Steve Jobs: Uma mente criativa, um revolucionário na informática e na comunicação.
Maçãs em homenagem à Steve Jobs, o criador do computador Mac até o iPad.
Nós, da ARTFORUM Brasil XXI 12 anos e da Universidade Planetária do Futuro já fazemos parte do futuro, através dos nossos conceitos e perspectivas do hoje e do amanhã! E o futuro é possível no hoje, através de planejamento, realização de sonhos e projetos.
Lamentamos o falecimento de Steve Jobs, o co-fundador da Apple, que criou com o engenheiro Steve Wozniak, durante sua vida teve um espírito inovador, criativo, e investiu em suas próprias potencialidades, emoções, sensibilidade, pesquisas e produtos que foram e são importantíssimos para a comunicação, arte, elos e conexões.
Steve Jobs ousou criar e realizar mudanças revolucionárias na indústria da tecnologia, através da Apple, conquistando o mundo com ousadia e estética. Ele deixou um legado imenso: Sua genialidade e seus projetos que o levaram ao mais alto grau e patamar da eletrônica de consumo.
Após uma longa luta contra um câncer de pâncreas que foi diagnosticado em 2004, ele faleceu no dia 5 de outubro de 2011, aos 56 anos. Ele era a grande estrela da Apple, um verdadeiro artesão e artista que teve um grande sucesso em sua trajetória feita de sonhos, criatividade e realizações.
Ele foi o criador da cultura da Apple, foi personalidade de destaque, era um grande empreendedor e seu nome ficará nos anais da história da tecnologia. Esteve era um homem carismático, e desde 1976 foi o cocriador de uma das empresas mais bem sucedidas do mundo, em valor de mercado, segundo analistas econômicos. E a cultura da inovação, a forma de pensar de maneira diferente, de assumir riscos, era a marca pessoal de Esteve Jobs, nascido na Califórnia, estado no qual nasceu, se criou e morreu.
Steve era uma pessoa perfeccionista, um empresário criativo, inovador e ousado, que ajudou a tornar os computadores mais amigáveis, e revolucionou a animação, a música digital e o telefone celular. Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar os produtos Macintosh, iPod, iPhone e o iPad.
Em 2009, Jobs fez um transplante de fígado e ficou afastado da companhia que fundou ao lado do engenheiro Steve Wozniak por vários meses. Mesmo com as licenças, Jobs continuou ativo na tomada de decisões da empresa, e em fevereiro, laçou o iPad 2, em março ele apresentar o produto ao mundo.
Steve era um perfeccionista, um empresário criativo, inovador e ousado, que ajudou a tornar os computadores mais amigáveis, e revolucionou a animação, a música digital e o telefone celular. Jobs marcou o mundo da tecnologia ao apresentar os produtos Macintosh, iPod, iPhone e o iPad.
Steve apresentando o I Pod 2, em março de 2011. Sua última aparição.
Produtos lançados por Steve Jobs. A cultura de Steve Jobs foi a da criatividade, artte, tecnologia, estética e sensibilidade!
Jobs: Um homem genial que revolucionou o mercado da informática, no mundo.
Steve Jobs apresentando o computador pessoal de 32 polegadas. Uma maravilha!
Os novos produtos da Apple apresentados em março de 2011.
Steve Jobs e o Grupo U2, apresentando produtos que revolucionaram o mundo da música, através do iTunes.
Um último gesto de um revolucionário criativo, de um artista sonhador e ousado. Steve Jobs se despede do mundo, mas deixa sua alma criativa que será seguida pelos próximos revolucionários do futuro. Tudo na vida é um caminho e uma passagem...
Steve Jobs era uma personalide de sucesso, e deixa sua personalidade carismática
Ele deixa muitos benefícios para a humanidade através de suas idéias, pois ele era um visionário. Tinha a capacidade de sentir, ver e de implementar como pouco no mundo.
Foram publicadas na internet 21 lições de Steve Jobs, que divulgamos na Universidade Planetária do Futuro. Essas 12 licões Steve deixou para a humanidade.
1. Corra para aonde a bola vai Estar
Em 2007, Steve Jobs disse que os melhores jogadore do mundo correm para onde a bola vai estar, não aonde ela está. "Nos temos sempre tentado fazer isso na Apple. Desde o começo. E sempre tentaremos".
A habilidade de Steve de antecipar tendências futuras fez que com a Apple dominasse mercados agora gigantes, mas que não existiam a poucos anos, como vendas de musicas digitais (através do IPod e iTunes).
2. Veja o lado positivo
3. Aprenda com os outros
4. Comece Cedo
5. Faculdade Pode Ajudar
"Se eu nunca tivesse frequentado a cadeira de caligrafia, o Mac nunca teria múltiplos tipos de letras e espaços proporcionais".
6. Mas Faculdade Não é Tudo
Steve queria conhecimento, não um diploma.
Ao invés de se preocupar em tirar boas notas, ele co-fundou a Apple em 1975, ano que deveria o acontecer sua "formatura", caso tivesse se aplicado no estudos.
7. Conheça Coisas Novas
Viajar é uma maneira de ampliar os horizontes de uma pessoa expandindo seu senso do que é possível. Conhecer lugares, idiomas e culturas novas nos permitem criar novos referências, novas maneiras de ver e entender o mundo.
8. Se rodeie de bons profissionais
Steve Jobs não era um ótimo técnico. A Apple não teria nenhuma chance se Steve fosse o único construindo os computadores. Por isso ele contratou Steve Wozniak. Através dos anos as empresas de Steve deram frutos graças a muitas pessoas brilhantes que ele se cercou, como o CEO da Apple Tim Cook e o CCO da Pixar John Lasseter.
9. Pense Grande.
Tenha grandes metas. Não tenha medo de mudar o mundo. Mas se você não é exigente consigo mesmo e espera a melhor performance possível de todos seus colegas e funcionários, como espera que isso aconteça?
10. Aja Grande.
No começo da Apple Steve reconheceu que Palo Alto, Califórnia era o epicentro da inovação da tecnologia da computação. Steve queria que sua empresa fosse associada a esse lugar, mas a Apple era ainda apenas uma empresa de garagem em Los Altos.
11. Obstáculos São Feitos para Serem Superados
Jobs e Wozniak ficaram sem dinheiro enquanto desenvolviam o primeiro computado da Apple. Ao invés de desistir Jobs vendeu sua Kombi e Wozniak vendeu sua calculadora gráfica. Quando a vida lhe der um tapa na cara, não fique chorando. Levante-se, olhe ela nos olhos e diga: "É o melhor que você tem?".
12. Seja Responsável Por Seus Atos
Se todos os executivos não tivessem salários, mas somente fossem pagos mediante os resultados que apresentam, quantas crises financeiras teríamos? Como seria a eficiência de nossos governos se retirassem os infinitos auxílios XXX, estabilidade, pisos e todos recebesse baseado em sua produtividade?
13. Cerque-se de Craques
Jobs contratava pessoas apaixonadas e cultivava uma cultura de empresa excepcional, em ambas empresas, Apple e Pixar. Os maravilhoso filmes e produtos refletiam isso.
14. Assuma Riscos
Jobs estava disposto a canibalizar os produtos de sua empresa em nome do progresso. Muitos CEOs estariam hesitantes em desenvolver o IPhone, sabendo que ele ajudaria a transformar o IPod em algo obsoleto, mas Jobs fez mesmo assim (e ainda por cima deu uma grande mordida no lucrativo mercado de mobiles). Não tenha medo de assumir riscos, especialmente os riscos inteligentes.
15. Crie uma Marca Pessoal
Steve Jobs foi um dos primeiros a reconhecer a importância de ter uma marca pessoal, na era da internet. Sua camisa preta com jeans e apresentações de produtos com slides no fundo são tão reconhecidos hoje quanto a maçãzinha do logo da Apple.
16. Tenha um Propósito Alto
Buda disse, " Nós somos o que pensamos. Tudo que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o mundo". Mudar primeiro em nossas cabeças o que acreditamos conseguir fazer é tão importante quando tentar fazê-lo.
17. Encontre o Parceiro Certo
Não há decisão mais importante na sua vida do que escolher a pessoa certa para seguir junto com você no seu negócio. Escolha sabiamente (assim como Steve fez) , e você terá um parceiro que ajudará você a ver através dos desafios. É a visão além do alcance.
18. Erre, Mas não Pare
Todo mundo erra. Mas como você responde a seus erros que faz toda a diferença. Em 1984, Steve Jobs foi demitido da Apple, sua empresa que ele criou.
Em Standford no início de 2005, ele falou sobre isso:
"Eu não vi isso na época, mas acabou que ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser novamente um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me libertou para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida. "
19. Faça o Que Você Ama, Ame o Que Você Faz
Palavras de Steve em seu discurso, em Standford
"Às vezes a vida bate na sua cabeça com uma pedra. Não perca a fé. Tenho certeza que a única coisa que me fez continuar, foi que eu sempre amei o que eu faço. Você tem que encontrar o que você ama. E isso é verdadeiro tanto para as pessoas que você ama como para seu trabalho. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de você estar satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho.
20. Tudo Tem um Fim
"Lembrar que eu estarei morto em breve é a mais importante ferramenta de motivação para fazer grandes mudanças na minha vida. Por que quase tudo, todas eternas expectativas, todo orgulho, todo o medo, todo o fracasso, tudo isso não é nada perante a morte, deixando apenas o que é realmente importante."
Nosso tempo de vida na terra é curto. A quanto tempo você esta "tentando" sair de um emprego sem futuro? Pedir desculpas para aquele amigo? Ligar para aquele cliente?
O tempo voa. Faça valer a pena.
21. Faça Diferença no Universo
Jobs uma vez disse:
"Nós estamos aqui para fazer diferença no universo. Por qual outro motivo estaríamos aqui?" Só ter um próposito alto não ajuda você a encontrar o sucesso.
Vamos redefinir o significado da palavra SUCESSO! Você está pronto?
"A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode. Como em todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrá-lo".
Maçã, a marca da Apple continuará representando a criatividade de Steve Jobs.
____________________________________
Fotos: Site da Apple, Uol e Terra
Textos pesquisados na internet
e comentados por Ana Felix Garjan
Brasil, 7 de outubro de 2011
Universidade Planetária do Futuro - Ano II
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Departamento de divulgação cultural
Edição: Ana Felix Garjan
__________________________________
Edição: Ana Felix Garjan
__________________________________