Muitos eventos celebram a memória de um grande homem que livrou seu país da opressão de uma minoria branca, durante muitos anos.
Mandela deu 67 anos de sua vida lutando pelos direitos da humanidade.
Hoje, dia 10 de dezembro de 2013, foi o dia da despedida do grande/inesquecível humanista e defensor da Paz, o africano Nelson Mandela, considerado o Pai de Todos. Mais de 90 chefes de governo do mundo e as autoridades da África do Sul estiveram ouvindo cantos de despedida e cerimônias, em homenagem a um dos maiores líderes da humanidade.
Disse Mandela:
”A morte é algo inevitável. Quando um homem fez o que ele considera ser seu dever para com o seu povo e seu país, ele pode descansar em paz. Creio ter feito esse esforço e que, portanto, é por isso que vou dormir para a eternidade “-. Parte de uma entrevista para o documentário Mandela, 1994.
O Estádio Soccer City, de Soweto, em Johanesburgo foi o grande palco das cerimônias de despedidas de Mandiba, Nelson Mandela, o filho e o pai da humanidade da África do Sul e da humanidade! Foi nesse estádio, em 2010, durante a Copa do Mundo, que Mandela fez sua última aparição.
O primeiro presidente negro da África do Sul morreu na última quinta-feira, dia 5 de dezembro. Milhares de pessoas visitaram durante esses dias, a casa onde Mandela morreu, que virou um imenso memorial de homenagens.
Ele foi considerado por alguns religiosos como "uma luz na escuridão". "Madiba não duvidou da luz. Ele construiu o caminho para um futuro melhor, mas ele não pode fazer isso sozinho", disse um religioso, referindo-se a Mandela pelo seu nome de clã.
Mais de 90 líderes de governo estiveram presentes na cerimônia. Entre eles, o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, o presidente alemão Joachim Gauck, o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso, o rei holandês Willem-Alexander e o príncipe Felipe da Espanha.
Três ex-presidentes americanos acompanharam Obama: George W. Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter. Dilma Rousseff foi acompanhada pelos ex-presidentes brasileiros José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula.
Celebridades envolvidas com a luta contra o apartheid também estiveram presentes como os músicos Bono e Peter Gabriel. O presidente palestino Mahmoud Abbas e o presidente indiano Pranab Mukherjee estiveram presentes ao funeral.
Após a cerimônia de hoje, o corpo de Mandela será levado, em cortejos, por três dias em Pretória, e depois seguirá para a vila de Qunu, onde será enterrado no domingo, dia 15, dez dias antes do Natal deste ano.
Frases de Mandela:
”Dedicamos este dia a todos os heróis e heroínas neste país e no resto do mundo que sacrificaram em muitos aspectos e entregaram suas vidas para que pudéssemos ser livres".
”Poucas coisas fazem a vida de um pai mais gratificante e doce como ver os filhos bem-sucedidos.”
”Algumas coisas sempre parecem impossíveis até que sejam realizadas.”
"Sul-africanos não têm noção de tempo e isso também é por que não conseguimos resolver a pobreza e os problemas sociais … É agora 10 anos desde a queda do governo do Apartheid, e não podemos culpar o Apartheid depois de tanto tempo". – Nelson Mandela, 22 de agosto de 2003.
Ninguém sabe verdadeiramente o que uma é nação até que tenha estado dentro de suas prisões. Uma nação não deve ser julgada pela forma como trata seus cidadãos mais elevados, mas seus menos queridos.
”Não me julgue pelo meu sucesso, me julgue por quantas vezes eu caí e voltei de novo.” – Nelson Mandela
Eu estou aqui diante de vocês, não como um profeta, mas como um humilde servo de vocês, do povo. Seus sacrifícios incansáveis e heróicos tornaram possível para que estivesse aqui hoje. Por isso, coloco os restantes anos da minha vida em suas mãos. – Primeiro dia da sua libertação, Cidade do Cabo (11 Fevereiro de 1990.
Eu odeio a discriminação racial mais intensamente e em todas as suas manifestações. Eu lutei durante toda a minha vida, eu a combati, e vou fazê-lo até o fim dos meus dias. Mesmo apesar de acontecer agora de eu ser julgado por alguém cuja opinião eu tenho em alta estima, eu detesto mais violentamente o sistema que me rodeia aqui. Faz-me sentir que sou um homem negro no tribunal de um homem branco. Isso não devia ser assim – Primeiro declaração judicial de 1962.
"Nossas crianças são o nosso maior tesouro. Eles são o nosso futuro. Aqueles que abusam delas rasgam o tecido da nossa sociedade e enfraquece a nossa nação. – Homens Nacional `s de março de 1997
”O que vale na vida não é o simples fato de que termos vivido. É o que temos feito diferença na vida de outras pessoas que irão determinar o significado da vida que levamos “-. 90ª festa de aniversário de Walter Sisulu, Walter Sisulu Hall, Joanesburgo, 18 de maio de 2002
”Que haja trabalho, pão, água e sal para todos.”
"Nunca, nunca e nunca mais deve deixar que esta bela terra volte a experimentar a opressão de um pelo outro e sofrer a indignidade de ser o esgoto do mundo – Nelson Mandela, Discurso Inaugural, Pretoria 09 de maio de 1994.
”Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Eu estimo o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas possam viver juntas em harmonia com igualdade de oportunidades. É um ideal que espero viver, e ver realizado. Mas meu Senhor, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer “-. Declaração de Defesa durante o julgamento de Rivonia, 1964.
Adeus, Pai de Todos!
"Morreu Nelson Mandela, mas seu legado estará sempre a se reproduzir, se tivermos a determinação de fazer nascer uma sociedade sem escravos e sem miséria".
Maria de Fatima Felix Rosar
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos
Depto. de Divulgação Cultural e Científica
Coordenação: Ana Felix Garjan