidade Federal do Maranhão, ao longo dos anos.
A Universidade Planetária do Futuro e os Grupos ARTFORUM Brasil têm grande satisfação em divulgar o artigo do Prof. Aldy Mello de Araújo, que foi publicado no site do Mamorial Cristo Rei/UFMA:
"O Memorial e a história da UFMA Prof. Aldy Mello Ex-reitor da UFMA
No mundo de hoje o saber se orienta pelo paradígma da aplicabilidade. A UFMA, como Instituição que oferece o ensino de 3° grau, é a agência de geração de conhecimento mais importante do Estado, por isso tem obrigação e necessidade de acompanhar o ritmo das mudanças, substituindo antigos modelos de formação profissional. Sua graduação deverá ser uma oportunidade de aprendizagem e de produção do conhecimento, em que o aluno é o sujeito da aprendizagem e evidencia-se a importância da sua iniciação na pesquisa e na ciência. O aprender a aprender é, hoje, um conceito pedagógico que marca os novos desafios de uma sociedade em mudança, e obriga a instituição a ter a melhor qualificação docente que se reverterá num ensino de qualidade e numa melhor orientação do alunado.
A escola, em qualquer que seja seu grau de ensino, deverá proporcionar ao seu alunado um completo confronto entre teoria-prática, já que há grande preocupação com o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada educando, habilitando-o ao exercício competente e ético de uma profissão. A Universidade Federal do Maranhão, uma instituição que primou sempre pela construção/produção do conhecimento, consequentemente, pela melhoria do ensino ofertado, dispõe de um corpo professoral preparado para ministrar os conteúdos didático-pedagógicos, utilizando diversas técnicas de ensino e os recursos, desde os mais antigos, até os mais atuais. Tem sido através desse tipo de ensino, visando a uma melhoria/auxílio da prática docente, que se tem caminhado na história positiva da UFMA, alcançando a dinâmica de sua evolução científico-cultural através dos tempos. O sistema de parceria tem sido na história da UFMA uma constante, pois diminui o custo, põe em prática a comunicação, facilita o melhor aproveitamento de ações realizadas. As parcerias contribuem para a qualificação do corpo docente e a formação de pesquisadores. Podem ser indicadores básicos para a melhoria de desempenho da instituição. Oferecem consulta fácil e de grande contribuição no acompanhamento diário da ação pedagógica em todas as etapas em que ela se desenvolve.
Sabemos que a educação é, inegavelmente, o maior patrimônio de uma nação. Em um mundo de contínuas, rápidas e profundas mudanças, há necessidade de atualização, formando educadores responsáveis, cônscios de sua profissão e comprometidos com a qualificação do ensino. Assim, plano de ensino é a ferramenta mais eficaz para o aprimoramento do desempenho do professor. O plano de ensino deve ter como filosofia básica otimizar o recurso mais escasso do professor: o tempo. Por isso é que dizemos ser o planejamento a bússola de qualquer profissional. Ao professor, em particular, permite-lhe a inclusão de temas transversais com tópicos que busquem preparar o aluno para a sua realidade cotidiana, sem deixar de lado as disciplinas de conteúdo específico. É comum se dizer que na Universidade, entra-se pelo vestibular e sai-se pela Colação de Grau. Isso não é verdade, porque a universidade deverá representar para todos nós a permanência, aquilo que ficará para toda a vida. Passamos um tempo de nossas vidas, para muitos o melhor tempo, frequentando os bancos universitários, lidando com aulas, abrindo e fechando livros, ouvindo sobre teorias e autores, praticando habilidades que nos tornam profissionais de fato e de direito, conversando e discutindo com os professores, enfim, permanecemos alguns anos na academia, sempre aguardando, com intensidade, o dia da nossa colação de grau.
O que aprendemos durante os vários anos de universidade servirá pra toda a nossa vida. Muitos voltarão aos bancos universitários para prosseguir seus estudos de pós-graduação, outros não. Alguns já estão bem empregados com seus diplomas de graduação, outros irão lutar para conseguir um posto na sociedade, oportunidade em que deverão mostrar o que aprenderam, como usaram seu preciso tempo para se preparar. Qualquer que seja a situação a ser enfrentada, o tempo de universitário, espera-se, deve ter sido bem aproveitado. Essa deve ser a trajetória de uma instituição superior, esta tem sido a trajetória da nossa universidade. Cabe ao Memorial Cristo Rei demonstrar a nossa verdadeira história: Uma UFMA preocupada com a qualidade da Educação oferecida nos seus vários cursos, uma UFMA integrada na visão da interdisciplinaridade, valorizando a aquisição da informação globalizada. Essa exigência da modernidade não permite o isolamento do conhecimento tal como se ele fosse estanque, dissociado, fragmentado. Os cursos de graduação oferecidos pela Instituição, semestralmente, devem ser atualizados tendo em vista as novas necessidades do mercado. O processo de avaliação da Instituição não deve se restringir as suas instalações físicas mas, sim, a comunidade, pois o conhecimento trabalhado deverá estar em perfeita consonância com o ambiente em que é lançado o produto por ela elaborado. História é isso e para isso foi criado o Memorial Cristo Rei: registrar os atos e fatos memoráveis da instituição.
Memorável é tudo aquilo que deve ficar na memória e nunca ser esquecido. A história da UFMA é rica, de homens que a construíram de fatos que marcaram sua trajetória, de atos que definiram seus caminhos, de gestos e atitudes de tan tos que dedicaram suas vidas à instituição. Claro que os reitorados merecem registros, mas não apenas as comendas dos reitores ou o prestígio político de cada um. Eles comandaram uma equipe e desenvolveram um trabalho coletivo que fez crescer a graduação, nascer a pós-graduação e amadurecer a extensão. Embora não tenhamos imitado nossos confrades portugueses criando a Academia Real da História Portuguesa com sua celebra frase latina Restituet omnia, o Memorial Cristo Rei não deve esquecer de registrar a história da UFMA e nela incluir homens que foram notáveis como Dom José de Medeiros Delgado, Clodoaldo Cardoso, Bacelar Portela, e tantos outros mortais que passaram pela universidade".
Local: Palácio Cristo Rei Autor:
Lançamento do livro "Universidade Esquecida"
Autor: Aldy Mello de Araújo
Data: 05 de Dezembro de 2011
Brasil, 28 de abril de 2012
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
O maranhense Prof. Dr. Aldy Mello de Araújo foi reitor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no período de 1992 a 1996, e o gabinete e setores da reitoria funcionavam no mesmo Palácio Cristo Rei, que abriga o "Memorial Cristo Rei", que ele instituiu, oficialmente, como reitor, e continua a colaborar para o seu desenvolvimento, pois ele é um dos fundadores desse setor que abriga centenas de arquivos históricos da UFMA, e alguns documentos históricos do Maranhão.
O Prof. Aldy Mello de Araújo publicou o livro intitulado "A Universidade Esquecida", em 2011
Em 27 de janeiro deste ano de 2012, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Associação dos Amigos da UFMA organizaram o lançamento do livro 'A Universidade Esquecida', de autoria do Profº. Dr. Aldy Mello de Araújo, cujo evento foi realizado nos jardins do Palácio Cristo Rei, que abriga o Memorial Cristo Rei, no piso térreo, um dos setores importantes da UFMA, que foi inaugurado em 21 de outubro de 1993, após a conclusão dos trabalhos da primeira comissão de professores e técnicos da UFMA que foram nomeados através de portaria do gabinete da Reitoria da UFMA, em 1992, assinada pelo Reitor Aldy Mello de Araújo.
A comissão nomeada abraçou a causa do resgate da memória da UFMA, e se dedicou a desenvolver a primeira etapa de organização do Memorial Cristo Rei, com o objetivo de organizar, promover e sensibilizar os diversos centros e cursos acadêmicos, pró-reitorias e diversos setores, para a organização de acervo histórico da UFMA e de setores importantes de São Luís - cidade histórica tombada pela UNESCO, como patrimônio cultural da Humanidade, em 05 de dezembro de 1997. A Comissão de Organização do Memorial Cristo Rei desenvolveu um importante trabalho, a partir de planos, programas e projetos que foram desenvolvidos pelas professoras: Imair Baptista Pedrosa, Dinah Gomes, Esterlina, e outros membros.
O livro 'A Universidade Esquecida' resgata e registra, para a memória da UFMA e do Maranhão, fatos históricos ocorridos durante a gestão do reitorado do Prof. Aldy Mello de Araújo, no período de 1992 a 1996, "época em que as universidades brasileiras estavam em crise, por motivos causados pelos importantes debates sobre a privatização das universidades federais".
O Prof. Dr. Aldy Mello de Araújo escreveu uma obra que valorizou a memória histórica da UFMA, bem como citou nomes de diversos funcionários e colaboradores anôninos, que contribuíram com o desenvolvimento e trajetória histórica e cultural da Universidade Federal do Maranhão, ao longo dos anos.
A Universidade Planetária do Futuro e os Grupos ARTFORUM Brasil têm grande satisfação em divulgar o artigo do Prof. Aldy Mello de Araújo, que foi publicado no site do Mamorial Cristo Rei/UFMA:
"O Memorial e a história da UFMA Prof. Aldy Mello Ex-reitor da UFMA
No mundo de hoje o saber se orienta pelo paradígma da aplicabilidade. A UFMA, como Instituição que oferece o ensino de 3° grau, é a agência de geração de conhecimento mais importante do Estado, por isso tem obrigação e necessidade de acompanhar o ritmo das mudanças, substituindo antigos modelos de formação profissional. Sua graduação deverá ser uma oportunidade de aprendizagem e de produção do conhecimento, em que o aluno é o sujeito da aprendizagem e evidencia-se a importância da sua iniciação na pesquisa e na ciência. O aprender a aprender é, hoje, um conceito pedagógico que marca os novos desafios de uma sociedade em mudança, e obriga a instituição a ter a melhor qualificação docente que se reverterá num ensino de qualidade e numa melhor orientação do alunado.
A escola, em qualquer que seja seu grau de ensino, deverá proporcionar ao seu alunado um completo confronto entre teoria-prática, já que há grande preocupação com o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada educando, habilitando-o ao exercício competente e ético de uma profissão. A Universidade Federal do Maranhão, uma instituição que primou sempre pela construção/produção do conhecimento, consequentemente, pela melhoria do ensino ofertado, dispõe de um corpo professoral preparado para ministrar os conteúdos didático-pedagógicos, utilizando diversas técnicas de ensino e os recursos, desde os mais antigos, até os mais atuais. Tem sido através desse tipo de ensino, visando a uma melhoria/auxílio da prática docente, que se tem caminhado na história positiva da UFMA, alcançando a dinâmica de sua evolução científico-cultural através dos tempos. O sistema de parceria tem sido na história da UFMA uma constante, pois diminui o custo, põe em prática a comunicação, facilita o melhor aproveitamento de ações realizadas. As parcerias contribuem para a qualificação do corpo docente e a formação de pesquisadores. Podem ser indicadores básicos para a melhoria de desempenho da instituição. Oferecem consulta fácil e de grande contribuição no acompanhamento diário da ação pedagógica em todas as etapas em que ela se desenvolve.
Sabemos que a educação é, inegavelmente, o maior patrimônio de uma nação. Em um mundo de contínuas, rápidas e profundas mudanças, há necessidade de atualização, formando educadores responsáveis, cônscios de sua profissão e comprometidos com a qualificação do ensino. Assim, plano de ensino é a ferramenta mais eficaz para o aprimoramento do desempenho do professor. O plano de ensino deve ter como filosofia básica otimizar o recurso mais escasso do professor: o tempo. Por isso é que dizemos ser o planejamento a bússola de qualquer profissional. Ao professor, em particular, permite-lhe a inclusão de temas transversais com tópicos que busquem preparar o aluno para a sua realidade cotidiana, sem deixar de lado as disciplinas de conteúdo específico. É comum se dizer que na Universidade, entra-se pelo vestibular e sai-se pela Colação de Grau. Isso não é verdade, porque a universidade deverá representar para todos nós a permanência, aquilo que ficará para toda a vida. Passamos um tempo de nossas vidas, para muitos o melhor tempo, frequentando os bancos universitários, lidando com aulas, abrindo e fechando livros, ouvindo sobre teorias e autores, praticando habilidades que nos tornam profissionais de fato e de direito, conversando e discutindo com os professores, enfim, permanecemos alguns anos na academia, sempre aguardando, com intensidade, o dia da nossa colação de grau.
O que aprendemos durante os vários anos de universidade servirá pra toda a nossa vida. Muitos voltarão aos bancos universitários para prosseguir seus estudos de pós-graduação, outros não. Alguns já estão bem empregados com seus diplomas de graduação, outros irão lutar para conseguir um posto na sociedade, oportunidade em que deverão mostrar o que aprenderam, como usaram seu preciso tempo para se preparar. Qualquer que seja a situação a ser enfrentada, o tempo de universitário, espera-se, deve ter sido bem aproveitado. Essa deve ser a trajetória de uma instituição superior, esta tem sido a trajetória da nossa universidade. Cabe ao Memorial Cristo Rei demonstrar a nossa verdadeira história: Uma UFMA preocupada com a qualidade da Educação oferecida nos seus vários cursos, uma UFMA integrada na visão da interdisciplinaridade, valorizando a aquisição da informação globalizada. Essa exigência da modernidade não permite o isolamento do conhecimento tal como se ele fosse estanque, dissociado, fragmentado. Os cursos de graduação oferecidos pela Instituição, semestralmente, devem ser atualizados tendo em vista as novas necessidades do mercado. O processo de avaliação da Instituição não deve se restringir as suas instalações físicas mas, sim, a comunidade, pois o conhecimento trabalhado deverá estar em perfeita consonância com o ambiente em que é lançado o produto por ela elaborado. História é isso e para isso foi criado o Memorial Cristo Rei: registrar os atos e fatos memoráveis da instituição.
Memorável é tudo aquilo que deve ficar na memória e nunca ser esquecido. A história da UFMA é rica, de homens que a construíram de fatos que marcaram sua trajetória, de atos que definiram seus caminhos, de gestos e atitudes de tan tos que dedicaram suas vidas à instituição. Claro que os reitorados merecem registros, mas não apenas as comendas dos reitores ou o prestígio político de cada um. Eles comandaram uma equipe e desenvolveram um trabalho coletivo que fez crescer a graduação, nascer a pós-graduação e amadurecer a extensão. Embora não tenhamos imitado nossos confrades portugueses criando a Academia Real da História Portuguesa com sua celebra frase latina Restituet omnia, o Memorial Cristo Rei não deve esquecer de registrar a história da UFMA e nela incluir homens que foram notáveis como Dom José de Medeiros Delgado, Clodoaldo Cardoso, Bacelar Portela, e tantos outros mortais que passaram pela universidade".
Local: Palácio Cristo Rei Autor:
Lançamento do livro "Universidade Esquecida"
Autor: Aldy Mello de Araújo
Data: 05 de Dezembro de 2011
Brasil, 28 de abril de 2012
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Departamento de Comunicação e Divulgação
Ana Felix Garjan
Diretora cultural da UNIFUTURO
Coordenadora de Depto de Divulgação/
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
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