* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Homenagem ao Centenário da Universidade Federal do Paraná

O Tempo conta, o tempo encanta, o tempo transforma!

A Universidade Planetária do Futuro - Ano III e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos têm grande honra em prestar homenagem ao Centenário da Universidade Federal do Paraná, que no dia 19 de dezembro de 2012 festeja a data oficial de sua fundação, ocorrida há cem anos, no início do Século XX.

A Universidade Planetária do Futuro publicará matéria especial, na data de 19/12/2012, em homenagem à primeira universidade do Brasil, apresentando síntese de sua história, algumas imagens sobre o trabalho de pesquisa da Profa. Zélle Bittencourt, paranaense de Curitiba, através de seu projeto o Paraná: “Goio-ere! por entre os galhos dos pinheiros”.


Divulgaremos, também, vídeos especiais relacionados.




Pôster em homenagem aos cem anos da Universidade Federal de Curitiba - Paraná / Brasil.



Programação oficial do Centenário da UFPR
Dia 18/12/2012


ORQUESTRA FILARMÔNICA DA UFPR

Concerto em comemoração do

CENTENÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


Regente

Márcio Steuernagel


Participação especial

CORAL da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná 
CORO da UFPR
MADRIGAL da UFPR
Solistas do MADRIGAL da UFPR



Programa (sinopse)


Márcio Steuernagel (1982)

“Abertura Acadêmica Para O Século Seguinte” - Estreia mundial

Esta é a 4ª e última obra composta especialmente para o Centenário da UFPR. Com uma estrutura dividida em duas partes, esta breve abertura apresenta um estudo das possibilidades dos instrumentos da orquestra, na primeira parte, desde recursos tradicionais como escolas e ritmos, até pontos de contato de sonoridades expandidas. Na segunda parte, uma brincadeira com o conceito de “acadêmico”, na qual o tratamento das técnicas contemporâneas passa pelo uso mais tradicional.

Claude Debussy (1862-1918)
“Prélude a l’après-midi d’un faune” (1894)
Inspirado num poema homônimo de Stéphane Mallarmé, este prelúdio resultou da encomenda de Nijinski, para o balé. Segundo Pierre Boulez, entre outros críticos do século XX, trata-se de um ponto de partida para a música nova. É como se o solo da flauta do fauno, que abre a obra, fosse um sopro de ar fresco na música ocidental. Por outro lado, a sensualidade presente na música, e amplamente explorada pelo balé, foi motivo de escândalo e controvérsias.

Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
“Missa Pastoril para a Noite de Natal” (1811)
Segundo uma tradição, já luso-brasileira, de tratar o tema natalino como algo mais recatado e acolhedor - daí a denominação “pastoril” -, José Maurício escreveu uma obra despojada, com sonoridades aveludadas, no qual os instrumentos agudos - violinos, flautas e oboés - foram deixados de fora. Com isso, o compositor deu voz às violas e aos violoncelos, colocando-os no primeiro plano.

Georg Friedrich Händel (1685-1759)
“Hallelujah!” - do Oratório “Messiah” (1741)
Libreto: Charles Jennens
Tema: Versículos do Velho e do Novo Testamento arranjados num “argumento”, em três partes.

Apesar de doente, Händel determinou-se a compor um oratório sacro, com o objetivo de angariar dinheiro para instituições de caridade da Irlanda. O resultado foi seu mais famoso oratório. O produto acabado, contudo, suscitou controvérsias: os jornais ponderavam sobre sua ‘natureza blasfema’, mas foi elogiado em Berlim e em Londres. Hoje, a maioria dos eventos natalinos se atém à primeira parte e ao Hallelujah! - Parte II.

Segundo a tradição, na primeira apresentação da obra, na Inglaterra, o Rei George II levantou-se, embevecido e impressionado com a imponência e a beleza dos primeiros sons do Hallelujah, fazendo com que a audiência o acompanhasse, pois, pelo Protocolo Real, não se fica sentado na presença do Rei, quando este se encontra em pé. Estabeleceu-se, dessa forma, uma tradição, que é seguida por muitas plateias.

Serviço

Data: 18 de dezembro (terça-feira)
Local: Teatro da Reitoria
Hora: 20 horas


.........................................................................................................

Brasil, 18 de dezembro de 2012 

Universidade Planetária do Futuro - Ano III 
Centro de Ciências Sociais 
Coordenadora:
Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar




Departamento de Projetos,
Divulgação Cultural e Científica
Coordenação:
Ana Felix Garjan e Zélle Bittencourt


Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog