___________
Como conseguir o equilíbrio interno em sintonia com o ambiente externo?
Por Élida Bezerra
RH
Em qualquer área de atuação, manter bom relacionamento é essencial o equilíbrio emocional. Melhorar o desempenho dos profissionais no ambiente de trabalho, criar maior sinergia entre as pessoas, as empresas passaram a dar atenção especial às atividades relacionadas às equipes. Hoje, o trabalhador que aprendeu a conviver bem com os seus pares tem um grande diferencial competitivo. Isso, vale ressaltar, exige uma mudança comportamental.
Para o analista e criador da Academia Agir, professor Néocles Costa Carvalho, é indispensável que as empresas invistam em ações que melhore a performance da equipe."O capital humano é fator relevante para aumentar a lucratividade do negócio".
Ele afirma: "gente feliz aumenta a produtividade, produz mais, com agilidade e maior qualidade." Em entrevista ao RH.com.br, o professor Néocles Costa de Carvalho apresenta a Equitonia - um neologismo que integra o Equilíbrio interno do ser humano e a sintonia com o ambiente externo, que nesse caso corresponde ao ambiente de trabalho. Apontada como uma das melhores ferramentas de gestão de equipes, a Equitonia é uma metodologia que ajuda a desenvolver a conscientização pessoal e profissional dos talentos, das suas inteligências, competências e o potencial inibido a ser desenvolvido, através da compreensão da dinâmica do jeito de ser do indivíduo. Desenvolvemos a metodologia para aproveitar mais os talentos e potencializar as competências em nossos projetos de mudanças nos clientes, visando acelerar o processo através da conscientização e da compreensão, para otimizar o retorno do investimento da empresa no capital humano. Essa metodologia reduz ainda prazos e custos, estimula a automotivação e ajuda as pessoas a descobrirem o prazer de participar como agente das mudanças. Todo projeto só tem resultado com a participação e integração efetiva dos agentes.
RH - Qual o principal objetivo dessa metodologia?
NCC - Construir lucro dia a dia com gente feliz. Gente feliz aumenta a produtividade, produz mais, com agilidade e maior qualidade. O capital humano é um fator relevante para aumentar o resultado. A conscientização do profissional é imediata, desencadeando o desejo de ir além do seu dever como profissional e iniciar o processo da dinâmica do envolvimento, o prazer de trabalhar, fazer o que gosta, com gosto e sempre melhor do que já fez anteriormente.
RH - Quais os benefícios dessa ferramenta?
NCC - O principal é resgatar a autoestima e a consciência de que é mais agradável fazer seu trabalho com prazer, é menos cansativo, melhora o clima na equipe, reduz atritos, disputas e conflitos, facilita a gestão e melhora a performance das áreas. Aprender a somar as diferenças, superar as divergências e construir as convergências com foco no resultado. A Equitonia integra objetivos, interesses e expectativas, sintonizando o desafio da missão, com sincronia nos processos e sinergia na ação, evolui a produtividade da equipe, sempre indo além em sua performance.
RH - Qual a importância da Equitonia para o meio organizacional?
NCC - Diria que é indispensável para a empresa moderna, que tem um bom dirigente pragmático, consciente de que os agentes fazem acontecer o lucro ou prejuízo. Quando fazemos o primeiro laboratório de conscientização dos agentes e dos gestores, o ambiente mudou no dia seguinte e a melhoria do clima é perceptível nas expressões, as pessoas deixam de ser reagentes, pacientes, e assumem o papel de "agentes".
RH - Que vantagens as empresas têm ao investir na Equitonia?
NCC - De imediato, porque o investimento é muito baixo, já que os colaboradores são os agentes das mudanças, reduzindo as horas dos analistas da Equitonia, e também o retorno é rápido e quantificável, através da melhoria na performance das equipes. Na conscientização da missão e dos objetivos, produzir o resultado é o desafio de toda a equipe. A compreensão de que o lucro é construído diariamente com sinergia. Ninguém pode ter sucesso sozinho, é indispensável cada um fazer bem sua parte. Como dizemos, implementar a Equitonia é barato, porque o resultado é muito alto...
RH - Na prática, como essa ferramenta pode ser utilizada nas empresas?
NCC - Através da "oxigenação" dos profissionais e da adoção de um modelo de gestão adequado, sem interferir na estrutura organizacional, hierárquica e operacional, apenas algumas horas por semana, usando o tempo ocioso de "ocupação". O processo de oxigenação é rápido, pragmático e progressivo, já que são usadas técnicas modernas de evidenciação, sem críticas; instiga a inteligência e o que cada um tem de bom. Estimula a vontade de aproveitar o seu potencial para se desenvolver e ser feliz. Quando a pessoa conscientiza-se que sempre pode ir além, que só depende dela a mudança é imediata e sustentável, pela percepção e pelos reconhecimentos. Sempre digo: é consertar o avião em pleno voo, sem interferir na trajetória dos negócios, agregando valor ao resultado obtido através das melhorias introduzidas.
RH - De que forma a área de Recursos Humanos pode contribuir para que os profissionais alcancem o "equilíbrio interno em sintonia com o ambiente externo"?
NCC - Adotando o Equitograma como ferramenta para identificar o jeito de ser de cada pessoa e sua dinâmica única. São mais de mil dinâmicas possíveis, sem tipificar. São três níveis: dinâmica individual essencial; dinâmica pessoal e social; e o nível dinâmica profissional na gestão, que proporcionam a conscientização de seus talentos, competências para melhoria contínua e potencial a desenvolver. O Equitograma quantifica e evidencia seu equilíbrio interno e sua sintonia externa. Além disso, recomenda exercícios para: consolidar o talento na carreira desejada, gerar melhorias nas competências e desenvolver e usar o potencial inibido.
RH - A Equitonia influencia a integração dos colaboradores?
NCC - Pela conscientização do seu jeito de ser e aprendizado de como perceber a maneira das pessoas com as quais convive nos seus universos, familiar, social e profissional. Além disso, a Equitonia desenvolve o nível de percepção, ampliando o potencial de compreensão da realidade mutante situacional, para o desenvolvimento através da complementaridade pelas diferenças, e integração das dinâmicas em atuação nas equipes, enfrentam os desafios e percebem que integradas a superação é maior.
RH - Afinal, o que significa equilíbrio interno?
NCC - Equilíbrio interno é estabilizar a simetria entre os três fatores mentais abstratos e subjetivos: o emocional e o racional, para assumir uma posição com postura adequada às situações que compõem seu dia a dia e construir a sua maturidade. Este é o pré-requisito para ser uma pessoa P.I.U. - Pessoa Integrada Única, a qual sempre atua confiante em si, que confia primeiro e parece confiável para os outros, sendo transparente, desenvolve o senso de humor, que abre portas com empatia. Deste modo, a sintonia com o ambiente externo estará assegurada nos ambientes.
RH - Que competências são necessárias para alcançar o desejado equilíbrio interno?
NCC - O Equitograma evidencia não só as competências, mas os exercícios específicos que permitirão construir o equilíbrio interno. Porém a própria conscientização das dinâmicas predominantes instiga o "querer" ir além, a vontade de se superar.
RH - O equilíbrio interno depende dos fatores externos?
NCC - Não. Depende da conscientização, da percepção e da compreensão da realidade, pois atua com base nos seus referenciais internos, cultura, educação, religião, entre outros fatores. Entretanto, o ambiente externo é concreto e objetivo, sendo um fator determinante, através dos estímulos e incentivos recebidos, que podem ou não influir para uma mudança de referenciais, no jeito de ser, pensar, sentir, imaginar, absorver e mudar, afinal, todos temos o espírito de imitação e somos gregários por instinto.
RH - Que conselhos o Sr. daria a quem busca o tão desejado equilíbrio interno em sintonia com o ambiente externo?
NCC - Antes de tudo fazer o exercício do Equitograma, o qual está na internet, para quem desejar. É simples, rápido e pragmático, pois você recebe no ato a identificação do seu jeito de ser e sua dinâmica única, e mais todas as informações para ir além.
WWW.RG.COM.BR
Coordenador AGIR
11-3079-9116
http://academiaagir.wordpress.com/
http://equitonia.wordpress.com/
http://www.academiaagir.com.br/
www.twitter.com/academiaagiros
Brasil, 7 de junho de 2010
Entrevista RH. COM. BR.
Professor Néocles Costa Carvalho
Consultor de Honra dos Grupos Artforum Brasil UNIFUTURO
UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO
artforum.universidadeplanetaria@gmail.com
http://projetouniversidadeplanetaria.blogspot.com/
Matéria postada por Ana Felix Garjan
Grupos Artforum Brasil
UNIFUTURO
artforum.universidadeplanetaria@gmail.com