Poster comemorativo aos 91 anos de Clarice Lispector
A Universidade Planetária do Futuro - Ano III e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos têm grande satisfação em homenagear os 91 anos da importante escritora brasileira Clarice Lispector.
Foram registradas matérias em sua homenagem nas academias virtuais dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos, tais como: Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector, Academia Majestade ArtePoesia do Mundo e Rede Acadêmica de Cultura, Artes e Ciências. Esses espaços virtuais resultam de estudos, pesquisa e projetos que fazem parte do Departamento de Arte, Cultura e Projetos especiais da Universidade Planetária o Futuro, idealizados e coordenados por Ana Felix Garjan.
As homenagens a Clarice Lispector continuam aqui na Universidade Planetária do Futuro, na data de hoje e nessa semana que se inicia amanhã, através de outros espaços virtuais dos Grupos ARTFORUM Brasil.
Alguns dados da biografia de Clarice Lispector, importante escritora, poesta e contista brasileira
Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1925 em Tchetchelnik, Ucrânia. Quando ela contava apenas dois meses de idade, sua família mudou-se para o Brasil. Clarice passou a infância em Recife e em 1937 transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde cursou direito.
Clarice Lispector foi uma poeta e escritora ucraniana, radicada no Brasil. Sua obra, densa e original, figura entre as mais importantes da narrativa literária brasileira. As circunstâncias exteriores e a trama narrativa têm importância secundária nos contos e romances de Clarice Lispector. Em busca de uma linguagem especial para expressar paixões e estados de alma, a escritora utilizou recursos técnicos modernos como a análise psicológica e o monólogo interior.
A obra de Clarice Lispector expressa uma visão profundamente pessoal e existencialista do dilema humano, num estilo que se caracteriza pelo vocabulário simples e pela estrutura frasal elíptica. Sua ficção transcende o tempo e o espaço; os personagens são com freqüência femininos.
"A melhor prosa da autora se mostra nos contos de A Legião Estrangeira (1964) e Laços de Família (1972). Em obras como A maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo G.H. (1964) e Água-viva (1973), os personagens, alienados e em busca de um sentido para a vida, adquirem gradualmente consciência de si mesmos e aceitam seu lugar num universo arbitrário e eterno. Escreveu ainda A Cidade Sitiada (1949), Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1969) e A Hora da Estrela (1977), que conta a história de Macabéa, moça do interior em busca de sobreviver na cidade grande. A versão cinematográfica desse romance, dirigida por Suzana Amaral em 1985, conquistou os maiores prêmios do festival de cinema de Brasília e deu à atriz Marcélia Cartaxo (papel principal), o troféu Urso de Prata em Berlim em 1986".
A obra de Clarice Lispector é cheia de expressões linguísticas próprias, de uma estrutura sintática inédita que encanta, envolve e motiva o leitor a desejar ler mais e mais seus contos e sua literatura que representa um importante universo linguístico e poético, que chegou a renovar e ampliar seus conceitos de leitura.
Clarice Lispector em sua literatura se apresenta através de suas estéticas que posssuem temática voltada para as questões existenciais do ser humanao, para a história da mulher na sociedade e suas contradições. Como grande escritora e contista ela inova na linguagem utilizando enígmas e a subjetividade nos diversos questionamentos do mundo externo e interno, motivando uma consciência do mundo da personagem.
O conto Amor foi escrito numa época em que havia uma crise de moralismo rígido no país, na década de 50. Na década de 60 para 70, a liberação do estado de espírito anterior foi grande, com as experiências com drogas, a revolução sexual e os protestos juvenis, além, é claro, do endurecimento do governo e o controle de tudo e de todos. Nos anos 60, houve muitos conflitos. A ditadura militar calava os artistas e não deixava que suas obras fossem expostas, pois muitos acreditavam que eram ou seriam contra o governo da época. Nessa triste período em nosso país ocorreram conflitos internos, inquietações e crises de identidades na sociedade, que buscavam uma alternativa de vida.
Num sentido mais amplo, Clarice Lispector, posssuia grande capacidade linguística, às vezes irônica, cujo processo de criação reflete a vida social, os costumes, os medos, bem como o comportamento de seus personagens, e por issso também ela é considerada como uma contista para a literatura brasileira.
Algumas frases de Clarice que estão divulgadas amplamente na Internet
"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".
"Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar.
P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar".
"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada".
"Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando"...
"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro".
"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."
"Eu sou à esquerda de quem entra. E estremece em mim o mundo. (...) Sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro.Sou um coração batendo no mundo."
"Aceitar-me plenamente? É uma violentação de minha vida. Cada mudança, cada projeto novo causa espanto:meu coração está espantado. É por isso que toda minha palavra tem um coração onde circula sangue" (Um sopro de vida)
"...Respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver."
..."Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma."
"A harmonia secreta da desarmonia. Quero não o que está feito mas o que tortuosamente ainda se faz."
"...há impossibilidade de ser além do que se é - no entanto eu me ultrapasso mesmo sem o delírio, sou mais do que eu, quase normalmente - tenho um corpo e tudo que eu fizer é continuação de meu começo... a única verdade é que vivo. Sinceramente, eu vivo. Quem sou? Bem, isso já é demais...."
"E se me achar esquisita, respeite também, até eu fui obrigada a me respeitar".
"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas as vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: Quer-se absorve a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
"É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo." (Das Vantagens de Ser Bobo).
"Se uma pessoa perguntar durante meia hora "eu", essa pessoa se esquece quem é. Outras podem enlouquecer. É mais seguro não fazer jamais perguntas - porque nunca se atinge o âmago de uma resposta. E porque a resposta traz em si outra pergunta."
"Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."
"Não se pode falar de silêncio como se fala de neve. Não se pode dizer a ninguém como se diria da neve: Sentiu o silêncio deta noite? Quem ouviu não diz."
"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca".
"O que é um espelho? é o único material inventado que é natural. Quem olha um espelho, quem consegue vê-lo sem se ver, quem entende que a sua profundidade consiste em ele ser vazio ... esse alguém percebeu o seu mistério de coisa."
"Sou uma filha da natureza: quero pegar, sentir, tocar, ser. E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério. Sou uma só... Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo."
" Não sei separar os fatos de mim, e daí a dificuldade de qualquer precisão, quando penso no passado."
"Estava permanentemente ocupada em querer e não querer ser o que eu era, não me decidia por qual de mim, toda é que nao podia ser; ter nascido era cheio de erros a corrigir. Só tinha tempo de crescer. O que eu fazia para todos os lados, com uma falta de graça que mais parecia o resultado de um erro de cálculo. Na minha pressa eu crescia sem saber pra onde."
" Mas nem sempre é necessário tornar-se forte. Temos que respeiar nossas fraquezas. Então, são lágrimas suaves, de uma tristeza legítima à qual temos direito. Elas correm devagar e quando passam pelos lábios sente-se aquele gosto pouco salgado, produto de nossa DOR mais profunda.
"Inútil querer me classificar,eu simplesmente escapulo não deixando. Gênero não me pega mais."
"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador."
"Tão secreta é a verdadeira vida, que nem a mim, que morro dela, me pode ser confiada a senha, morro sem saber de quê. E o segredo é tal que, somente se a missão chegar a se cumprir é que, por um relance, percebo que nasci incumbida - toda vida é uma missão secreta."
"Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero. Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos".
Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro em 9 de dezembro de 1977.
Homenagem a Clarice Lispector, 91 anos, em 10/12/2011
http://academiamajestadeartepoesiadomundo.blogspot.com/2011/12/homenagem-clarice-lispector-91-anos-em.html.
Homenagem especial a Clarice Lispector, 91 anos, em 10/12/2011
Brasil, 11 de dezembro de 2011
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Centro de Ciências Humanas
Departamento de Filosofias contemporâneas
Departamento de Arte, Cultura e Projetos
Departamento de Comunicação Social
Departamento de Divulgação Cultural
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Cultura por um mundo melhor
Divulgação: Ana Felix Garjan e Grupos