* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

segunda-feira, 18 de março de 2013

Simpósio reuniu pesquisadores do Japão e do Brasil em Tóquio


A Universidade Planetária do Futuro divulga matéria da Agência FAPESP sobre simpósio que reuniu pesquisadores do Japão e do Brasil, em Tóquio, nos dias 15 e 16 de março de 2013.



 


Simpósio reúne pesquisadores do Japão e do Brasil em Tóquio

18/03/2013
Por Heitor Shimizu e Elton Alisson, de Tóquio
Agência FAPESP – Pesquisadores brasileiros e japoneses reuniram-se em Tóquio entre os dias 15 e 16 de março para as atividades do Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica, organizado pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS) e pela FAPESP.

“A cooperação com o Japão é particularmente relevante para a FAPESP”, afirmou Celso Lafer, presidente da Fundação, na abertura do evento. “O Japão é um país respeitado imensamente pela FAPESP e pela comunidade científica do Estado de São Paulo por sua capacidade de pesquisa científica e tecnológica, elemento fundamental para a exploração de novas formas de superar com sucesso os desafios para um desenvolvimento global balanceado e sustentável.”

A importância do estreitamento ainda maior da histórica boa relação entre o Japão e o Brasil, país que recebeu a maior leva de emigrantes japoneses, também foi salientada por Yuichiro Anzai, presidente da JSPS.

“Espero que esse simpósio, que temos a satisfação de organizar, possa contribuir para ampliar a colaboração entre os dois países na área de ciência. A JSPS considera crucial a realização de parcerias internacionais em pesquisa e, para nós, a colaboração com a FAPESP é parte importante nesse processo de intercâmbio”, disse Anzai.

O presidente da FAPESP mencionou que a Fundação, nos últimos 20 anos, apoiou mais de 660 iniciativas em pesquisas relacionadas ao Japão em todas as áreas do conhecimento, tais como encontros científicos, auxílios para pesquisadores do Estado de São Paulo poderem trabalhar em parceria com colegas japoneses, apoio a pesquisadores japoneses que se deslocaram ao Estado de São Paulo para a realização de pesquisas colaborativas e ainda na forma de apoio à publicação de muitos livros sobre história, economia, engenharia, artes, ciências políticas e antropologia relacionados à cultura japonesa.

“Como ministro das Relações Exteriores do Brasil em 1992 – e novamente de 2001 a 2002 –, e agora com a missão de presidir a FAPESP, estou convencido de que a cooperação científica é um dos elementos que promovem a compreensão baseada em valores compartilhados. A ciência une e a pesquisa científica é uma maneira de validar o conhecimento entre as pessoas e uma forma de ampliar as boas relações bilaterais, tais como as que existem entre as sociedades brasileiras e japonesas”, afirmou Lafer.

A cerimônia de abertura do simpósio, que teve apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio, também contou com a presença do embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão e do presidente da Universidade Rikkyo, Tomoya Yoshioka.

Exposição Brazilian Nature
Na quinta-feira (14/03), foi aberta a exposição Brazilian Nature no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Tóquio.

Resultado de uma parceria entre a FAPESP e o Museu Botânico de Berlim, a exposição mostra o trabalho de documentação do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868) na obra Flora brasiliensis, que 172 anos depois da publicação de seu primeiro volume permanece o mais completo levantamento da flora brasileira.

O trabalho do naturalista deu origem também ao projeto “Flora Brasiliensis On-line e Revisitada”, que inclui a atualização da nomenclatura utilizada no trabalho original de Martius, além de informações e ilustrações recentes sobre espécies descritas depois de sua publicação.

A exposição apresenta ainda uma comparação das imagens produzidas no século 19 com fotografias atuais de plantas e biomas e retrata alguns dos resultados de pesquisas realizadas no âmbito do projeto Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e do programa BIOTA-FAPESP, que há 13 anos desenvolve pesquisas para caracterização, conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade.

“O BIOTA é um exemplo dos mais interessantes da relação entre a ampliação do conhecimento e a sua aplicação. O programa não só elevou o domínio do conhecimento da biodiversidade de São Paulo como serviu depois como indicação para formulação de políticas públicas estaduais. É um exemplo bem-sucedido de como a ampliação do conhecimento aumentou o domínio da sociedade paulista sobre seus destinos e seus recursos ”, afirmou Celso Lafer, presidente da FAPESP, na cerimônia de abertura da exposição para convidados.

O Japão é o quinto país a receber a mostra, que já foi apresentada na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Espanha. A exposição pode ser visitada no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Tóquio até o dia 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

A mostra faz parte da programação de atividades promovidas no âmbito do Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica. “Esse evento que realizamos em Tóquio é parte do esforço de internacionalização da FAPESP, de modo a propiciar um trabalho conjunto entre pesquisadores do Brasil e de outros países”, afirmou Lafer.

O embaixador do Brasil em Tóquio, Marcos Galvão, disse que, além de cuidar dos interesses da comunidade brasileira no Japão, há duas prioridades na relação da missão diplomática brasileira no país oriental. A primeira são os investimentos e a segunda, ciência e tecnologia.

“O Japão tem sido há décadas um parceiro importante no desenvolvimento do Brasil, e a visita da delegação da FAPESP a Tóquio, com o simpósio e a exposição Brazilian Nature, abre uma importante avenida para a consolidação e o fortalecimento da relação entre os dois países”, afirmou.

......................................................................

Brasil, 18 de março de 2013

Universidade Planetária do Futuro - Ano IV
Centro de Ciências do Meio Ambiente
Centro de Ciências Sociais


Departamento de Divulgação Cultural e Científica
Coordenação: Ana Felix Garjan
anafelixgarjan@gmail.com
 

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog