* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

domingo, 27 de fevereiro de 2011

'Lixo Extraordinário' - "filme brasileiro indicado ao Oscar: lixo que vira arte, por Ana Felix Garjan


Lixo que vira arte e transformação social é um dos indicados ao Oscar.
Por Ana Felix Garjan, 12/02/2011.

“ A fotografia pode gravar a eternidade num instante.”
Henri Cartier-Bresson


A Universidade Planetária do Futuro, os Grupos ARTFORUM Brasil XXI e a Cia Artforum Internacional de Artes, têm grande satisfação em divulgar o trailer oficial do filme "Lixo Extraordinário", um dos indicados para o Oscar que estará sendo realizado hoje, dia 27 de fevereiro de 2011, início da segunda década XXI.

Aplausos aos catadores de lixo do aterro sanitário do Jardim Gramacho, às histórias de suas vidas, aos idealizadores e produtores do documentário que mostra a realidade do maior aterro sanitário do mundo. O filme dá exemplos do trabalho do homem e de sua arte, da transformação da arte em superação e transformação social, a partir do trabalho coletivo. Que esse filme sobre reciclagem de lixo e sobre o meio-ambiente seja exemplo de arte transformadora em defesa do nosso planeta!

Estamos torcendo para que o filme brasileiro "Lixo Extraordinário" seja um dos premiados, no Oscar 2011. Vamos torcer pela energia da arte, do cinema e da cultura brasileira, através de um filme que nos mostra a arte da transformação. E a arte deve contribuir com mudanças e novas atitudes coletivas!

Lamentamos, porém, que esses lixões brasileiros sejam também exemplo do descaso das instituições e da sociedade que ainda não se deram conta do quanto é prejudicial à saúde o acúmulo do lixo urbano que trás muitas doenças às pessoas, e onde estão resíduos e lixo hospitalar. E são muitas as causas geradas pela própria sociedade, que precisa rever os conceitos relacionados à ecologia social e ao meio ambiente.


Divulgação Cena de 'Lixo Extraordinário'


"Ele é o fio condutor do documentário, dirigido pela inglesa Lucy Walker e codirigido pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley. Tião é um dos recicladores de lixo que participam de um trabalho do artista plástico Vik Muniz, uma sequência de fotos que utilizam material recolhido do aterro sanitário do Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro".

"É curioso como o filme é visto de forma diferente dentro e fora do Brasil", comentou João Jardim, que chegou nesta sexta-feira a Los Angeles. "Enquanto no nosso País as pessoas sentem pena de quem trabalha em um lixão, os estrangeiros se surpreendem que pessoas como o Tião conseguem manter a felicidade mesmo trabalhando com lixo."

O documentário 'Lixo Extraordinário' já esteve na Berlinale, em 2010.

Obra feita de lixo reciclado, pelo artista plástico Vik Muniz

  Obra de arte, lixo reciclado, pelo artista plástico Vik Muniz

O filme "Lixo Extraordinário" foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, e teve sua filmagem ao longo de quase dois anos. O documentário registra a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.

Vik Muniz realizou muitas fotografias de um grupo de catadores de materiais recicláveis, e teve como objetivo inicial pintar as pessoas catadores com o lixo. Diante do trabalho que foi desenvolvido com estes personagens ele constatou a beleza do ser humano, sua dignidade e o desespero das pessoas quando são sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente. O filme estreiou no dia 21 de janeiro de 2011.

Tião, presidente da Associação dos Recicladores de lixo , um persomagem muito importante que representará na festa do Oscar uma grande comunidade de recicladores e catadores de lixo, e todos estarão no Jardim  que estará torcendo pelo 'Lixo Extraordinário'. Ele está em Los Angeles para acompanhar entrega do Oscar, ao lado de Vik Muniz, para receber a estatueta do Oscar!

Sobre o Oscar 2011

Hoje, dia 27 de fevereiro de 2011- século XXI, domingo, acontecerá a partir das 22:00 h (horário de Brasília), a realização da festa da 83ª edição do Oscar, que será realizada no Kodak Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi criada em 1927 e que a ideia veio do então presidente da MGM. Em 1929 foi realizada a primeira apresentação dos prêmios, no Hotel Roosevelt, em Hollywood. Naquela ocasião, 250 pessoas pagaram o equivalente a US$ 10 para participar do banquete e assistir à premiação.

A 83ª edição da maior festa do cinema mundial tem início no Kodak Theatre, em Los Angeles, com a entrada dos apresentadores James Franco e Anne Hathaway.

A Academia de Hollywwood e o canal ABC querem atingir telespectadores de mais de 200 países, para que o sucesso de 2010 se repita, quando mais de 41 milhões de norte-americanos assistiram ao Oscar. A cerimônia em 2010 foi apresentada pelos veteranos Alec Baldwin e Steve Martin, e a festa contou com a presença de vários novos atores introduzir os ganhadores, entre eles os astros do filme "Crepúsculo".

Os organizadores resolveram inovar e escalaram dois jovens atores para comandar a festa: James Franco, 32, também indicado a melhor ator por "127 Horas", e Anne Hathaway, 28, a mais jovem apresentadora da história do Oscar.

Nas festas do Oscar, temos visto que durante as apresentações acontecem piadas, comentários sobre os atores, danças, shows. Sempre há surpresas na festa do Oscar! A dupla de apresentadores de hoje são novos atores que estarão com a responsabilidade de deixar o grande público de famosos em momentos de descontração e muitos risos, pois a festa do Oscar é também de muita expectativa e emoções, na festa das premiações das diversas categorias.

Conforme notícias, a cerimônia do Oscar 2011 prevê homenagens ao passado, como acontece a cada ano, através de filmes, atores antigos, aos falecidos, e a momentos clássicos do cinema hollywoodiano. Quantas estatuetas do Oscar serão entregues este ano? Vamos conferir na noite de hoje!

Que a sétima arte seja vencedora através das histórias de vida de pessoas e grupos humanos!

Viva a arte da vida e a vida dos artistas!

........................................

Filme 'Lixo Extraordinário' - TRAILER OFICIAL



*Neste texto há dados e fotos pesquisados na internet.


Brasil, 27 de fevereiro de 2011

Universidade Planetária do Futuro
Grupos ARFORUM Brasil XXI

Texto e Divulgação: Ana Felix Garjan
anafelixgarjan@gmail.com
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 11 anos


Arte e Cultura são pólos de desenvolvimento

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog