Unicamp premia professores por dedicação ao ensino
A Universidade Planetária do Futuro - Ano III divulga importante matéria da Agência FAPESP sobre a Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp)
28/11/2012
Agência FAPESP – Professores das 22 unidades de ensino e pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) receberam, no dia 23, o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação.
A distinção foi criada em 2011 pela Unicamp com o objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer os professores no ensino de graduação. Cada contemplado recebeu um diploma e o valor em dinheiro equivalente a um salário-base do professor MS-3, título integral. A escolha dos premiados foi realizada por uma comissão geral, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PRG).
“Este é um reconhecimento formal daquilo que normalmente já recebemos em sala de aula, dos nossos alunos. Ser professor é motivo enorme de satisfação e prazer”, disse um dos contemplados, o professor Miguel Arcanjo Áreas, coordenador das disciplinas de fisiologia para os cursos de graduação do Instituto de Biologia.
A cerimônia foi presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu). Docentes, funcionários, familiares dos premiados e membros da Administração Central acompanharam a entrega dos prêmios. Os alunos do Instituto de Artes (IA), Amanda Gonsales e Denis Sartorato, fizeram uma apresentação musical antes da premiação.
“A missão fundamental da universidade é formar e educar pessoas. E essa missão só pode ser cumprida com excelência por meio de um ensino de graduação de altíssimo nível proporcionado por docentes qualificados e estimulados, que tenham prazer em ensinar”, disse Ferreira Costa.
“Esta distinção é muito importante para a Universidade e vem coroar as pessoas que se dedicam ao ensino dos nossos alunos, função principal da Unicamp. O professor precisa ser sempre valorizado. E valorizar não significa somente conceder este prêmio. Este reconhecimento é apenas uma das nossas atividades. Oferecemos suporte, infraestrutura, avaliação adequada e todo um conjunto de ações para os nossos docentes”, ressaltou Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação.
Relação dos contemplados:
www.unicamp.br/unicamp/content/2012/11/23/premio-de-reconhecimento-docente-pela-dedicacao-ao-ensino-de-graduaca
__________________________________
Brasil, 28 de novembro de 2012
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Centro de Ciências Sociais
Diretora Geral:
Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar
Departamento de Divulgação
Cultural e Científica: Ana Felix Garjan
Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro
Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.