* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROJETO "MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS"




A Universidade Planetária do Futuro e os Grupos ArtForum Brasil XXI têm satisfação de divulgar matéria sobre o Projeto MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS.


Imagem do grande poeta maranhense, brasileiro e universal, Antônio Gonçalves Dias


Instituições ludovicenses, maranhenses e de outros estados apoiam este projeto. São elas:
AJEB-RN - AFL-RN - ACLA-RN - ALTO/MG- IHG-RN - UBE/RN - ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE POETAS DEL MUNDO - REVISTA BIOGRAFIA.

Sobre o Projeto “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS".

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão - IHGM se propôs a realizar, em comemoração ao aniversário dos quatrocentos anos da cidade de São Luís, o “CICLO DE ESTUDOS/DEBATES – A CIDADE DO MARANHÃO –UMA HISTÓRIA DE 400 ANOS”, composto por  seis seminários de 2011 a 2012.

Foi proposto ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, pela Sócia Efetiva Dilercy Aragão Adler (Cad. 01), a inclusão de um Projeto em homenagem a Gonçalves Dias: “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS”- dentro da programação do Ciclo de Estudos/debates sobre a Formação do Maranhão e Fundação de São Luís, o qual foi aprovado em reunião de Setembro de 2011.

Tal projeto teve como idealização, o projeto original que nasceu no Chile, por ocasião das comemrações do aniversário de 107 anos de nascimento do grande poeta Pablo Neruda, em julho de 2011. Uma das atividades nessa época foi o lançamento da antologia Mil Poemas a Pablo Neruda, idealizada pelo escritor e poeta chileno Alfred Asís.

Nessa ocasião surgiu a ideia da organização de uma antologia e homenagem dessa natureza para um poeta brasileiro. A escolha do nome do Poeta Brasileiro a ser homenageado - o primeiro desafio- (por entender-se que existe um quantitativo razoável de intelectuais dignos dessa homenagem) foi dividida com a Profa. Maria Cícera Nogueira, que foi convidada a participar dessa missão. A partir de diversas análises surgiu a escolha do nome do grande poeta Antonio Gonçalves Dias, principalmente em razão deste poeta maranhense ter conseguido formar um sentimento nacionalista, ao incorporar assuntos dos povos e paisagens brasileiras na literatura nacional.

Ele desenvolveu o Indianismo, ao lado de José de Alencar, e seus estudos literários são considerados de grande importância para a história, ao incorporar uma ideia de Brasil à literatura nacional.

Gonçalves Dias nasceu em Caxias/MA, em 10 de agosto de 1823. Assim a coordenação do projeto pretende envolver essa cidade, através do IHGC, da Academia Caxiense de Letras e organismos públicos da cidade, de modo que as atividades sejam desenvolvidas
pelos Institutos Histórico e Geográfico de São Luís e Caxias.

Para a concretização do projeto tounou-se pertinente a realização de eventos preparatórios, e o primeiro foi realizado em Caxias para ratificar a proposta de parceria no desenvolvimento do Projeto.

Dentro da perspectiva dessa premissa foi realizado o 1º evento de preparação do Projeto “Mil Poemas Para Gonçalves Dias", no dia 28/01/2012 que ficou conhecido como:I Encontro Gonçalvino Caxias - São Luís".

A programação foi concretizada e o clima entre os participantes foi de entusiasmo em relação ao Projeto. Foram melhor detalhadas as ideias iniciais da ações. A Professora Deusimar está envolvendo outras cidades próximas a Caxias de forma efetiva. O grupo de Caxias ficou de nos enviar em breve mais dados para o Projeto, no tocante a nome de pessoas e Instituições. 

Todos os organizadores de Caxias estavam  presentes: Arthur Almada Lima Filho - Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CAXIAS – IHGC; Jacques Inandy Medeiros – Presidente da ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS – ACL ; Valéria Cristina Soares Pinheiro do CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC/UEMA; Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira - Presidente da ACADEMIA SERTANEJA DE LETRAS EDUCAÇÃO E ARTES DO MARANHÃO – ASLEAMA; Erlinda Maria Bittencourt – DIRETORA DE RELAÇÕES PÚBLICAS - IHGC - DIRETORA DE CULTURA - ASLEMA; Joseneyde Ferreira Vilanova – SÓCIA MANTENEDORA – IHGC - SECRETÁRIA - ASLEAMA e muitos outros convidados, entre eles a Secretária de Cultura e Turismo -Walkiria Araújo que desde a primeira apresentação do Projeto tem demonstrado interesse em apoiar.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Valquíria Araújo Fernandes de Oliveira; do Memorial da Balaiada – Profª Mª Bertolina Costa; da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias – Pedro de Freitas Amorim; Nacional Gás – José de Arymatéa Assunção; Sócia Mantenedora IHGC - Mabel de Sousa Medeiros; Sócio Efetivo Fundador IHGC - Prof. Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira e Sócio Mantenedor – Hélio de Sousa Queiroz.

