* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

sábado, 15 de outubro de 2011

Luiza Caetano lançou seu livro "Poemas de Amor e de Raiva", na Livraria do Museu da República, no Rio

A Universidade Planetária do Futuro tem a satisfação de registrar o lançamento do livro 'Poemas de Amor e de Raiva', de Luiza Caetano, filósofa, escritora, poetisa, pintora e acadêmica pela ABLA - Academia Boituvense de Letras e Artes - SP, que foi realizado na Livraria do Museu da República, no Rio de Janeiro, na data de hoje, 15 de outubro de 2011.


Homenagem especial à Luiza Caetano, uma importante personalidade internacional das artes e da literatura, que tem acompanhado e prestigiado o trabalho cultural e artístico dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI, através de sua diretora Ana Felix Garjan. Para nós dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI, Luiza Caetano passou a ser considerada, desde 2008, uma importante pessoa que tem contribuido com a ampliação de elos culturais e artísticos entre centenas de artistas brasileiros e portugueses, desde os meados da 1ª década do Século XXI. A ela nosso agradecimento pelo apoio aos nossos projetos humanistas e culturais.


Luiza Caetano - Natural da Venda do Pinheiro - Mafra - Portugal

Ela escreve desde que "aprendeu a juntar as letras". Participou em jornais de Portugal, Angola, e França, também em várias antologias onde se destacou obtendo o 2º Prêmio na Antologia Delicatta II e 3º Prêmio na mesma Antologia III.

Foi das primeiras colunistas do Jornal o Rebate. Publicou o seu primeiro livro "LISBOA IN VERSOS", que teve lançamento em São Paulo pela Editora AllPrint, e na Casa das Rosas onde foi homenageada pela Fundação ArteForum Brasil, igualmente lançado na Casa da Cultura LAURA ALVIM - Livraria D. Laura no Rio de Janeiro com muito sucesso. O livro foi lançado, também, na Bienal do Rio de Janeiro de 2009.

Galardoada com vários 1ºs. prêmios e Menções Honrosas em Portugal e no estrangeiro a pintora Luiza Caetano está representada em vários países, tendo realizado mais de uma dezena de exposições individuais, e cerca de uma centena de colectivas em Portugal, nos Estados Unidos, África, Brasil, Turkia, Suissa, França, Espanha, Bélgica, Alemanha, Eslovênia, Bratislava, Itália e Israel, entre outros países. Foi considerada pelo crítico de arte italiano, Antônio Malmo uma das pintoras mais fiéis à autenticidade da pintura naif mundial."

Também o crítico de arte brasileiro Oscar de Ambrósio fez importantes elogios à pintora Luiza Caetano, mencionando-a no seu site. Mariza Campos da Paz inscreveu-a como Poeta dos Pincéis utilizando a célebre frase de Jorge Amado. Mereceu de um dos mais insígnes críticos de Arte, o portugues Edgardo Xavier, o destaque de ser considerada uma das pintoras mais realistas e emotivas contemporâneas.

O interesse que Luiza Caetano sempre sentiu pelas artes plásticas ampliou sua criação pictórica em 1988, ano da primeira mostra dos seus trabalhos, na Galeria de Arte do Casino Estoril, onde tem continuado a expor com regularidade, pricipalmente com suas participações nos salões Naïf, o estilo que a define. Destacando-se como uma artista de primeiro plano, sua obra está em Arte Permanente em várias galerias, nomeadamente na conceituada Gina`s Galeria em Telavive, estando igualmente representada em colecções particulares e oficiais como a Coleção da Epal do Museu da Água, no MIAN do Brasil, Centro Galileo de Madrid onde foi premiada por sua bibliografia de destaque.

O livro "Poemas de Amor e de Raiva" é o segundo de Luiza Caetano, que é presença de destaque em diversas antologias literárias em Portugal, França e Brasil onde foi premiada por diversas vezes. Ela tem participado regularmente em jornais e revistas de Artes e Poesia.

Votos de sucesso em sua arte, literatura e pensamento filosófico. Segundo Ana Felix Garjan, muitos dos seus poemas nos fazem sentir sua força nas palavras, em seus sentimentos poéticos, em sua paixão pela arte da palavra dita e revelada verdadeiramente, seja de amor ou de raiva. Alguns dos seus poemas nos fazem lembrar de uma das mais importantes escritoras brasileiras: Clarice Lispector.


"UM SINAL"

Deixa-me um sinal
quando quiseres.

Uma pedra, uma estrela
ou uma ave

um cheiro, um aroma
ou um morango


Uma cruz talhada na minha porta
Que o caminho eu acharei
encruzilhado
entre o gesto e o espanto
pressentido

entre o vácuo e o manto!
ou o mar !
ou o vento!
ou as velas do meu barco
parado algures
no inevitável
porto das esperas."
LuizaCaetano.

Luiza Caetano foi homenageada pelos Grupos ARTFORUM UNIFUTURO, em 2008, com a exposição de algumas de suas obras numa galeria virtual organizada em sua homenagem, no Pavillion das Artes do site dos Grupos Artforum Unifuturo.  A galeria virtual permanece desde então, e no livro de visitas do site estão registrados importantes comentários sobre suas pinturas sobre Lisboa, seus telhados e encantos.

Nos perfis dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI, no Orkut, a pintora e poeta Luiza Caetano recebeu homenagem com uma grande exposição de fotos de suas pinturas, no PAVILLION ARTFORUM LUIZA CAETANO, desde outubro de 10/2008, organizado pela artista plástica e diretora da ARTFORUM, Ana Felix Garjan, que representa projetos dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI, no Orkut e no FaceBook.

Em julho de 2009, houve o III lançamento, no Brasil, do seu livro 'Lisboa in Versos', cujo evento foi organizado por Ana Felix Garjan e realizado na Casa das Rosas - Espaço de Poesia e Literatura  Haroldo de Campos, em São Paulo. A Programação do evento foi intitulada POEME-SE PELA PAZ, e na ocasição ela recebeu o Diploma de Honra ao Mérito, por sua trajetória em prol da cultura, que foi lhe foi oferecido pela diretora presidente da Fundação Artforum Unifuturo Brasil XXI - Programa Universidade Aberta do Futuro " Telhados do Mundo".



Sobre seu livro Lisboa in Versos

No evento intitulado POEME-SE NO MUNDO PELA PAZ, Ana Felix Garjan contou a importante colaboração das poetisas brasileiras Sônia Maria Batista e Helena Jorge, com a partiicipação da cantora portuguesa, a fadista Conceição de Freitas e seus músicos que a acompanharam em grande estilo. Nessa ocasição a Sra. Luiza Caetano foi representada pela divulgadora cultura Sra. Dolores Jardim, que recebeu o Diploma de Honra ao Mérito oferecido pelos Grupos ARTFORUM à Luiza Caetano, por sua trajetória em prol das artes e culturas.

Ao longo desses anos mantivemos um diálogo cordial, amigo e fraterno que motivou a indicação do seu nome para ser Acadêmica Emérito Internacional da Academia Boituvense de Letras e Artes, no mês de setembro deste ano, quando uma das acadêmicas da ABLA representou Luiza Caetano nesse evento especial, presidido pela Sra. Presidente da ABLA, Condessa Adaljiza Cuan.

Na mesma ocasião da solenidade acadêmica, a escritora Luiza Caetano recebeu importante honraria concedida pelo Excelentíssimo Dom Alexander Maya da Casa de Lagash: A Medalha do Mérito Cultural Tiradentes. Ela como uma personalidade que sempre está no cenário da cultura portuguesa e brasileira, e merece essas outorgas e honrarias!

PALAVRAS



Palavras são como hinos
feitos poemas!


São emblemas
estandartes da emoção
todos os dias castradas
com ou sem razão!


Há um silêncio de catedral
em cada palavra
esculpida de riso e de lágrimas
quando a manhã acorda
despenteada pelo vento,
Como se o sonho
despertasse o espanto
ferido no limiar de cada manhã.


Enquanto elas,
as palavras
doem na fronteira
das limitações
como estilhaços
ou poeira vã.
LuizaCaetano


A seguir, algumas das centenas de pinturas de Luiza Caetano:

Essa bela obra foi a imagem de ilustração do seu livro "Lisboa in Versos"


A pintura naiff de Luiza Caetano nos revela doce romantismo e a arquitetura colonial de Lisboa.

O mar, telhados e caravelas de Portugal são pinturas encantadoras de Luiza Caetano


Mensagem especial

À Ilustríssima Senhora Luiza Caetano desejamos votos de uma longa trajetória cultural e artística, que muito honra Portugal e já conquistou o coração de centenas e centenas de poetas, escritores, artistas plásticos, entidades e organizações portuguesas, brasileiras, e de outros países. Sua presença no Brasil nos alegra e motiva novos elos humanos que ampliam abraços fraternos, conquistam amigos e conexões culturais. E a arte, a poesia e a literatura nos unem, cada vez mais, pois pessoas como Luiza Caetano sabem transformar palavras e sentimentos em reflexões que motivam mudanças e a realização de sonhos.

Sobre o lançamento literário de Luiza Caetano, foi publicada matéria na Academia Majestade ArtePoesia do Mundo: http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/2011/09/luiza-caetano-lancara-livro-no-museu-da.html


Vídeo com pinturas de Luiza Caetano





Brasil, 15/10/2011
Universidade Planetária do Futuro - Ano II
Grupos ARTFFORUM Brasil XXI - 11 anos

Universidade Planetária do Futuro - Ano II
Departamento de Comunicação e Divulgação Cultural
Ana Felix Garjan e Colaboradores
...

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog