A Universidade Planetária do Futuro - Ano III e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos registraram em seus espaços virtuais, a data de 8 de setembro de 2012, dia do aniversário dos 400 anos de São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade.
Foto de um dos casarios coloniais com azulejos portugueses, à Rua do Sol, no centro de São Luís.
(Foto por Ana Felix Garjan)
Nossa homenagem aos grandes nomes da literatura, poesia, música, teatro, das diversas manifestações culturais, e aos que trabalham em prol de um mundo melhor, na única capital brasileira fundada por franceses, em 1612. O fundadores foram os comandantes marítmos que vieram das cidades de Saint Malo e Cancale ( França), e se encantaram pela grande ilha de Upaon - Açu, como era batizada por seus indígenas.
Que São Luís seja mais justa e feliz para seus cidadãos de todas as classes, etnias, culturas e artes dessa ilha cantada por seus poetas, músicos, escritores, artistas; Que haja especial zelo à Educação e ao seu maior patrimônio: As Pessoas e A Cidade.
Que seus futuros descendentes saibam cuidar e preservar o meio ambiente e ecologia social de São Luís, pois como é uma ilha do meio norte do Brasil, também está no mapa das regiões do litoral que sofrem com problemas climáticos.
A Praça Gonçalves Dias é uma homenagem ao poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias. Nela está localizado um belo quarteirão de casarios coloniais em estilo português, e ao final da praça está a Igreja dos Remédios, um prédio de linha arquitetônica em estilo gótico. Ao centro da praça está erguido um obelisco de mármore, com a estátua do poeta.
Antônio Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1823 d. C. Já doente embarca no Haver, no navio Ville de Boulogne em 3 de novembro de 1864, e morre no naufrágio do navio, na mesma data. Em 13 de novembro de 1864 d. C foi enterrado na cidade de Guimarães, MA.
No outro lado do "meio quarteirão", em frente à praça do peota está localizado o prédio "Palácio Cristo Rei", onde funcionava a reitoria da Universidade Federal do Maranhão. Desde 1993, funciona o Memorial Cristo Rei, onde estão guardados e preservados objetos e documentos dos ex-reitores e de departamentos acadêmicos. No Memorial Cristo Rei / Palácio Cristo Rei são promovidos eventos da UFMA e de algumas instituições, relacionados com a história, arte e cultura acadêmica abertos à sociedade maranhense.
Foto antiga do Palácio Cristo Rei, situado à Praça Gonçalves Dias, em São Luís.,
O "Memorial Cristo Rei" foi instituído pela UFMA, através de projeto apresentado pelo então reitor Prof. Dr. Aldy Mello de Araújo, que com sua visão humanista possibilitou que a Universidade Federal do Maranhão e São Luís sejam guardiões de uma parte do acervo cultural e histórico da cultura acadêmica maranhense.
Em 1996 um grande movimento cultural foi iniciado no Plácio Cristo Rei/UFMA, através de dois projetos importantes: ArtForum Internacional - São Luís e Associados e a Galeria e Salão Cultural Gonçalves Dias, cujos projetos foram idealizados e coordenados por Ana Maria Felix Garjan, através de portaria do Reitor Aldy Mello, na época,
A importante exposição "Tempo" I e Tempo II, no Palácio Cristo Rei, foi organizada pela coordenação desses projetos e por uma comissão de curadores convidados, como a Profa. Imair Baptista Pedrosa ( São Luis ), a Profa. Luciana Menezes ( Belo Horizonte ), o Prof. Valdir Jagmim ( Brasília), o Pintor maranhense mestre Ambrósio Amorim, a artista plástica Sandra Roseli Bertotti ( Porto Alegre), e por uma comissão de professores do Curso de Educação Artística da UFMA: Profa. Luciana Menezes, Prof, João Lobato e Prof. Marcelo.
As exposições de caráter internacional tiveram como objetivo maior homenagear os 384 anos de São Luís, oportunidade em que houve a maior reunião de artistas e obras expostas no Palácio e Memorial Cristo Rei, da Universidade Federal do Maranhão, no período de agosto a dezembro de 1996 - Séc. XX, um ano antes de São Luís ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, em dezembro de 1997.
Esse foi um dos mais importantes marcos da atuação do Projeto "Artforum Internacional - São Luís e Associados, e do Projeto "Galeria e Salão Cultural Gonçalves Dias", ambos coordenados por Ana Maria Felix, através de portaria do então reitor Prof. Dr. Aldy Mello de Araújo.
Nos registros culturais da UFMA e de São Luís, esses dois projetos conseguiram desenvolver interação positiva dos cursos acadêmicos com diversos grupos culturais e artísticos de São Luís, de outras cidades maranhenses, bem como artistas de outros estados e países, através do NEAL - Núcleo de Estudos da América Latina/UFMA.
Foi a partir desses dois projetos culturais acima citados, que nasceu o Projeto "Bienais de Arte do Maranhão", e as duas primeiras foram idealizadas e coordenadas por Ana Maria Felix Garjan, através do Grupo ArtForum Internacional - São Luís e Associados, com o apoio do Grupo ARTFORUM Brasil XXI - sociedade sem fins lucrativos.
São Luís é capital do Maranhão e deve preservar a memória cultural e artística de seus filhos e cidadãos que trabalharam e trabalham em prol de seu desenvolvimento cultural-humanista.
....................................................................
Brasil, 09 de setembro de 2012
Universidade Planetária do Futuro - Ano III
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Homenagem a São Luís - 400 anos:
ARTFORUM SÃO LUÍS 400
Projeto
Universidade "Telhados do Mundo" - São Luís
Coordenação/edição: Ana Felix Garjan
Blog em homenagem a São Luís 4 Séculos