Os Objetivos foram plenamente alcançados e diziam respeito a:
- Socializar o projeto Gonçalves Dias à sociedade em geral;
- Discutir o projeto Gonçalves Dias;
- Apresentar poemas já existentes sobre Gonçalves Dias;
- Declamar poemas sobre Gonçalves Dias por poetas contemporâneos.

Nesta oportunidade gostaria de agradecer a todos os presentes, organizadores e órgãos que apoiaram o evento nas pessoas do Dr. Arthur Almada Lima Fiho e da Profa. Erlinda Maria Bittencourt que foram incansáveis para que tudo ocorresse de forma produtiva e agradável. “Foi uma noite memorável.”

Como segundo evento preparatório do Projeto “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS”, foi realizado o II ENCONTRO GONÇALVINO SÃO LUÍS-CAXIAS”, com a “Louvação a Gonçalves Dias”, (em São Luís), no dia 25/04/2012, dentro da programação do Seminário 3 do Ciclo de Estudos/debates sobre a Formação do Maranhão e Fundação de São Luís, também com vasta programação:

Parte I (Palácio Cristo Rei)

15:30: Exposicão de Baners, Fotos e Telas
Exposição de Banner
- Entrega de documentos (Ficha de Matricula e Certidão de Idade), vindos de Coimbra-Portugal)
- Banners com a antiga casa de Gonçalves Dias e Carta de Gonçalves Dias

ARTHUR ALMADA LIMA FILHO-Presidente do IHGC
VALQUIRIA ARAUJO-Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Caxias
MANOEL BEZERRA - IHGC
CARVALHO JUNIOR - ASLEAM
WYBSON CARVALHO- ACL
MIRAMAR SILVA -IHGC
16:30: AS MULHERES DE GONÇALVES DIAS
Erlinda Maria Bittencourt (UEMA-IHGC)
17:00 GONÇALVES DIAS O DRAMATURGO
WYBSON CARVALHO - Membro da Academia Caxiense de Letras
17:30: Apresentação do andamento do Projeto pelas Comissões de São Luís e Caxias.

Parte II (Praça Gonçalves Dias-Largo dos Amores)

LOUVAÇÃO A GONÇALVES DIAS


18:00 Apresentação Musical do Grupo Chorinhos e Chorões
19:00 Apresentação Coral Madrigal
19:45 Performance Poético-Teatral -Companhia Beto Bittencourt
20:30 Leitura de poesia por Poetas de Caxias e São Luís
Poesia: MISTURA NATIVA MANOEL BEZERRA  IHG-CAXIAS
Poesia: CANÇÃO DE UM FILHO CARVALHO JUNIOR -ASLEAM
Poesia: DIAS DE FELIZES LEMBRANÇAS VALQUIRIA ARAUJO- Caxias Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Caxias
Poesia: PELOS CAMINHOS DO POETA - MIRAMAR SILVA-IHGC
21:00 Encerramento: Apresentação da Banda da Polícia Militar e soltura de balões.

O 3º evento preparatório do Projeto “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS” realizou-se na ESCOLA PAROQUIAL FREI ALBERTO-EPFA, no dia 25/05/2012, ocasião em que ficou evidente o carinho, o engajamento total e irrestrito, ao Projeto.

A EPFA abraçou o Projeto desde o primeiro contato estabelecido, que se concretiza através do trabalho que vem sendo desenvolvido, a saber:
-Iniciou o trabalho na sala de aula envolvendo os professores e os alunos em pesquisas e produções das poesias (como resultado das pesquisas encontraram e divulgaram para todos nós, a grande surpresa de que, em 1958, o samba enredo da Mangueira, foi a "Canção do Exílio de Gonçalves Dias";
-promoveu a seguir o 3º evento preparatório do Projeto Gonçalves Dias para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na própria Escola, seguindo a seguinte Programação:.
- Declamação dos poemas de autoria dos alunos e professores

-Mostra dos poemas, em mural, com poesias e desenhos sobre Gonçalves Dias;

-A apresentação da “Canção do Exílio”, ao ritmo de Samba – Samba enredo da Mangueira, em 1958.

- Lanche
________________________________

Relato da Coordenadora Dilercy Adler

No dia 05/09/2012, foi realizado o 4º evento preparatório do Projeto “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS”, no Palácio Cristo Rei, dentro da Programação do Seminário 6 do Ciclo de Estudos/debates sobre a Formação do Maranhão e Fundação de São Luís, também com vasta programação, a seguir explicitada:
1 - Apresentação do andamento das atividades do “Projeto Mil Poemas para Gonçalves Dias" por Dilercy A. Adler
2- Mostra de poesias da Antologia “Mil Poemas para Gonçalves Dias" (apresentação/declamação) de algumas poesias de autoria dos alunos da EPFA, de autores de São Luís, Caxias, de outros Estados do Brasil e do estrangeiro, em dois momentos:
-Primeiro momento:
Os alunos e uma professora da EPFA apresentaram suas produções oralmente e projetada em slides.

-Segundo momento:
Os autores presentes apresentaram as suas poesias e alguns acadêmicos também apresentaram as poesias e participantes de outras localidades (nacionais e estrangeiras), oralmente e projetada em slides.
3- Apresentação do samba enredo da Mangueira (Canção do exílio), de 1958 pelos alunos da EPFA.

Para finalizar este relato do Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias" gostaria de transcrever um agradecimento enviado
nas primeiras horas desta manhã de 06 de setembro de 2012, véspera do feriado de 07 de setembro, aniversário de nossa amada São Luis à Escola Paroquial frei Alberto:
“Queridos Frei Zacarias, Profa. Angélica, queridas Coordenadoras e professora, queridos alunos da EPFA,

Quero agradecer em meu próprio nome, em nome dos promotores do Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias", em nome do IHGM, em nome do IHGC, o carinho, o engajamento total e irrestrito que a Escala Paroquial Frei Alberto vem dedicando ao Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias".

Essa dedicação é notória desde o início do Projeto. Desde o primeiro contato estabelecido a EPFA abraçou o Projeto:

-Iniciou o trabalho na sala de aula envolvendo os professores e os alunos em pesquisas e produções das poesias (como resultado das pesquisas encontraram e divulgaram para todos nós, a grande surpresa de que, em 1958, o samba enredo da Mangueira, foi a "Canção do Exílio de Gonçalves Dias");

-promoveu a seguir um evento para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na própria Escola. E na ocasião, além das declamações dos alunos, apresentaram artisticamente, as poesias num mural, e a Louvação a Gonçalves Dias foi encerrada ao ritmo do Samba da “Canção do Exílio”, com um lanche e muita alegria por parte dos presentes;

-No dia 05/09/2012, houve a integração dos funcionários do Palácio Cristo Rei, à Programação do Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias", dentro da Programação do Seminário de encerramento dos Ciclos de Debates, sobre a fundação de São Luís, promovidos pelo IHGM que foram apresentados aos presentes os trabalhos da EPFA em homenagem a Gonçalves Dias (declamação de poesias por alunos e uma professora, e a apresentação do samba enredo da Mangueira). 

O resultado foi, como sempre, além do esperado pois, além do brilho da magnífica apresentação, todos (desde o diretor) foram vestidos com a camisa do Projeto “Mil Poemas para Gonçalves Dias”, com uma bela foto de Gonçalves Dias. Detalhes que mostram a dedicação que a EPFA (através de todos os seus segmentos) vem dedicando ao Projeto. Esse belo exemplo me remete ao meu livro TINKUY (e do poeta peruano, Feliciano Mejía, que deu nome ao livro), cujo nome significa “acumulação de forças”, que na língua antiga dos INCAS- significa, de modo geral “Encontro” e ainda o TINKUY é uma das três partes do tempo andino (que é circular e não linear), assim representados: o Paikiki, o Sapo; o Paichakuti, a Serpente e o TINKUY, o Puma, que é o limite de acumulação dessas forças. Assim, neste encontro do Projeto "Mil Poemas para Gonçalves Dias" com a EPFA se produziu uma acumulação de sensibilidades.

__________________________

Brasil, 27 de setembro de 2012

Apoio divulgação:
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 13 anos

Departamento de Divulgação Cultural

Revista Planetária - ArtForum Internacional

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog