Da Carta Maior
DEBATE ABERTO
Duas cosmologias em conflito
O prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, disse recentemente que o legado da crise econômico-financeira será um grande debate de idéias sobre o futuro da Terra. Esse debate se dará em torno das duas cosmologias em conflito no cenário da história.
Leonardo Boff
O prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, disse recentemente: “O legado da crise econômico-financeira será um grande debate de idéias sobre o futuro da Terra”. Concordo plenamente com ele. Vejo que o grande debate se dará em torno das duas cosmologias em conflito no cenário da história. Por cosmologia entendemos a visão do mundo – cosmovisão – que subjaz às idéias, às práticas, aos hábitos e aos sonhos de uma sociedade. Cada cultura possui sua respectiva cosmologia. Mediante ela, se procura explicar a origem, a evolução e o propósito do universo, a definição do lugar do ser humano dentro dele.
A nossa cosmologia atual é a da conquista, da dominação, da exploração do mundo, com vistas ao progresso e ao crescimento ilimitado.
Caracteriza-se por ser mecanicista, determinista, atomística e reducionista. Por causa desta cosmovisão, criaram-se inegáveis benefícios para a vida humana, mas também contradições perversas como o fato de 20% da população mundial controlar e consumir 80% de todos os recursos naturais, gerando um fosso entre ricos e pobres como nunca antes houve na história. A metade das grandes florestas já foi destruída, 65% das terras cultiváveis foram perdidas, cerca de 5 mil espécies de seres vivos desaparecem anualmente e mais de mil agentes químicos sintéticos, a maioria deles tóxicos, são espalhados pelo solo, ar e águas.
Construíram-se armas de destruição em massa, capazes de eliminar toda vida humana. O efeito final é o desequilíbrio do sistema-Terra que se expressa pelo aquecimento global. Com os gases já acumulados, em 2035, chegaremos fatalmente a um aumento de 2 graus centígrados, e, se nada for feito, segundo algumas previsões, no final do século serão 4 ou 5 graus, o que tornará a vida, tal como a conhecemos hoje, praticamente impossível.
O predomínio dos interesses econômicos, especialmente os especulativos, capazes de reduzir países inteiros à mais brutal miséria, e o consumismo trivializaram nossa percepção do perigo que vivemos e conspiram contra qualquer mudança de rumo.
Em contraposição, está aparecendo com força cada vez maior uma cosmologia alternativa e potencialmente salvadora. Ela já tem mais de um século de elaboração e alcançou sua melhor expressão na Carta da Terra.
Ela deriva das ciências do universo, da Terra e da vida e situa nossa realidade dentro da cosmogênese, aquele imenso processo evolutivo que iniciou no big bang, há cerca de 13,7 bilhões de anos. O universo está continuamente expandindo-se, organizando-se e auto-criando-se. Seu estado natural é a evolução e não a estabilidade, a transformação e a adaptabilidade e não a imutabilidade e a permanência. Ele relaciona-se em redes e não existe nada fora desta relação. Por isso todos os seres são interdependentes e colaboram entre si para evoluir juntos e garantir o equilíbrio de todos os fatores. Por trás de todos os seres atua a Energia de fundo que deu origem e anima o universo e faz surgir novas criações. A mais espetacular delas é a Terra viva e nós, os seres humanos, como a porção consciente e inteligente dela, com a missão de cuidá-la.
Vivemos tempos de urgência. O conjunto das crises atuais está criando uma espiral de necessidades de mudança que, se não forem implementadas, nos conduzirão fatalmente ao caos coletivo, mas que se forem assumidas, poderão nos elevar a um estágio mais alto de civilização.
E é neste momento que a nova cosmologia se revela inspiradora. Ao invés de dominar a natureza, nos situa no seio dela em profunda sintonia e sinergia. Ao invés de uma globalização niveladora das diferenças, nos sugere o biorregionalismo que valoriza as diferenças. Este modelo procura construir sociedades autosustentáveis dentro das potencialidades e dos limites das biorregiões, baseadas na ecologia, na cultura local e na participação das populações, respeitando a natureza e buscando o “bem viver” que é a harmonia entre todos e com a mãe Terra.
O que caracteriza esta nova cosmologia é o cuidado em lugar da dominação, o reconhecimento do valor intrínseco de cada ser e não sua mera utilização humana, o respeito por toda a vida e os direitos e a dignidade da natureza e não sua exploração.
A força desta cosmologia reside no fato de estar mais de acordo com as reais necessidades humanas e com a lógica do próprio universo. Se optamos por ela, se criará a oportunidade de uma civilização planetária na qual o cuidado, a cooperação, o amor, o respeito, a alegria e a espiritualidade terão centralidade. Será o grande giro salvador de que necessitamos urgentemente.
Tradução (do espanhol): Marco Aurélio Weissheimer
*** Leonardo Boff é teólogo e escritor.
..................................................................................
Brasil, 26 de maio de 2010
Universidade Planetária do Futuro
Centro de Ciências Socias e Humanas
*Departamento de Pós - Graduação e Assuntos Socias
Diretora e Consultora:
Professora Doutora Maria de Fátima Felix Rosar
mffrosar@uol.com.br
.
*Departamento de Comunicação Social e Cutural
Diretora e Consultora:
Professora pesquisadora Ana Felix Garjan
artforum.universidadeplanetaria@hotmail.com

A Educação e a cultura são Bens da Humanidade.Nós, do Grupo ARTFORUM Brasil XXI organizamos o plano UNIFUTURO como mais um espaço de divulgação de história, ciência, cultura, arte, tecnologia, meio ambiente, assuntos planetários. * Conselho cientifico e colaboradores: Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar, Prof. Dr. Orlando Oscar Rosar, Profa. Dra. Maria Inês Peixoto Hamann, Prof. Néocles Costa Carvalho. * Diretora de cultura e edição: Socióloga Ana Felix Garjan, desde dezembro de 2009.
* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI
*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais.
*** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#
Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009
Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ -
http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html
Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.
Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro
Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.
Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010
Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta.
Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.
Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.
*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO -
Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!
Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.
O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html
Espaços da Universidade Planetária do Futuro
- Universidade Planetária do Futuro - site
- Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta
- Artforum Brasil- Portal Mundo Melhor
- Cidade Artes do Mundo
- Grupos Artforum Brasil XXI - Unifuturo
- Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz
- Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector"
- Fórum Cidade Artes do Mundo
- Revista Planetária do Futuro
- Poetas e Artistas do Mundo
Arquivo do blog
-
►
2017
(2)
- ► julho 2017 (1)
- ► fevereiro 2017 (1)
-
►
2016
(24)
- ► dezembro 2016 (1)
- ► novembro 2016 (5)
- ► agosto 2016 (6)
- ► abril 2016 (4)
- ► março 2016 (7)
- ► fevereiro 2016 (1)
-
►
2015
(20)
- ► dezembro 2015 (1)
- ► novembro 2015 (3)
- ► outubro 2015 (2)
- ► agosto 2015 (7)
- ► julho 2015 (3)
- ► abril 2015 (1)
-
►
2014
(22)
- ► dezembro 2014 (2)
- ► novembro 2014 (1)
- ► setembro 2014 (1)
- ► julho 2014 (4)
- ► abril 2014 (4)
- ► março 2014 (4)
- ► fevereiro 2014 (2)
- ► janeiro 2014 (3)
-
►
2013
(38)
- ► dezembro 2013 (2)
- ► novembro 2013 (5)
- ► outubro 2013 (4)
- ► agosto 2013 (5)
- ► julho 2013 (1)
- ► junho 2013 (6)
- ► abril 2013 (4)
- ► março 2013 (4)
- ► fevereiro 2013 (1)
- ► janeiro 2013 (3)
-
►
2012
(71)
- ► dezembro 2012 (9)
- ► novembro 2012 (6)
- ► outubro 2012 (5)
- ► setembro 2012 (6)
- ► agosto 2012 (3)
- ► julho 2012 (6)
- ► junho 2012 (6)
- ► abril 2012 (7)
- ► março 2012 (5)
- ► fevereiro 2012 (3)
- ► janeiro 2012 (13)
-
►
2011
(152)
- ► dezembro 2011 (13)
- ► novembro 2011 (14)
- ► outubro 2011 (8)
- ► setembro 2011 (15)
- ► agosto 2011 (10)
- ► julho 2011 (5)
- ► junho 2011 (6)
- ► abril 2011 (7)
- ► março 2011 (22)
- ► fevereiro 2011 (17)
- ► janeiro 2011 (27)
-
▼
2010
(181)
- ► dezembro 2010 (12)
- ► novembro 2010 (15)
- ► outubro 2010 (10)
- ► setembro 2010 (24)
- ► agosto 2010 (17)
- ► julho 2010 (18)
- ► junho 2010 (37)
-
▼
maio 2010
(24)
- Habeas-Pinho
- O fim do Código... -Informações da Avaaz.
- O mundo visual de Vera Ferro
- "Duas cosmologias em conflito", por Leonardo Boff ...
- Homenagem ao poeta Arthur Jaak Wilfrid Bosmans, vi...
- DECLARO-ME VIVO!
- Outorga da Medalha MÉRITO TIRADENTES – FALASP *
- Dançar é Escrever com o corpo, de Clevane Pessoa d...
- Movimento Paz e Poesia: Dia 25/05/2010, em Belo Ho...
- I Concurso Internacional de lendas e Poesia Mulher...
- CineClube latino do IMEL - Mulheres e Revoluções -...
- Museu do Egito
- Dia Internacional dos Museus: O mundo da arte da h...
- "Viva a Mata" - sexta edição em prol da Mata Atlâ...
- Edição eletrônica do livro "Direitos Humanos e Glo...
- Virada Cultural de São Paulo - Diversidade Cultura...
- A Semiologia dos discursos da publicidade, pela Pr...
- “Assim será nossa Amazônia”: Primeira campanha de ...
- Barack Obama responde a Sérgio Antonio Meneguetti
- ÚLTIMA FOTO
- Universidade Planetária: Sínteses e Humanidades
- Catástrofe no Golfo do México. Lamentável!
- Primeiro de Maio de 2010: "Eles acreditaram num mu...
- Fórum da UNI Planetária: "Ondas Gigantes atingirão...
- ► abril 2010 (10)
- ► março 2010 (6)
- ► fevereiro 2010 (5)
- ► janeiro 2010 (3)
-
►
2009
(5)
- ► dezembro 2009 (5)