A Rio+20 foi encerrada ontem, 22/06/2012, e deixou alguns frutos e esperanças
A Rio+20 foi encerrada ontem, dia 22 de junho de 2012 - XXI
A Universidade Planetária do Futuro-Ano III e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI-12 anos, em seu compromisso de divulgar artigos, notícias, temas, teses e informações relacionados com a humanidade, a natureza e o planeta, estará apresentando matérias sobre a Rio+20, numa retrospectiva cultural, ecológica, científica, tecnológica e humanista, para registrar nas páginas de seu site a participação das sociedade civil, das organizações não governamentais, os resultados dos debates na Cúpula da Conferência da ONU, na Cúpula dos Povos e dos cidadãos brasileiros e de diversas nações do mundo, que estiveram durante 10 dias trabalhando em prol do Desenvolvimento Sustentável e da vida no planeta.
Qual o futuro do mundo?
Quais políticas de educação, cultura e projetos serão colocados em prática, após a Conferência das Nações Unidas (ONU), sobre o grande tema Desenvolvimento Sustentável, que foi apresentado na Rio+20, na perspectiva das futuras gerações e da vida do planeta? Lamentamos que o documento da conferência não aponta soluções e projetos diante das grandes necessidades da humanidade.
Após 13 dias a Rio + 20 reuniu mais de 145 mil pessoas, 194 países, mais de 4.500 jornalistas, conforme dados de telejornais brasileiros.
Conforme artigos de diversos grupos, entidades, organizações não governamentais que foram divulgados no período da Rio+20, o texto final do documento, que foi assinado pela Conferência da ONU não apresentou grandes metas, não contemplou os países pobres, não atendeu a grande maioria dos problemas que estão acontecendo no mundo.A conferência conseguiu uma importante sensibilização e mobilização de grupos, entidades, organizações, pesquisadores, cientistas, ambientalistas, participantes de movimentos da sociedade civil, representantes de universidades, prefeitos de cidades, grupos étnicos brasileiros e internacionais, que estiveram abraçando as grandes causas do planeta, através de temas sobre meio ambiente, em diversos debates e eventos paralelos, na Cúpula dos Povos, que tiveram como foco o meio ambiente, além das questões econômicas, sociais e sustentabilidade global.
Precisamos de uma nova ordem mundial, após a Rio+20, que possa ser desenvolvida pelas nações, cientistas, ambientalistas, cidadãos planetários, indústrias, organizações e por cada um de nós!
Brasil, 23 de junho de 2012
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Departamento de Ciências do Meio Ambiente
Departamento de Comunicação e Divulgação
Coordenadora: Ana Felix Garjan
....
Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro
Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.