* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

São Paulo recebe VerCiência 2011 - Agência FAPESP


A Universidade Planetária do Futuro - Ano II divulga notícias da Agência FAPESP.

Pensamos sobre o hoje, o amanhã e o futuro. Pensamos sobre a Humanidade, a Justiça e a Paz. Depende de cada cidadão, das instituições, organizações e universidades, trabalhar em defesa da vida, dos direitos humanos, da natureza e da preservação do planeta.

Somos todos cidadãos planetários diante da necessidade da transformação das sociedades no mundo, da Justiça, da Paz. Que as ciências contribuam com a formação humana e uma nova siciedade.


_______________________________________

São Paulo recebe VerCiência 2011

05/10/2011

Agência FAPESP – Entre os dias 18 e 23 de outubro, São Paulo  sediará a 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV – VerCiência, que  promove a disseminação do conhecimento e cultura científica a partir da  exibição de produções de televisão nacionais e internacionais.

Com curadoria de José Renato Monteiro, Sergio Castanheira Brandão e  Maria Isabel Landim, a VerCiência selecionou programas de formatos  diversos, entre documentários, docudramas e reportagens, voltados aos  públicos adulto e juvenil.

Além da exibição dos programas, palestras e cerimônia de homenagem  compõem a mostra. Neste ano a emissora de televisão pública japonesa NHK  será homenageada pela contribuição internacional à disseminação do  conhecimento e da cultura científica pela televisão.

Durante o evento, que integra o calendário oficial da Semana Nacional  de Ciência e Tecnologia 2011, 80 programas de dez diferentes países  (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino  Unido, Japão, França e Itália) serão exibidos gratuitamente no Museu  Biológico do Instituto Butantan, Estação Ciência da Universidade de São  Paulo (USP), Museu de Ciências da USP, Catavento Cultural Educacional e  Biblioteca Mário Schenberg.

A curadora da edição da Mostra em São Paulo, Isabel Landim,  professora do Museu de Zoologia da USP, ressalta que, entre as novidades  para 2011, na Estação Ciência da USP os programas serão oferecidos  segundo a escolha do público. Os grupos que visitarem o local poderão  escolher os programas que desejam assistir em esquema de revezamento.

“O Museu de Zoologia da USP, que está fechado para reformas, em  parceria com o Sesc-Ipiranga oferecerá a oportunidade de o público de  São Paulo desfrutar da VerCiência fora do calendário da Semana Nacional  de Ciência e Tecnologia, na semana do Dia Internacional da Ciência, que  será realizada de 8 a 13 de novembro”, disse Landim.

Além de São Paulo, a mostra também será exibida simultaneamente no  Rio de Janeiro, em Brasília e em instituições de outras cidades,  cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Este ano, os programas selecionados foram agrupados em seis grandes  temas da ciência: Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de  Riscos, Ano Internacional da Química, Mulheres na Ciência, Evolução e  Biodiversidade e Aventura da Ciência.

Landim explica que os dois últimos temas são “cativos” e compõem a  mostra desde a sua primeira edição. “Os outros têm motivações. Mulheres  na Ciência, por exemplo, foi uma homenagem à polaca Marie Curie (1867-  1934), uma das grandes cientistas do século, que ganhou o Prêmio Nobel  de Física em 1903 e o de Química em 1911”, contou. Mudanças Climáticas e  Desastres Nacionais e Prevenção de Riscos são os temas principais da  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A entrada para as sessões é gratuita e a classificação das produções é de 14 anos.
 

A programação de cada instituição (com horários, títulos e sinopses  dos programas) está disponível na página de cada instituição na seção  Mostras/São Paulo em http://www.verciencia.com.br/

______________________________

Brasil, 05/10/2011

Universidade Planetária do Futuro
Centro de Ciências e Tecnologia



Universidade Planetária do Futuro - Ano II
Cultura Humanista-planetária

.
http://universidadeplanetariadofuturo.webstarts.com/about.html
.
Departamento de Divulgação Científica

Diretora Geral:
Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar e Grupos
Educação, Ciências, Sociedade


Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
www.cidadeartesdomundo.com.br
_______________________________________

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog