7º Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade
A Universidade Planetária do Futuro divulga matéria da Agência FAPESP sobre o 7º Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade.
19/03/2013
Agência FAPESP – Especialistas estrangeiros e brasileiros participarão do 7º Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade, que ocorre entre 3 e 6 de junho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
A conferência de abertura ficará a cargo de Gert Biesta (University of Stirling, do Reino Unido). Das mesas-redondas participarão palestrantes como Jean Luc Rinaudo (Universidade de Rouen, da França), Nelly Stromquist (Universidade de Maryland, dos Estados Unidos) e Olga Grau Duhart (Universidade do Chile).
O prazo para o envio de trabalhos termina no dia 15 de abril. A divulgação dos aprovados será feita até 10 de maio.
Entre os objetivos do evento estão os de compreender as relações dos sujeitos com as tecnologias em múltiplas redes educativas, relacionar as transformações atuais com a vida cotidiana e discutir questões éticas e estéticas que se colocam nas relações cotidianas e nas diferentes redes educativas.
Mais informações:
http://seminarioredes.com.br/#
...................................................................................
Brasil, 19 de março de 2013
Universidade Planetária do Futuro - Ano IV
.
Centro de Ciências Sociais
Diretora:
Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar
.
Departamento de Divulgação Cultural e Científica
Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro
Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.