* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CEPP, HISTEDBR e FORMAÇÃO realizaram o VII Seminário de Dezembro, em São Luís - MA

Encontro das ciências e da psicanálise
Formação humana: desafios da contemporâneidade.
A Universidade Planetária do Futuro - Ano II, através dos seus Centros de Ciências Humanas, Centro de Ciências Sociais e o Departamento de Comunicação e Divulgação, têm satisfação em divulgar o artigo da Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar, sobre o "VII Seminário de Dezembro", que é realizado no mês de dezembro em São Luís. Além do artigo serão publicados dados sobre as organizações promotoras e vídeos dos palestrantes:  Mário Sérgio Cortella e David Calderoni.


Pôster do Seminário de Dezembro de 2011


CEPP, HISTEDBR e FORMAÇÃO realizaram o VII Seminário de Dezembro

Brasil, 06/12/2011

Maria de Fatima Felix Rosar*



O Centro de Estudos Político-Pedagógicos (CEPP), o Grupo de Pesquisa – História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-MA) e o Instituto Formação ao longo de sete anos têm mantido uma ação política e pedagógica cuja finalidade principal é socializar conhecimentos instigantes que possam motivar a reflexão de educadores, psicólogos, sociólogos, historiadores, economistas e estudantes dos diversos cursos da área de ciências humanas e sociais. Na segunda década do século XXI pretende-se superar o comodismo, o silêncio e a cumplicidade que existe, de um modo geral, com as formas societárias derivadas do predomínio de uma visão de mundo circunscrita ao modo de produção capitalista.


As instituições formadoras dos profissionais das áreas de ciências humanas e sociais durante a última década parecem ter perdido a direção de sua própria finalidade, na medida em que se submeteram às políticas neoliberais, curvando-se ao ideário da meritocracia e distanciando-se das questões concretas e objetivas que exigem a formação de profissionais-militantes para contribuírem, com a necessária e urgente, produção de teorias e de práticas articuladas, no sentido da construção de perspectivas críticas para a transformação das instituições escolares e da sociedade.


A partir de 2005, essas organizações de estudos e pesquisas tem contado com a participação efetiva de intelectuais que se destacam no universo do pensamento crítico e pela atuação efetiva em suas instituições de origem, no processo de formação de graduados, mestres e doutores, de vários estados da federação.


Neste ano, durante o VII Seminário de Dezembro, nos dias 1 e 2, no auditório do Ministério Púlico , estiveram presentes os conferencistas Mário Sérgio Cortella (PUC-SP) e David Calderoni ( USP). O Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella tem produzido uma vasta obra na área da Filosofia, tornando mais acessível ao grande público o conhecimento acerca dos pensadores de diferentes épocas da história e estabelecendo paralelo entre o pensamento filósofico do passado para discutir as questões que afligem a humanidade no presente.


O Prof. Dr. David Calderoni tem se destacado no campo da psicanálise e trouxe uma contribuição singular na medida em que refletiu sobre a formação humana, a partir dos trabalhos realizados sob sua coordenação no Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública. Sua abordagem articula a psicanálise às situações sociais vividas pelos segmentos mais excluidos como os quilombolas do Quilombo da Fazenda, no interior de São Paulo.


Na oportunidade em que fez suas exposições, o Prof. David utilizou documentários produzidos a partir da ótica de um grupo interdisciplinar que concebeu uma linha de atuação denominada de Invenções Democráticas. http://nupsi.org/projetos/projeto-quilombo-livre/videos/


Um número expressivo de estudantes de Pedagogia esteve presente e usufruiu, juntamente com os pesquisadores das organizações promotoras do evento, a oportunidade de dialogar com os conferencistas que se mantiveram abertos ao diálogo e disponíveis para responder às indagações da platéia e esclarecer as dúvidas apresentadas.


Eventos, com essa qualidade científica e social, podem contribuir para que se fortaleçam os compromissos de todos os militantes dedicados às causas sociais e políticas que atravessam a sociedade contemporânea e apresentam demandas aos profissionais e estudantes de todas as áreas, apontando os caminhos de superação dos limites da organização do capitalismo, em direção à reinvenção do processo civilizatório da humanidade no século XXI, quer requer principalmente conhecimento histórico e crítico e posicionamento ético-político.



* Membro da Coordenação Colegiada do HISTEDBR-MA. Articuladora do Fórum em Defesa da Educação Pública.


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Sobre os palestrantes convidados:


Mário Sérgio Cortella


Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1975), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) sob a orientação do Prof. Dr. Moacir Gadotti e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Atualmente é professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual está desde 1977, tendo nela atuado por 32 anos no Departamento de Teologia e Ciências da Religão. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e Membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPES/MEC (2008/2010); tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, epistemologia e currículo. É autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (Cortez); Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus); Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes); Não Nascemos Prontos! (Vozes); Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certos porquês, alguns senões, uma proposta (Vozes), O Que a Vida Me Ensinou: Viver em Paz para Morrer em Paz (Saraiva/Versar), Política para não ser idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexõe s breves para recusar o biocídio (PoliSaber) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).

(Texto informado pelo autor)


David CalderoniDavid Calderoni

Cursou graduação em Filosofia na Universidade de São Paulo nos anos 1978 e 1979, possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado (1994) e doutorado (2001) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo. Publicou O Caso Hermes: a dimensão política de uma intervenção psicológica em creche – um estudo em psicologia institucional (Casa do Psicólogo/Fapesp, 2004) e O silêncio à luz – ensaios para uma ciência do singular. Escritos psicopatológicos e estético-críticos sobre obras de Caetano Veloso, Chico Buarque, Eugène Minkowski, Guilherme Messas, Jean Bergeret, Oliver Sacks, Roberto Benigni, Sigmund Freud (Via Lettera, 2006). Produziu com suas canções os CDs Viação (1998) e Regeneração (2004), interpretando-as com seu violão & canto. Concebeu o argumento e foi co-autor do roteiro e das entrevistas de Passeios no Recanto Silvestre (2006), curta-metragem sobre a vida & obra do artista José Agrippino de Paula. Foi produtor, diretor e autor do argumento, do roteiro, da trilha sonora e das entrevistas do curta-metragem Trama Justa (2007), documentário-instituinte sobre economia solidária. Publicou Enviajando (Via Lettera, 2004) e Vagalumzzz (Livraria, 2005), livros de poesia. Organizou e também escreveu para os livros Psicopatologia: vertentes, diálogos – psicofarmacologia, psiquiatria, psicanálise (Via Lettera, 2002) e Psicopatologia: Clínicas de Hoje (Via Lettera, 2006). A partir do tratamento psicanalítico de uma adolescente (1994-1999) e de pesquisas e estudos realizados no Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP (1995 a 2000) e no Laboratório de Óptica do Instituto de Física da USP (2001), formulou a proposta da Psicologramática, campo científico formado pela confluência entre a física da luz e a psicologia profunda, conforme exposto em sua tese de doutorado “Memorial de Nair: hipóteses sobre a gênese da simbolização à luz de um suposto caso de psicose ou autismo” (IP-USP, 2001). É um dos idealizadores e professores do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP, ministrando a disciplina Espinosa contra Aristóteles: ciência do universal e ciência do singular na psicopatologia da psicose infantil e do autismo . Desenvolve atualmente com apoio da FAPESP a pesquisa de pós-doutorado O problema da culpa na obra de Freud na perspectiva de uma metapsicologia da cultura , vinculada ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP. Coordenou entre 2006 e 2009 o projeto destinado a formular a proposta interdisciplinar e interinstitucional do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da Univer sidade de São Paulo NUPSI/USP, sede acadêmica de Invenções Democráticas ligadas a ações psicossociais comunicativas na área sanitária, instituído oficialmente em 19/12/2009, sendo autor da sua Carta de Princípios e formulador dos conceitos e estratégias metodológicas do Movimento da Psicopatologia para a Saúde Pública que, ao lado da Economia Solidária, da Justiça Restaurativa, da Educação Democrática e da Filosofia Espinosana, constitui as referidas Invenções Democráticas enquanto modos de cuidado singular do singular voltados ao desenvolvimento de autonomia e cooperação mediante intervenções investigativas comunitárias. É integrante do Conselho Deliberativo do NUPSI/USP, desenvolvendo atualmente pesquisações comunitárias nos projetos Invenções Democráticas no Quilombo e Plano de Auto-Formação Local de Pinheiros, vinculadas ao seu pós-doutorado. Atua principalmente nos seguintes temas: psicopatologia, psicologia, psicaná lise, saúde pública, invenções democráticas e ciência do singular.

Certificado pelo autor em 06/04/10



PROGRAMAÇÃO DO VII SEMINÁRIO DE DEZEMBRO

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, aconteceu o VI Seminário de Dezembro. As organizações que coordenam esse evento, CEPP, HISTEDBR-MA e FORMAÇÃO, comemoram essa série histórica de eventos.


Abaixo estão elencados os temas e os conferencistas de cada seminário:
Dados sobre os seminários anteriores:

2005 - 1, 2 e 3 de Dezembro
Identidades, sujeitos e práticas sociais na sociedade contemporânea: contribuições da história, da psicanálise e da política para a educação José Luis Sanfelice- Uncamp José Claudinei Lombardi- Unicamp Edmundo Fernandes Dias- Unicamp Maria de Fatima Felix Rosar- Ufma Orlando Oscar Rosar – Ufma Márcia Belfort – São Luís (psicanalista)


2006 - 7,8 e 9 de Dezembro
O fetiche do corpo perfeito na sociedade de consumo Alex Fraga – Ufrgs José Albuquerque de Figueiredo Neto – Ufma Sônia Novais de Rezende -Unicamp Maria de Fatima Felix Rosar Rosar – Ufma Denise Bessa Leda – Ufma Agostinho Neto Ramalho Marques- Ufma


2007 - 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro
Mercado, mídia e alienação na sociedade “pós-moderna” Gaudêncio Frigoto – Uerj Agostinho Neto Ramalho Marques – Ufma


2008 - 4,5 e 6 de dezembro
A dialética entre a objetividade e a subjetividade sob o olhar da literatura, da educação e da psicanálise José Claudinei Lombardi-Unicamp Mara Jacomeli – Unicamp Maria de Fatima Felix Rosar- Ufma Renato Mezan – Puc/SP Agostinho Neto Ramalho Marques- Ufma

2009 - 3, 4 e 5 de dezembro
Democracia, educação e emancipação humana Dermeval Saviani – Unicamp Lisete Arelaro – Usp Agostinho Neto Ramalho Marques – Ufma 2010 2,3 e 4 de dezembro. A indissociabilidade entre filosofia, história e política para a formação de professores. José Paulino Orso- Unioeste, Maria Abádia da Silva- Unb, Denise Bessa Leda – Ufma, Maria de Fátima Félix Rosar – Ufma, Denise Bessa Leda - Ufma.

2010 - 2, 3 e 4 de dezembro - VI Seminário de Dezembro.
A indissociabilidade entre a história, a filosofia e a política na formação do educador.
Primeira rodada de diálogos pertinentes dos participantes do seminário com a Profa. Dra. Denise Bessa Leda e a Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar sobre a temática do adoecimento (UFMA).

As organizações que coordenam esse evento, CEPP, HISTEDBR-MA e FORMAÇÃO, comemoram essa série histórica de eventos.
O propósito de provocar diálogos pertinentes e “impertinentes” entre os educadores do Estado do Maranhão, de todos os níveis e áreas de conhecimento, tem sido alcançado em grande medida. Os conferencistas, de um modo geral, tem um perfil diferenciado, pois são intelectuais-militantes, o que significa que além de produzirem análises teóricas relevantes, estão em várias frentes de atuação, contribuindo para a construção de outra sociedade.

Também se destacam alguns desses convidados, pelo fato de serem integrantes do HISTEDBR ( História, Sociedade e Educação no Brasil ), Grupo de Pesquisa Nacional, coordenado pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani e o Prof. Dr. José Claudinei Lombardi.

No Maranhão esse grupo de pesquisa tem uma coordenação colegiada, com um time de professores-pesquisadores que dão sua efetiva contribuição para o processo formativo de novas gerações de educadores-historiadores.


Pesquisadores Integrantes do Histedbr-Ma

Izaura Silva, Jean Marie Van Damme (João Maria ), Maria de Fatima Felix Rosar, 04-Miriam Santos de Sousa, Paulo Roberto Rios Ribeiro, Denise Bessa Leda, Thais Andrea Figueredo, Lucelma Silva Braga, Lúcia Carvalho, Licia Cristina Araújo da Hora, Ana Paula Ribeiro Sousa, Leonardo Coimbra, Maria do Socorro Borges da Silva, Maria Dalva Lima Lopes, Sandra Maria Barros Alves Melo, Jean Magno Moura de Sá, Claudilena Correa, Pe. Luis Costa, Lidia Fernanda Vasconcelos, Roldão Ribeiro Barbosa, Emerson de Souza Farias.


O HISTEDBR-MA também promoveu um evento na cidade de Caxias: Seminário de História Oral, além de ter apoiado o Sindicato dos Professores da Rede Municipal ( à época, atualmente SINTRAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administraçao Pública) a realizar o I Congresso de Professores de Caxias, que contou com a presença do Prof. Dr. Dermeval Saviani e do Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto.

O CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos) e o Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (Instituto Formação) são organizações que dão suporte ao funcionamento do HISTEDBR-MA, em termos de equipamentos e espaços de trabalho.
Na realidade, seus integrantes são docentes de várias instituições como UFMA, UEMA e IFMA, portanto a sua base institucional é muito mais ampliada, alcançando capacidade de interlocução em nível local, regional e nacional.

A efervescência do pensamento crítico que se faz divulgar nas práticas de estudos, pesquisas, trabalho pedagógico e político constitui a grande marca dos integrantes do CEPP, HISTEDBR-MA e FORMAÇÃO, que apresentam mais um tema instigante para o debate do VI Seminário de Dezembro.


Compartilhamos o vídeo:
Roda de Conversas sobre "Invenções Democráticas", David Calderoni
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Compartilhamos o vídeo
"Não nascemos prontos 1/4", Mario Sergio Cortella
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Seminários de Dezembro
http://seminariosdezembro.wordpress.com/

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Brasil, 06 de dezembro de 2011

Universidade Planetária do Futuro - Ano II
Centro de Ciências Humanas
Centro de Ciências Sociais
 
Departamento de Divulgação Científica
DDC - UNIFUTURO
Divulgação: Ana Felix Garjan e Grupos

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

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