* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval: um belo sonho popular, por Ana Felix Garjan

Carnaval: um belo sonho popular
Por Ana Felix Garjan

A história do carnaval como um belo sonho popular começou no Brasil há mais de 167 anos. Por exemplo, em 1845, o jornal do Comércio do Rio já anunciava... Que "na rua do ouvidor n. 90, acha-se um rico sortimento de máscaras de todos os tamanhos e qualidades, para os bailes de fantasias do Hotel Itália, situado no Largo Rocio."


Realmente é muito interessante termos contato com dados da história já tão distante do Carnaval que foi iniciado no Brasil através do primeiro baile carnavalesco de que se tem notícia, no ano de 1835, que oi realizado no Rio. Mas sabe-se por pesquisa, que foi a partir de 1840, que a moda dos bailes se alastrou nas cidades do Rio, Porto Alegre e Recife.


Vale destacar que ficou registrado nos meios de comunicação e propaganda da época, o mais famoso baile de "carnaval mascarado" no Rio de Janeiro, em 21 de fevereiro de 1846, no Teatro São Januário. Essa festa foi promovida pela cantora lírica Clara Delamastro. O sucesso e repercussão desse evento tiveram ampla publicidade na ocasião por ter sido realizado num teatro. Houve muito destaque no meio publicitário, uma vez que esse baile foi muito prestigiado pelo público que teve oportunidade de se divertir ao som de trechos de óperas, dança de valsas, quadrilhas e até polcas, que era a novidade musical da época.


E como os foliões daquele tempo eram pessoas das famílias de maior destaque na Corte, elas se fantasiavam de "dominó, palhaço, turco, chup e fidalgo", e outras fantasias que representavam a classe social de destaque da época no do Rio de Janeiro. Sabe-se através de dados bibliográficos, que as pessoas do baile carnavalesco dessa noite de 21 de fevereiro de 1846, ficaram se divertindo e dançando até as três horas da madrugada, quando o baile foi encerrado pelo inspetor do teatro.


Nesse presente carnaval de 2011, cento e sessenta e sete anos após o citado baile, os foliões brasileiros estão se divertindo, curtindo e badalando muito, seja através dos desfiles das grandes Escolas de Samba de São Paulo e Rio de Janeiro; Seja presente ao famosos carnaval da Baía em Salvador, onde os Tens Elétricos unem todas as tribos, ou ainda nos famosos carnavais da cidade de Olinda, de Recife, de São Luís ou ainda do Ceará em diversas cidades e na capital Fortaleza, seja ainda em Porto Alegre, nas cidades e vilas de norte a sul do Brasil, e onde ainda são preservam os blocos de rua.


As roupas do carnaval são as fantasias feitas de materiais reciclados, ou aquelas de luxo confeccionadas com pedras preciosas, semipreciosas, plumas, paetês, miçangas, perolas, jóias, bijuterias, metais, palhas, purpurinas, tintas, ou aquelas costuradas por mãos de artistas que estão escondidos em cidades pequenas e vilas quase desconhecidas.


Em São Paulo desfilaram nos dias 20 e 21 de fevereiro, importantes escolas, entre outras, "Unidas do Peruche", "Mancha Verde", "Nenê de Vila Matilde", "Leandro de Itaquera" e outras que se apresentaram no primeiro e segundo dias de carnaval que enriquece a cada ano, a cultura popular de São Paulo e do Brasil.


A partir de hoje, dia 05 de março de 2011, estão sendo iniciados os desfiles das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, que é considerado o maior espetáculo carnavalesco do mundo, a maior festa folclórica que envolve centenas e milhares de pessoas que passam o ano à espera dessa festa que reune, integra e emociona o coração e alma do povo brasileiro.


Os integrantes do carnaval figura entre autores, co-autores e os forjadores de sonhos e fantasias carnavalescas que são propostas e desenvolvidas nos galpões das escolas, a partir dos enredos que são transformados em grande obra de teatro musical, cênico, visual, artístico e melodioso, nos palcos iluminados dos sambódromos e avenidas das metrópoles, em passarelas do samba nas cidades, ou nas ruas das vilas.


Todos juntos, num só ritmo faz a diferença para os mestres da bateria, os mestres – sala, as portas - bandeira, as baianas, os componentes das baterias e integrantes das escolas fazem parte do maior espetáculo de cultura popular do planeta: O carnaval do Rio de Janeiro, que atrai pessoas de todos os países, e que faz vibrar os corações.


Além das centenas de pessoas integrantes das escolas de carnaval, onde seus integrantes são os artistas principais, também fazem parte do grande espetáculo, outros milhares de brasileiros e estrangeiros que participam no papel de espectadores, de grande público e de julgadores dos diversos tempos da coreografia geral de cada escola que faz suas evoluções e passos mágicos nos ritmos dos sambas que são transformados em sinfonia de ritmos e melodias vibrantes que envolvem milhares de pessoas que cantam, dançam e aplaudem a festa seja nas arquibancadas, camarotes e espaços dos sambódromos.


Aplausos aos carnavalescos, diretores, integrantes, reis e rainhas, cantores e bateristas e todos os artistas populares dos bastidores do carnaval que apresenta os belos resultados de engenharia e arquitetura carnavalesca, que ao longo dos anos constroem verdadeiras fábricas de sonhos e fantasias, além do desenvolvimento da indústria de gigantes esculturas, alegorias, produtos e objetos que fazem parte do comércio livre, onde milhões de reais são movimentados no mundo dos negócios alternativos, fazendo com que o carnaval do Brasil seja um evento internacional considerado como o maior espetáculo de cultura popular do mundo, porque envolve diversas áreas da sociedade, como arte, cultura, música, literatura, ecologia social, turismo, hotelaria, desenvolvimento humano, alegria, euforia e felicidade.


Após mais de 167 anos, o Carnaval dos Carnavais festeja mais de 25 anos do sambódromo na Avenida de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Assim à medida do tempo, as raízes da maior festa popular ficam mais fortes em sua trajetória que foi iniciada com aquele baile no Teatro São Januário, no Rio de Janeiro.

Brasil, 05 de março de 2011
Universidade Planetária do Futuro
Grupos Artforum Brasil XXI


.............................................
Departamento de Artes
Divulgação: Ana Felix Garjan

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog