* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como conseguir o equilíbrio interno em sintonia com o ambiente externo?

RH COM BR
___________
Como conseguir o equilíbrio interno em sintonia com o ambiente externo?

Professor Néocles Costa Carvalho


Por Élida Bezerra
RH


Em qualquer área de atuação, manter bom relacionamento é essencial o equilíbrio emocional. Melhorar o desempenho dos profissionais no ambiente de trabalho, criar maior sinergia entre as pessoas, as empresas passaram a dar atenção especial às atividades relacionadas às equipes. Hoje, o trabalhador que aprendeu a conviver bem com os seus pares tem um grande diferencial competitivo. Isso, vale ressaltar, exige uma mudança comportamental.

Para o analista e criador da Academia Agir, professor Néocles Costa Carvalho, é indispensável que as empresas invistam em ações que melhore a performance da equipe."O capital humano é fator relevante para aumentar a lucratividade do negócio".

Ele afirma: "gente feliz aumenta a produtividade, produz mais, com agilidade e maior qualidade." Em entrevista ao RH.com.br, o professor Néocles Costa de Carvalho apresenta a Equitonia - um neologismo que integra o Equilíbrio interno do ser humano e a sintonia com o ambiente externo, que nesse caso corresponde ao ambiente de trabalho. Apontada como uma das melhores ferramentas de gestão de equipes, a Equitonia é uma metodologia que ajuda a desenvolver a conscientização pessoal e profissional dos talentos, das suas inteligências, competências e o potencial inibido a ser desenvolvido, através da compreensão da dinâmica do jeito de ser do indivíduo. Desenvolvemos a metodologia para aproveitar mais os talentos e potencializar as competências em nossos projetos de mudanças nos clientes, visando acelerar o processo através da conscientização e da compreensão, para otimizar o retorno do investimento da empresa no capital humano. Essa metodologia reduz ainda prazos e custos, estimula a automotivação e ajuda as pessoas a descobrirem o prazer de participar como agente das mudanças. Todo projeto só tem resultado com a participação e integração efetiva dos agentes.

RH - Qual o principal objetivo dessa metodologia?

NCC - Construir lucro dia a dia com gente feliz. Gente feliz aumenta a produtividade, produz mais, com agilidade e maior qualidade. O capital humano é um fator relevante para aumentar o resultado. A conscientização do profissional é imediata, desencadeando o desejo de ir além do seu dever como profissional e iniciar o processo da dinâmica do envolvimento, o prazer de trabalhar, fazer o que gosta, com gosto e sempre melhor do que já fez anteriormente.

RH - Quais os benefícios dessa ferramenta?

NCC - O principal é resgatar a autoestima e a consciência de que é mais agradável fazer seu trabalho com prazer, é menos cansativo, melhora o clima na equipe, reduz atritos, disputas e conflitos, facilita a gestão e melhora a performance das áreas. Aprender a somar as diferenças, superar as divergências e construir as convergências com foco no resultado. A Equitonia integra objetivos, interesses e expectativas, sintonizando o desafio da missão, com sincronia nos processos e sinergia na ação, evolui a produtividade da equipe, sempre indo além em sua performance.

RH - Qual a importância da Equitonia para o meio organizacional?

NCC - Diria que é indispensável para a empresa moderna, que tem um bom dirigente pragmático, consciente de que os agentes fazem acontecer o lucro ou prejuízo. Quando fazemos o primeiro laboratório de conscientização dos agentes e dos gestores, o ambiente mudou no dia seguinte e a melhoria do clima é perceptível nas expressões, as pessoas deixam de ser reagentes, pacientes, e assumem o papel de "agentes".

RH - Que vantagens as empresas têm ao investir na Equitonia?

NCC - De imediato, porque o investimento é muito baixo, já que os colaboradores são os agentes das mudanças, reduzindo as horas dos analistas da Equitonia, e também o retorno é rápido e quantificável, através da melhoria na performance das equipes. Na conscientização da missão e dos objetivos, produzir o resultado é o desafio de toda a equipe. A compreensão de que o lucro é construído diariamente com sinergia. Ninguém pode ter sucesso sozinho, é indispensável cada um fazer bem sua parte. Como dizemos, implementar a Equitonia é barato, porque o resultado é muito alto...

RH - Na prática, como essa ferramenta pode ser utilizada nas empresas?

NCC - Através da "oxigenação" dos profissionais e da adoção de um modelo de gestão adequado, sem interferir na estrutura organizacional, hierárquica e operacional, apenas algumas horas por semana, usando o tempo ocioso de "ocupação". O processo de oxigenação é rápido, pragmático e progressivo, já que são usadas técnicas modernas de evidenciação, sem críticas; instiga a inteligência e o que cada um tem de bom. Estimula a vontade de aproveitar o seu potencial para se desenvolver e ser feliz. Quando a pessoa conscientiza-se que sempre pode ir além, que só depende dela a mudança é imediata e sustentável, pela percepção e pelos reconhecimentos. Sempre digo: é consertar o avião em pleno voo, sem interferir na trajetória dos negócios, agregando valor ao resultado obtido através das melhorias introduzidas.

RH - De que forma a área de Recursos Humanos pode contribuir para que os profissionais alcancem o "equilíbrio interno em sintonia com o ambiente externo"?

NCC - Adotando o Equitograma como ferramenta para identificar o jeito de ser de cada pessoa e sua dinâmica única. São mais de mil dinâmicas possíveis, sem tipificar. São três níveis: dinâmica individual essencial; dinâmica pessoal e social; e o nível dinâmica profissional na gestão, que proporcionam a conscientização de seus talentos, competências para melhoria contínua e potencial a desenvolver. O Equitograma quantifica e evidencia seu equilíbrio interno e sua sintonia externa. Além disso, recomenda exercícios para: consolidar o talento na carreira desejada, gerar melhorias nas competências e desenvolver e usar o potencial inibido.

RH - A Equitonia influencia a integração dos colaboradores?

NCC - Pela conscientização do seu jeito de ser e aprendizado de como perceber a maneira das pessoas com as quais convive nos seus universos, familiar, social e profissional. Além disso, a Equitonia desenvolve o nível de percepção, ampliando o potencial de compreensão da realidade mutante situacional, para o desenvolvimento através da complementaridade pelas diferenças, e integração das dinâmicas em atuação nas equipes, enfrentam os desafios e percebem que integradas a superação é maior.

RH - Afinal, o que significa equilíbrio interno?

NCC - Equilíbrio interno é estabilizar a simetria entre os três fatores mentais abstratos e subjetivos: o emocional e o racional, para assumir uma posição com postura adequada às situações que compõem seu dia a dia e construir a sua maturidade. Este é o pré-requisito para ser uma pessoa P.I.U. - Pessoa Integrada Única, a qual sempre atua confiante em si, que confia primeiro e parece confiável para os outros, sendo transparente, desenvolve o senso de humor, que abre portas com empatia. Deste modo, a sintonia com o ambiente externo estará assegurada nos ambientes.

RH - Que competências são necessárias para alcançar o desejado equilíbrio interno?

NCC - O Equitograma evidencia não só as competências, mas os exercícios específicos que permitirão construir o equilíbrio interno. Porém a própria conscientização das dinâmicas predominantes instiga o "querer" ir além, a vontade de se superar.

RH - O equilíbrio interno depende dos fatores externos?

NCC - Não. Depende da conscientização, da percepção e da compreensão da realidade, pois atua com base nos seus referenciais internos, cultura, educação, religião, entre outros fatores. Entretanto, o ambiente externo é concreto e objetivo, sendo um fator determinante, através dos estímulos e incentivos recebidos, que podem ou não influir para uma mudança de referenciais, no jeito de ser, pensar, sentir, imaginar, absorver e mudar, afinal, todos temos o espírito de imitação e somos gregários por instinto.

RH - Que conselhos o Sr. daria a quem busca o tão desejado equilíbrio interno em sintonia com o ambiente externo?

NCC - Antes de tudo fazer o exercício do Equitograma, o qual está na internet, para quem desejar. É simples, rápido e pragmático, pois você recebe no ato a identificação do seu jeito de ser e sua dinâmica única, e mais todas as informações para ir além.

WWW.RG.COM.BR

Coordenador AGIR
11-3079-9116

http://academiaagir.wordpress.com/
http://equitonia.wordpress.com/
http://www.academiaagir.com.br/
www.twitter.com/academiaagiros


Brasil, 7 de junho de 2010

Entrevista RH. COM. BR.
Professor Néocles Costa Carvalho
Consultor de Honra dos Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO

UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO
artforum.universidadeplanetaria@gmail.com
http://projetouniversidadeplanetaria.blogspot.com/

Matéria postada por Ana Felix Garjan




     Grupos Artforum Brasil
          UNIFUTURO
artforum.universidadeplanetaria@gmail.com

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog