Mais de 50 anos depois, um cientista vem denunciar que o ex-primeiro-ministro britânico encobriu o encontro entre um OVNI e um avião bombardeiro
Winston Churchill foi acusado de encobrir, durante a Segunda Guerra Mundial, um encontro entre um OVNI e um bombardeiro. Foi um segredo bem guardado porque Chruchil temeu o «pânico» geral. Churchil terá dito: «Este caso deve ser imediatamente classificado, uma vez que iria gerar uma onda de pânico na população em geral e destruir a crença na Igreja». O «incidente» bizarro deu-se ao largo da costa leste da Inglaterra, conta o «The Telegraph».
A lei da rolha foi decidida durante uma reunião secreta com o general norte-americano, Dwight Eisenhower, comandante das Forças Aliadas.
Milhares de páginas de arquivos sobre OVNIS foram lançadas online esta quinta-feira pelo Arquivo Nacional .
As acusações que envolvem Churchill foram feitas pelo neto de um histórico guarda-costas do ex-primeiro-ministro. O neto escreveu ao Ministério da Defesa, em 1999, depois do avô ter contado à família o segredo.
De acordo com a série de cartas, escritas pelo neto do guarda,um físico de Leicester, um avião de reconhecimento e a sua tripulação estavam a regressar de uma missão sobre a Europa ocupada quando um objecto voador não identificado de metal pairou sobere a aeronave.
Fonte do Ministério da Defesa disse que não havia provas para suportar as reivindicações, porque todos os arquivos sobre OVNIS antes de 1967 «foram destruídos ao fim de cinco anos».
Churchill censurou relatório sobre Ovnis para evitar pânico
LONDRES (AFP) - O primeiro-ministro britânico do período da Segunda Guerra, Winston Churchill, proibiu, por 50 anos, a divulgação de um suposto incidente com Ovni devido ao temor de que sua divulgação pudesse provocar pânico, segundo informações reveladas esta quinta-feira.
O neto de um oficial da Royal Air Force (Força Aérea britânica), que foi um dos guarda-costas pessoais de Churchill, escreveu ao ministro da Defesa brtiânico, em 1999, sobre o suposto incidente.
O relato dele e a alegada reação de Churchill foram revelados em documentos publicados esta quinta-feira pelos Arquivos Nacionais britânicos.
Segundo estes, o avô do homem escutou por acaso Churchill discutindo o suposto incidente com o general americano Dwight Eisenhower.
De acordo com relatórios atribuídos a Churchill, um avião de reconhecimento que voltava para a Grã-Bretanha de uma missão foi encoberto por um Ovni enquanto passava pela costa britânica.
A tripulação do avião contou ter fotografado o objeto, o qual, afirmam ter "pairado ruidosamente" perto da aeronave, antes de partir.
"O sr. Churchill fez uma declaração sobre a (possível) repercussão (do caso), (destacando que) 'este evento deve ser imediatamente censurado pois poderia criar pânico na população em geral e destruir a nossa crença na Igreja'", diz uma carta que descreveria o suposto incidente.
Previous file releases
The National Archives holds other UFO files that have already been released by the Ministry of Defence. You can download these in PDF format for a small fee. The files contain details of numerous UFO sightings.
Access existing UFO files

“What does all this stuff about flying saucers amount to? What can it mean? What is the truth?”
Sir Winston Churchill - July 1952 (Catalogue reference PREM 11/855)
Dr David Clarke’s recent book combines official government reports and eye-witness interviews to reveal the incredible inside story of more than a century of UFO sightings. Buy a copy of The UFO Files Read a free sample (PDF, 1.8Mb)