Palestras com Gilles Boeuf - Agência FAPESP
A Universidade Planetária do Futuro - 13 anos divulga matéria da Agência FAPESP:
Palestras com Gilles Boeuf
30/10/2013
Agência FAPESP – O biólogo marinho e fisiologista ambiental Gilles Boeuf, presidente do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris (França), estará em São Paulo nos dias 30 e 31 de outubro para ministrar palestras sobre biodiversidade e adaptação de ecossistemas.
Boeuf é professor de biologia marinha e fisiologia ambiental na Université Pierre et Marie Curie e pesquisador no Centre National pour la Recherche Scientifique (CNRS). Membro do Conselho Científico do Patrimônio Natural e da Biodiversidade do Ministério da Ecologia, do Desenvolvimento Sustentável e da Energia francês, foi nomeado este ano para ocupar a cátedra “Desenvolvimento sustentável, energia, meio ambiente e sociedades”, do Collège de France.
No dia 30 de outubro, às 16 horas, ele apresentará uma palestra científica em inglês intitulada “Oceanos, biodiversidade e recursos”, no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).
Às 20 horas, Boeuf proferirá a palestra “Os desafios da preservação da biodiversidade”, no Centro Universitário Maria Antônia.
Dia 31 de outubro, às 11 horas, será a vez de o Sesc Vila Mariana receber a palestra “O homem pode se adaptar a ele mesmo?”. Nessa ocasião, Boeuf abordará questões relacionadas aos limites da capacidade de adaptação dos ecossistemas, assunto do seu livro homônimo. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na central de atendimento do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
_________________________________
Brasil, 30 de outubro de 2013
Universidade Planetária do Futuro
Centro de Ciências Tecnológicas
Departamento de Comunicação Científica
Coordenação: Ana Felix Garjan
Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro
Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.