01/10/2013 Agência FAPESP – Entre os dias 1º de outubro e 3 de novembro, 17 cidades do Estado de São Paulo receberão a 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, evento gratuito que exibe filmes relacionados a questões ambientais, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas.
A programação da mostra conta com 26 filmes, como A crise global da água, de Jessica Yu, e Quem se importa, de Mara Mourão, e tem o compromisso de apresentar conteúdos com qualidade cinematográfica que levantem questões ambientais e estimulem a democratização dos assuntos para a população. O evento classifica os filmes em temas como água, cidades, contaminação, economia, globalização, mobilização e povos e lugares. Cada um deles reúne produções brasileiras e estrangeiras, que serão apresentadas nas unidades do Sesc, em escolas e universidades.
Moradores de cidades do interior, do litoral e da Grande São Paulo terão a oportunidade de assistir aos filmes. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), e a Universidade Metodista, ambas em Piracicaba, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru receberão alguns dos diretores dos filmes e sediarão debates sobre os temas envolvidos.
Em Santos, também estão programadas discussões na Universidade Católica Unisantos, no Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) e na Universidade Santa Cecília (Unisanta).
A mostra é uma iniciativa da ONG Ecofalante, que desde 2003 apoia a utilização da tecnologia para contribuir com o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente.
A programação completa pode ser conferida em http://www.ecofalante.org.br/mostra/
______________________________________
Divulgação:
Universidade Planetária do Futuro
Departamento de Assuntos Culturais
Departamento de Divulgação e Comunicação
Coordenação: Ana Felix Garjan
anafelixgarjan.artes2010@gmail.com