“Apague a luz para ver um mundo melhor” é a campanha da ONG WWF
Ainda há tempo de apagarmos as luzes em prol do nosso planeta!
Apague todo dia por 1 minuto! Vamos continuar essa campannaha na Universidade Planetária!
Por Ana Felix Garjan
Hoje, o mundo respondeu ao apelo da ONG WWF, que solicitou que as pessoas do mundo, governos e os monumentos da humanidade fossem apagados por no período das 20h30 às 21h30 nesta noite de sábado, dia 26 de março de 2011 - Segunda Década do Século XXI
A Campanha foi criada em 2007, na Austrália, e em 2008 o mundo aderiu a essa fantástica iniciativa, que a cada ano amplia aliados e as mais diversas manifestações de solidariedade diante da Hora do Planeta.
Segundo informações pesquisadas, em 2010, 128 países, 4.211 cidades e mais de um bilhão de pessoas apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Neste ano de 2001, mais 13 novos países aderiram ao ato de cidadania planetária. Os sete continentes e todos os componentes do G-20 também estão representados.
O Brasil participa pelo 3º ano com 60 cidades e onze capitais, inscritas para essa grande celebração. No Rio de Janeiro, nos Arcos da Lapa, a hora do planeta foi celebrada com diversos shows musicais. Em Brasília os monumentos da capital brasileira ficaram com as luzes apagadas durante uma hora.
Veja o vídeo oficial:
http://www.youtube.com/watch?v=-WTJmkcUHvI.
Viste:
http://www.earthhour.org/media
Brasil, 26 de março de 2011
Ana Felix Garjan
Universidade Planetária do Futuro
Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro
Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.