Encontro das ciências e da psicanálise
Formação humana: desafios da contemporâneidade.
A Universidade Planetária do Futuro - Ano II, através dos seus Centros de Ciências Humanas, Centro de Ciências Sociais e o Departamento de Comunicação e Divulgação, têm satisfação em divulgar o artigo da Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar, sobre o "VII Seminário de Dezembro", que é realizado no mês de dezembro em São Luís. Além do artigo serão publicados dados sobre as organizações promotoras e vídeos dos palestrantes: Mário Sérgio Cortella e David Calderoni.
Formação humana: desafios da contemporâneidade.
A Universidade Planetária do Futuro - Ano II, através dos seus Centros de Ciências Humanas, Centro de Ciências Sociais e o Departamento de Comunicação e Divulgação, têm satisfação em divulgar o artigo da Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar, sobre o "VII Seminário de Dezembro", que é realizado no mês de dezembro em São Luís. Além do artigo serão publicados dados sobre as organizações promotoras e vídeos dos palestrantes: Mário Sérgio Cortella e David Calderoni.
Pôster do Seminário de Dezembro de 2011
CEPP, HISTEDBR e FORMAÇÃO realizaram o VII Seminário de Dezembro
Brasil, 06/12/2011
Maria de Fatima Felix Rosar*
O Centro de Estudos Político-Pedagógicos (CEPP), o Grupo de Pesquisa – História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-MA) e o Instituto Formação ao longo de sete anos têm mantido uma ação política e pedagógica cuja finalidade principal é socializar conhecimentos instigantes que possam motivar a reflexão de educadores, psicólogos, sociólogos, historiadores, economistas e estudantes dos diversos cursos da área de ciências humanas e sociais. Na segunda década do século XXI pretende-se superar o comodismo, o silêncio e a cumplicidade que existe, de um modo geral, com as formas societárias derivadas do predomínio de uma visão de mundo circunscrita ao modo de produção capitalista.
As instituições formadoras dos profissionais das áreas de ciências humanas e sociais durante a última década parecem ter perdido a direção de sua própria finalidade, na medida em que se submeteram às políticas neoliberais, curvando-se ao ideário da meritocracia e distanciando-se das questões concretas e objetivas que exigem a formação de profissionais-militantes para contribuírem, com a necessária e urgente, produção de teorias e de práticas articuladas, no sentido da construção de perspectivas críticas para a transformação das instituições escolares e da sociedade.
A partir de 2005, essas organizações de estudos e pesquisas tem contado com a participação efetiva de intelectuais que se destacam no universo do pensamento crítico e pela atuação efetiva em suas instituições de origem, no processo de formação de graduados, mestres e doutores, de vários estados da federação.
Neste ano, durante o VII Seminário de Dezembro, nos dias 1 e 2, no auditório do Ministério Púlico , estiveram presentes os conferencistas Mário Sérgio Cortella (PUC-SP) e David Calderoni ( USP). O Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella tem produzido uma vasta obra na área da Filosofia, tornando mais acessível ao grande público o conhecimento acerca dos pensadores de diferentes épocas da história e estabelecendo paralelo entre o pensamento filósofico do passado para discutir as questões que afligem a humanidade no presente.
O Prof. Dr. David Calderoni tem se destacado no campo da psicanálise e trouxe uma contribuição singular na medida em que refletiu sobre a formação humana, a partir dos trabalhos realizados sob sua coordenação no Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública. Sua abordagem articula a psicanálise às situações sociais vividas pelos segmentos mais excluidos como os quilombolas do Quilombo da Fazenda, no interior de São Paulo.
Na oportunidade em que fez suas exposições, o Prof. David utilizou documentários produzidos a partir da ótica de um grupo interdisciplinar que concebeu uma linha de atuação denominada de Invenções Democráticas. http://nupsi.org/projetos/projeto-quilombo-livre/videos/
Um número expressivo de estudantes de Pedagogia esteve presente e usufruiu, juntamente com os pesquisadores das organizações promotoras do evento, a oportunidade de dialogar com os conferencistas que se mantiveram abertos ao diálogo e disponíveis para responder às indagações da platéia e esclarecer as dúvidas apresentadas.
Eventos, com essa qualidade científica e social, podem contribuir para que se fortaleçam os compromissos de todos os militantes dedicados às causas sociais e políticas que atravessam a sociedade contemporânea e apresentam demandas aos profissionais e estudantes de todas as áreas, apontando os caminhos de superação dos limites da organização do capitalismo, em direção à reinvenção do processo civilizatório da humanidade no século XXI, quer requer principalmente conhecimento histórico e crítico e posicionamento ético-político.
* Membro da Coordenação Colegiada do HISTEDBR-MA. Articuladora do Fórum em Defesa da Educação Pública.
...........................................................
Sobre os palestrantes convidados:
Mário Sérgio Cortella
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1975), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Atualmente é professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual está desde 1977, tendo nela atuado por 32 anos no Departamento de Teologia e Ciências da Religão. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e Membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010); tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo. É autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (Cortez); Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus); Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes); Não Nascemos Prontos! (Vozes); Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certos porquês, alguns senões, uma proposta (Vozes), O Que a Vida Me Ensinou: Viver em Paz para Morrer em Paz (Saraiva/Versar), Política para não ser idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexõe s breves para recusar o biocídio (PoliSaber) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).
(Texto informado pelo autor)
David CalderoniDavid Calderoni
Cursou graduação em Filosofia na Universidade de São Paulo nos anos 1978 e 1979, possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado (1994) e doutorado (2001) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo. Publicou O Caso Hermes: a dimensão política de uma intervenção psicológica em creche – um estudo em psicologia institucional (Casa do Psicólogo/Fapesp, 2004) e O silêncio à luz – ensaios para uma ciência do singular. Escritos psicopatológicos e estético-críticos sobre obras de Caetano Veloso, Chico Buarque, Eugène Minkowski, Guilherme Messas, Jean Bergeret, Oliver Sacks, Roberto Benigni, Sigmund Freud (Via Lettera, 2006). Produziu com suas canções os CDs Viação (1998) e Regeneração (2004), interpretando-as com seu violão & canto. Concebeu o argumento e foi co-autor do roteiro e das entrevistas de Passeios no Recanto Silvestre (2006), curta-metragem sobre a vida & obra do artista José Agrippino de Paula. Foi produtor, diretor e autor do argumento, do roteiro, da trilha sonora e das entrevistas do curta-metragem Trama Justa (2007), documentário-instituinte sobre economia solidária. Publicou Enviajando (Via Lettera, 2004) e Vagalumzzz (Livraria, 2005), livros de poesia. Organizou e também escreveu para os livros Psicopatologia: vertentes, diálogos – psicofarmacologia, psiquiatria, psicanálise (Via Lettera, 2002) e Psicopatologia: Clínicas de Hoje (Via Lettera, 2006). A partir do tratamento psicanalítico de uma adolescente (1994-1999) e de pesquisas e estudos realizados no Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP (1995 a 2000) e no Laboratório de Óptica do Instituto de Física da USP (2001), formulou a proposta da Psicologramática, campo científico formado pela confluência entre a física da luz e a psicologia profunda, conforme exposto em sua tese de doutorado “Memorial de Nair: hipóteses sobre a gênese da simbolização à luz de um suposto caso de psicose ou autismo” (IP-USP, 2001). É um dos idealizadores e professores do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP, ministrando a disciplina Espinosa contra Aristóteles: ciência do universal e ciência do singular na psicopatologia da psicose infantil e do autismo . Desenvolve atualmente com apoio da FAPESP a pesquisa de pós-doutorado O problema da culpa na obra de Freud na perspectiva de uma metapsicologia da cultura , vinculada ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP. Coordenou entre 2006 e 2009 o projeto destinado a formular a proposta interdisciplinar e interinstitucional do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da Univer sidade de São Paulo NUPSI/USP, sede acadêmica de Invenções Democráticas ligadas a ações psicossociais comunicativas na área sanitária, instituído oficialmente em 19/12/2009, sendo autor da sua Carta de Princípios e formulador dos conceitos e estratégias metodológicas do Movimento da Psicopatologia para a Saúde Pública que, ao lado da Economia Solidária, da Justiça Restaurativa, da Educação Democrática e da Filosofia Espinosana, constitui as referidas Invenções Democráticas enquanto modos de cuidado singular do singular voltados ao desenvolvimento de autonomia e cooperação mediante intervenções investigativas comunitárias. É integrante do Conselho Deliberativo do NUPSI/USP, desenvolvendo atualmente pesquisações comunitárias nos projetos Invenções Democráticas no Quilombo e Plano de Auto-Formação Local de Pinheiros, vinculadas ao seu pós-doutorado. Atua principalmente nos seguintes temas: psicopatologia, psicologia, psicaná lise, saúde pública, invenções democráticas e ciência do singular.
Certificado pelo autor em 06/04/10
PROGRAMAÇÃO DO VII SEMINÁRIO DE DEZEMBRO
Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, aconteceu o VI Seminário de Dezembro. As organizações que coordenam esse evento, CEPP, HISTEDBR-MA e FORMAÇÃO, comemoram essa série histórica de eventos.
Abaixo estão elencados os temas e os conferencistas de cada seminário:
Dados sobre os seminários anteriores:
2005 - 1, 2 e 3 de Dezembro
Identidades, sujeitos e práticas sociais na sociedade contemporânea: contribuições da história, da psicanálise e da política para a educação José Luis Sanfelice- Uncamp José Claudinei Lombardi- Unicamp Edmundo Fernandes Dias- Unicamp Maria de Fatima Felix Rosar- Ufma Orlando Oscar Rosar – Ufma Márcia Belfort – São Luís (psicanalista)
2006 - 7,8 e 9 de Dezembro
O fetiche do corpo perfeito na sociedade de consumo Alex Fraga – Ufrgs José Albuquerque de Figueiredo Neto – Ufma Sônia Novais de Rezende -Unicamp Maria de Fatima Felix Rosar Rosar – Ufma Denise Bessa Leda – Ufma Agostinho Neto Ramalho Marques- Ufma
2007 - 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro
Mercado, mídia e alienação na sociedade “pós-moderna” Gaudêncio Frigoto – Uerj Agostinho Neto Ramalho Marques – Ufma
2008 - 4,5 e 6 de dezembro
A dialética entre a objetividade e a subjetividade sob o olhar da literatura, da educação e da psicanálise José Claudinei Lombardi-Unicamp Mara Jacomeli – Unicamp Maria de Fatima Felix Rosar- Ufma Renato Mezan – Puc/SP Agostinho Neto Ramalho Marques- Ufma
2009 - 3, 4 e 5 de dezembro
Democracia, educação e emancipação humana Dermeval Saviani – Unicamp Lisete Arelaro – Usp Agostinho Neto Ramalho Marques – Ufma 2010 2,3 e 4 de dezembro. A indissociabilidade entre filosofia, história e política para a formação de professores. José Paulino Orso- Unioeste, Maria Abádia da Silva- Unb, Denise Bessa Leda – Ufma, Maria de Fátima Félix Rosar – Ufma, Denise Bessa Leda - Ufma.
2010 - 2, 3 e 4 de dezembro - VI Seminário de Dezembro.
A indissociabilidade entre a história, a filosofia e a política na formação do educador.
Primeira rodada de diálogos pertinentes dos participantes do seminário com a Profa. Dra. Denise Bessa Leda e a Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar sobre a temática do adoecimento (UFMA).
As organizações que coordenam esse evento, CEPP, HISTEDBR-MA e FORMAÇÃO, comemoram essa série histórica de eventos.
O propósito de provocar diálogos pertinentes e “impertinentes” entre os educadores do Estado do Maranhão, de todos os níveis e áreas de conhecimento, tem sido alcançado em grande medida. Os conferencistas, de um modo geral, tem um perfil diferenciado, pois são intelectuais-militantes, o que significa que além de produzirem análises teóricas relevantes, estão em várias frentes de atuação, contribuindo para a construção de outra sociedade.
Também se destacam alguns desses convidados, pelo fato de serem integrantes do HISTEDBR ( História, Sociedade e Educação no Brasil ), Grupo de Pesquisa Nacional, coordenado pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani e o Prof. Dr. José Claudinei Lombardi.
No Maranhão esse grupo de pesquisa tem uma coordenação colegiada, com um time de professores-pesquisadores que dão sua efetiva contribuição para o processo formativo de novas gerações de educadores-historiadores.
Pesquisadores Integrantes do Histedbr-Ma
Izaura Silva, Jean Marie Van Damme (João Maria ), Maria de Fatima Felix Rosar, 04-Miriam Santos de Sousa, Paulo Roberto Rios Ribeiro, Denise Bessa Leda, Thais Andrea Figueredo, Lucelma Silva Braga, Lúcia Carvalho, Licia Cristina Araújo da Hora, Ana Paula Ribeiro Sousa, Leonardo Coimbra, Maria do Socorro Borges da Silva, Maria Dalva Lima Lopes, Sandra Maria Barros Alves Melo, Jean Magno Moura de Sá, Claudilena Correa, Pe. Luis Costa, Lidia Fernanda Vasconcelos, Roldão Ribeiro Barbosa, Emerson de Souza Farias.
O HISTEDBR-MA também promoveu um evento na cidade de Caxias: Seminário de História Oral, além de ter apoiado o Sindicato dos Professores da Rede Municipal ( à época, atualmente SINTRAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administraçao Pública) a realizar o I Congresso de Professores de Caxias, que contou com a presença do Prof. Dr. Dermeval Saviani e do Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto.
O CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos) e o Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (Instituto Formação) são organizações que dão suporte ao funcionamento do HISTEDBR-MA, em termos de equipamentos e espaços de trabalho.
Na realidade, seus integrantes são docentes de várias instituições como UFMA, UEMA e IFMA, portanto a sua base institucional é muito mais ampliada, alcançando capacidade de interlocução em nível local, regional e nacional.
A efervescência do pensamento crítico que se faz divulgar nas práticas de estudos, pesquisas, trabalho pedagógico e político constitui a grande marca dos integrantes do CEPP, HISTEDBR-MA e FORMAÇÃO, que apresentam mais um tema instigante para o debate do VI Seminário de Dezembro.
Compartilhamos o vídeo:
Roda de Conversas sobre "Invenções Democráticas", David Calderoni
.
Compartilhamos o vídeo
"Não nascemos prontos 1/4", Mario Sergio Cortella
.
Seminários de Dezembro
http://seminariosdezembro.wordpress.com/
.................................................................
Brasil, 06 de dezembro de 2011
Universidade Planetária do Futuro - Ano II
Centro de Ciências Humanas
Centro de Ciências Sociais
Departamento de Divulgação Científica
DDC - UNIFUTURO
DDC - UNIFUTURO
Divulgação: Ana Felix Garjan e Grupos