"Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade, sem esperar resposta".
[Heitor Villa-Lobos]
MELODIA SENTIMENTAL
Acorda, vem ver a lua
Que dorme na noite escura
Que surge tão bela e branca
Derramando doçura
Clara chama silente
Ardendo meu sonhar
As asas da noite que surgem
E correm no espaço profundo
Oh, doce amada, desperta
Vem dar teu calor ao luar
Quisera saber-te minha
Na hora serena e calma
A sombra confia ao vento
O limite da espera
Quando dentro da noite
Reclama o teu amor
Acorda, vem olhar a lua
Que brilha na noite escura
Querida, és linda e meiga
Sentir meu amor e sonhar
[Heitor Villa-Lobos]
O Brasil de 512 anos é um país que se orgulha dos seus grandes artistas, poetas e escritores.
Hoje nossa homenagem é dirigida à memória de um dos grandes expoentes da música brasileira, Heitor Villa-Lobos, que teve uma importante trajetória em seu país e no exterior, no século passado.
A Universidade Planetária do Futuro e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI se associam às homenagens ao importante compositor brasileiro e internacional Heitor Villa-Lobos, na data de 5 de março de 2012, dia que homenageia os 125 anos de seu nascimento, que foi em 5 de março de 1887.
Villa-Lobos e sua infânciaSeus pais eram Noêmia Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, funcionário da Biblioteca Nacional. Aos seis anos de idade iniciou seu contato com a música, através de seu pai, que adaptou uma viola para que seu filho pudesse estudar violoncelo.
A família costumavam receber visitas de amigos, na época de sua infância e adolescência, que eram pessoas de destaque no meio da música, no Rio de Janeiro. Eles se reuniam para cantar e tocar por muitas horas, até às madrugadas. A formação de Villa-Lobos foi muito inflenciada por esses eventos de sábado a noite, e foi num desses encontros, que sua tia Fifinha lhe apresentou os Prelúdios e Fugas do Cravo bem temperado de J. S. Bach, que foi fonte de inspiração para a criação das nove Bachianas Brasileiras.
Seus estudos
Segundo seus biógrafos, ele estudou no Instituto Nacional de Música, mas ele mesmo dizia que não gostava desta escola. Villa-Lobos tornou-se autodidata, e então decidiu viajar por diversas regiões brasileiras pesquisando o folclore, e com estilos musicais bem diferentes daqueles que estava acostumado a ouvir em sua casa. Ele passou a ficar atento à modas caipiras e aos tocadores de viola, além de outros sons que mais tarde viriam a ser conhecidas e importantes para a música brasileira , através de suas obras musicais.
Villa-Lobos iniciou suas apresentações públicas como compositor, a partir de 1915, com uma série de concertos no Rio de Janeiro. Ele chegou a ser muito criticado pela imprensa da época, pela “modernidade de sua música”. Em fevereiro de l922, participou da Semana de Arte Moderna apresentando, dentre outras obras, as Danças características africanas.
Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar no ar no ar no ar no ar
Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade e noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra
Vai pela serra
Vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar no ar no ar
[Heitor Villa-Lobos]
A trajetória internacional do maestro brasileiro Villa-Lobos
Em 1923 ele iniciou sua viagem a Europa como um importante compositor brasileiro. Após um ano em Paris Heitor Villas-Lobos retornou ao Brasil, e foi bem recebido por seus amigos. Mas ele retornou a Paris em l927, para organizar concertos e publicar várias obras. Em 1930 ele volta ao Brasil para a realização de um concerto em São Paulo. Nessa oportunidade ele apresentou um plano revolucionário de Educação Musical à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e, com a aprovação desse plano ele voltou da França para morar, definitivamente, em seu país.
Segundo uma das fontes de nossa pesquisa, "Após dois anos de trabalho em São Paulo, Villa-Lobos foi convidado pelo Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Anísio Teixeira - para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (Sema), que introduzia o ensino da Música e o Canto Coral nas escolas. Apoiado pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, organizou Concentrações Orfeônicas, chegando a reunir, sob sua regência, até 40 mil escolares. Em 1942, criou o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico".
"Muitos compositores de nossa época pretendem ser modernos, sem possuir o dom da originalidade. E não compreendem que todo artista original é moderno por força".
[Heitor Villa-Lobos]
HeitorVillas-Boas foi o músico brasileiro considerado o mais importante compositor das Américas. Pra nós é uma grande honra que temos, ao longo dessas quase dez décadas. Ele compôs, aproximadamante, mil obras, e em sua vida foi valorizadao por ter contribuído com a reformulação do conceito de nacionalismo musical no Brasil, e passou a ser considerado um dos seus maiores expoentes em sua área culrural, pois a música brasileira se fez representar em diversos países, tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos, através de suas diversas obras musicais.
Em 1944, Villas-Lobos recebeu convite do Maestro norte-americano Werner Janssen para uma turnê pelos EUA, e depois, por diversas vezes voltou a se apresentar nos EUA. teve a oporunidade de voltar diversas vezes. Mas por ter ficado doente de um câncer, ele faleceu, no Rio de Janeiro, no dia 17/11/1959.Brasil, 05 de março de 2012
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Departamento de Assuntos Culturais
HeitorVillas-Boas foi o músico brasileiro considerado o mais importante compositor das Américas. Pra nós é uma grande honra que temos, ao longo dessas quase dez décadas. Ele compôs, aproximadamante, mil obras, e em sua vida foi valorizadao por ter contribuído com a reformulação do conceito de nacionalismo musical no Brasil, e passou a ser considerado um dos seus maiores expoentes em sua área culrural, pois a música brasileira se fez representar em diversos países, tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos, através de suas diversas obras musicais.
Heitor Villa-Lobos sendo homenageado...
Após sua morte, em novembro de 1959, logo foi iniciado o proceso de criação do museu do compositor, através da dedicação de sua segunda mulher - Arminda Neves d'Ameida, com a finalidade de divulgar sua obra e preservar o grande acervo que Villa-Lobos construiu, ao longo de sua vida. Assim, já em 13 de junho ed 1960, o Ministro da Educação e Cultura, Clóvis Slagado, encaminhou a proposta ed criação do Museu Villa-Lobos ao Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, e logo em 22 de junho, ele assinou o decreto Nº 48379, que oficializou a criaçãodo museu. E em janeiro de 1961 o Ministério de Educação e Cultura designou a viúva Arminda Villa-Lobos como diretora do museu que ajudou a organizar, e ela permaneceu nesse cargo até seu falecimento, em 4 de agosto de 1985.
O violonista Turibio Santos, nascido em São Luís - Ma,
é o diretor do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro.
Dessa época o museu teve outros diretores, sendo que desde o final do século XX, até a presente data o diretor do Museu Villa-Lobos é o grande intérprete de sua obra, o violonnista clássico Turíbio Santos, que tem dirigido diversos projetos, como a realização de festivais, edições de livros e discoss, concertos didáticos, atendimento à pesquisa e concuros internacionais, para homenagear a cultura e a educação brasileira, a parir do grande legado que Villa-Lobos deixou para o nosso país.
Brasil, 05 de março de 2012
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Universidade Planetária do Futuro
Departamento de Assuntos Culturais
Departameno de Divulgação Cultural
Texto e Diculgação: Ana Felix Garjan
Fotos da Internet
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Fotos da Internet
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