* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Outorga da Medalha MÉRITO TIRADENTES – FALASP *

*Fórum Maior - Artforum Brasil XXI
História, Cultura, Arte, homenagens

O Fórum da Universidade Planetária do Futuro, tem a satisfação de divulgar a matéria da Presidência da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - FALASP, sobre a Medalha "Mérito TIRADENTES- FALASP".

*Diretoria e Presidência da FALASP !

Medalha "Mérito TIRADENTES - FALASP"
Cadastramento no Exército da Medalha: Código 183

Celebração da Memória do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, precursor da independência do Brasil -
Outorga da Medalha MÉRITO TIRADENTES – FALASP *


O Conde Thiago de Menezes, Comendador Grão Colar, Presidente da "Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo- FALASP",
que fraternalmente, congrega diversas entidades artísticas, culturais e institutos históricos e geográficos, e Grão Mestre das Ordens Honoríficas do Sodalício Acadêmico, apresentou a Sessão Solene de lançamento e outorga da Medalha "Mérito TIRADENTES - FALASP", honraria voltada exclusivamente para a valorização da Cultura e da Arte, com palestra de Taiguara Villela, autor da monografia "A hipótese maçônica de sobrevida de Tiradentes e a crítica documental arquivística, diplomática e paleográfica", que lhe rendeu indicação ao Doutorado da P.U.C. em História Social da Cultura na linha de pesquisa do ícone Tiradentes. O evento realizou-se às 18 horas do dia 20 de Novembro de 2006, Segunda Feira, no Salão Rubi do tradicional Hotel Novo Mundo, localizado à Praia do Flamengo, 20 - Flamengo - Rio de Janeiro.

Na ocasião, foram especialmente condecoradas, em reconhecimento do mérito de suas atuações para a expansão cultural do Brasil, as seguintes personalidades: Atriz Carmem Lú de Mendonça (então em cena na novela global "Páginas da Vida"), Marco Pólo, (diretor, produtor e coordenador do Ciclo de Leituras), Ator Maurício Branco, atriz Fátima Freire, ator Felipe Martins, atriz Lady Francisco e atriz Katia D'Angelo. Em seguida, foram condecorados os seguintes Acadêmicos (Entre artistas plásticos, literatos e educadores): Anatalia Rangel Asp, Vera Lucia Gonzalez Teixeira, Zuleika Maria da Conceição Ribeiro, Rosi Mary da Silva Campanha, Rosalia de Souza, Yara Mochiaro, Sonia Rocha, Djalma Lemos Mendonça, Zayra Coutinho Chaves Duarte, Maria Izabel Alexandre de Souza, Idília Viana, Roberto Armorizzi, Hilário Silva Neto, Agripina Ruggiero, Sylvia Roriz de Carvalho, Sula Dray, Vera Reis, Denise da Costa Teixeira, Messody Ramiro Benoliel, Dalila Maria da Cunha e Mello Balekjian, Léa Dray, Ed Falcão, Maria Claro, Yara Vargas e Zélia Maria Fernandes. E mais autoridades ligadas à Coorporação da Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, entre as quais: Elson Haubrichs Batista, Nilo Francisco Pereira Netto, Andreza Moraes de Paula, Almiro de Paulo Filho, Gustavo Frederico Buttenmuller Rocha Beniz, Julio Cesar Oliveira dos Santos, Isaias Santos da Silva, Jimmy Gomes Centeno, Rubens Castro Peixoto Júnior e Bruno Borges Cardoso.


“Libertas Quae Sera Tamen”



A Medalha Mérito Tiradentes - FALASP foi instituida pela presidência da “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo” no ano de 2006 e é destinada a premiar pessoas que hajam prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do São Paulo e Rio de Janeiro. A Medalha Mérito Tiradentes - FALASP, confeccionada pela tradicional RANDAL – Rio, tem a efígie do Protomártir da Independência – Joaquim José da Silva Xavier e acompanhada de diploma, é uma das mais altas condecorações concedida pela entidade. Tradicionalmente a Medalha Mérito Tiradentes – FALASP também é outorgada durante solenidades oficiais em comemoração ao patrono das Polícias Militares do Brasil, Joaquim da Silva Xavier o “Tiradentes”. Afinal, essa Medalha é destinada a galardoar, ainda, militares que tenham prestado assinalados serviços às suas Corporações, e policiais militares que no seio da classe, se destaquem pelo seu valor pessoal, de modo a contribuir para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição no âmbito nacional ou estadual.

Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, era o líder da Inconfidência Mineira. Pelo papel que desempenhou, foi condenado a morte e executado no dia 21 de abril de 1792. Seu martírio fez dele o herói nacional e o dia de sua morte é lembrado com um feriado nacional. Tiradentes ganhou seu apelido por trabalhar de dentista, mas ele também seguiu a carreira militar, chegando ao posto de alferes. Na data de 20 de abril de 2010 é lançada a Comenda Mérito TIRADENTES (Medalha Mérito TIRADENTES no Grau de Comendador) durante evento da FALASP em Porto Alegre , RS. E em maio de 2010 é lançado o Grão Colar Mérito TIRADENTES.
* A FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO ESTADO DE SÃO PAULO - FALASP, instituição sem fins lucrativos, fundada pelo poeta e jornalista paulista, Conde Thiago de Menezes, em 12 de março de 2004, com tempo ilimitado de duração, tem por finalidade supervisionar, coordenar, fiscalizar e estimular a atividade das entidades acadêmicas e centros de alta cultura sediados no Estado de São Paulo que a integram, com observância da Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil, antiga FALB, fundada no Rio de Janeiro em 1936. A FALASP tem foro na Estância de Águas de Lindóia e mantém os seguintes núcleos: Delegacia em Maceió, Alagoas; Delegacia em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Delegacia da FALASP em Laguna, Santa Catarina e Delegacia da FALASP na Argentina mais representações na Bélgica, Suíça e França. Assim como Representações Municipais nas cidades de Guarulhos, Taubaté, Cruzeiro, Boituva, SP; Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Maricá, Mesquita, RJ mais Campo do Meio e Manhuaçu, MG.

H.E. Count Thiago de Menezes
( Count of The Holy Roman Empire )
His Excellency
Count Don Thiago de Menezes, Graf von Galembeck,
Knight of Honour of The Imperial Teutonic Order

Presidente da FALASP
http://www.falasp.com.br/
http://www.falasp.blogspot.com/
http://www.falasp.blogger.com.br/

For God, The Holy Reich and The Fatherland!
"Helfen, Wehren, Heilen" ("Help, Defend, Heal")
Teutonic Order of St Mary's Hospital in Jerusalem.


*
Informação:


O jantar de confraternização da FALASP Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, reunindo acadêmicos e comendadores, será no Restaurante do Hotel MIRAMAR (em Copacabana) novamente, na segunda feira, dia 07 de junho, as 18:30 horas ... na ocasião será outorgada a Medalha de Mérito TIRADENTES - FALASP ( Cadastramento no Exército da Medalha: Código 183 ), honraria voltada exclusivamente para a valorização da Cultura e da Arte ... Informações sobre o mesmo com a nossa chanceler no RIO, a Dra. Vera Gonzalez (fone 21 - 2267 3297).

....................
*
Divulgação:
Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO
http://www.artforumunifuturobrasil.org/
*Fórum da Universidade Planetária do Futuro
*Agência Artforum Brasil Inovatus
-Direção Cultural: Ana Felix Garjan
........................................................................

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog