* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Academia Boituvense de Letras e Artes celebra 2 anos de fundação



A Universidade Planetária do Futuro - Ano II e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos têm a satisfação de registrar no Fórum da UNIFUTURO, a sessão solene da ABLA - Academia Boituvense de Letras e Artes pelos seus dois anos de fundação.

O evento foi realizado hoje à noite, no Plenário da Assembléia Municipal de Boituva-São Paulo, e foi iniciado às 18: 30hs, na data de hoje, 25/11/2011.

A ABLA conta com acadêmicos de cidades brasileiras, e com alguns nomes convidados para participarem da ABLA como Acadêmicos Internacionais, que são escritores, poetas e artistas plásticos de Portugal, uma vez que a Sra. Acadêmica  Condessa Adaljiza Marta Machado Cuan, Presidente da ABLA é representante da ALA, de Lisboa. Um intercâmbio especial entre essas academias já está sendo realizado, a partir de parceria cultural entre essas as entidades literárias e artísticas.


Programação dos dois anos da ABLA

 Hoje, dia 25 de novembro de 2011, a Academia Boituvense de Letras e Artes reuniu confrades e confreiras, para celebrar os dois anos de fundação dessa academia que se destaca entre outras, por congregar poetas, escritores, artistas plásticos, jornalistas, pesquisadores, e alguns representantes de organizações sem fins lucrativos, além de profissionais de diversas áreas da sociedade cultural brasileira e internacional.

O Evento Acadêmico da ABLA foi iniciado às 19:30, no Plenário da Câmara Municipal de Boituva, à Rua Vereador Olímpio de Barros, nº 10. Após a solenidade houve um Jantar de Confraternização a partir das 21:30h, na sede do Rotary Club de Boituva, à Rua Mario Grosso, nº 366 - Jardim Oreana - Boituva. Durante o Jantar Comemorativo houve o lançamento do livro "Cristal de Letras e Artes", além de uma programação especial nessa noite.


Homenagem à ABLA
Academia Boituvense de Letras e Artes


Sobre a atual Diretoria da BLA
Na data de 2 de setembro deste ano, foi realizada a sessão solene de posse da nova diretoria da ABLA e de novos acadêmicos. Como Presidente da Academia Boituvense de Letras e Artes -ABLA  foi empossada a Senhora Adaljiza Cuan, como Vice-Presidente o Senhor Ronaldo Silva, como Tesoureira, a Senhora Jacira Camargo e como Secretária a Senhora Cláudia Barrros.

Os novos acadêmicos foram empossados na noite de 2 de setembro de 2011, às 19:00h, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Boituva - SP.

O livro Cristal de Letras e Artes foi lançado na noite de hoje, no jantar comemorativo dos 2 anos da ABLA, realizado no Rotary Club de Boituva.

Nessa oportunidade houve o encontro de poetas, escritores, artistas plásticos e convidados especiais da Senhora Adaljiza Cuan, idealizadora dos projetos literários e artísticos CRISTAL.

Congratulações aos coautores da 2ª antologia idealizada por Adaljiza Cuan.


Site da Academia Boituvense de Letras e Artes


Slides dos Acadêmicos da ABLA:

.http://www.slide.com/r/kmDwotsu2z_Ts9wLWwKuACqODp8S8tg7?previous_view=TICKER&previous_action=TICKER_ITEM_CLICK&ciid=2377900603803004735


Como nasceu a ABLA

Academia Boituvense de Letras e Artes


Em 20 de novembro de 2009, estiveram reunidas pessoas interessadas em falar de arte, literatura, cultura e exposições de artes plásticas. Elas estiveram conversando na sala de reuniões do antigo endereço da biblioteca pública da cidade de Boituva - São Paulo. Entre eles estava o Senhor José Eduardo dos Santos, que propôs que se realizasse uma 1ª assembléia para a organização de uma entidade inspirada em moldes acadêmicos, que viesse a congregar artistas da região. Nessa oportunidade foi formulado um estatuto e um regimento interno provisório para que houvesse um norteamento, objetivando a organização da entidade que ficou denominada "Associação Boituvenses de Letras de Artes.

Foi instituida uma diretoria provisória, eleita pelos presentes.

Presidente - Jose Eduardo dos Santos, 1º Vice - presidente - Luiz Gonzaga de Camargo, 2º Vice - Luiz Eustaquio Gianotti, 1ª  Secretaria  - Zelinda Brasil, 2º Secretaria - Mayra Franco, 1ª Tesoureira - Zezinha de Fátima Brasil dos Santos, 2ª Tesoureira - Jacira Vieira Camargo

Esta diretoria provisória foi assim denominada pelo tempo que fosse necessário fazer substituições em todos os cargos conforme as necessidades e disponibilidade de cada integrante

Os membros da associação começaram a promover eventos mensais para que poetas e artistas de Boituva pudessem apresentar seus dons artísticos.
Quando a chamada associação começou a crescer de modo intenso, o presidente pleiteou junto à diretoria a transformação da associação para academia, mantendo as mesmas letras sigla (ABLA). Após pesquisa os associados chegaram a um consenso para que houvesse o registro dos estatutos e do regimento interno, conforme o art 57 do código civil.

Assim, em data regulamentada em Brasília, conforme certificado de personalidade jurídica nos termos do artigo 44 e 46 do Código Civil Brasileiro e na forma dos artigos 114ª e 121 da lei nº 6.015 de 31/12/1973 , e conforme o registro sob n º 114, no cartório de registro civil de Boituva, foi declarada a oficialização da ABLA - Academia Boituvense de Letras e Artes.

Em 26/10/2010 foram empossados os Sócios Fundadores:

José Eduardo dos Santos, Adaljiza Marta Machado Cuan, Zezinha de Fátima Brasil Santos, Jacira Vieira Camargo, Maria Eugênia L. Soares, Noêmia Genaro Nunes de Souza, Sonia Maria Schoen, Luiz Gonzaga de Camargo, Bernadete Antunes Pádua Fleury, Mayra Franco, Pontes de Araújo, Leila Graciete Blanco, Ronaldo Barbosa da Silva, Lorena Queiroz Marques, Natália Leite Soares, Marcio Luis Soares, Lucas de Camargo, Luis Eustáquio Gianotti, José Geremias Dalmazzo, Henderson Barbosa de Castilho, Nelson Eduardo dos Santos.

A Diretoria eleita oara a Academia Boituvense de Letras e Artes - ABLA, foi cosntituída pelos membros:
José Eduardo dos Santos (Presidente), Adaljiza Marta Machado Cuan (Vice presidente ), Zezinha de Fátima Brasil Santos (Secretaria), Jacira Vieira de Camargo (Tesoureira).

Em 28 de fevereiro de 2011, houve a celebração de um Protocolo de Cooperação ente a 1ª Academia de Letras e Artes (ALA) com a Academia Boituvense de Letras e Artes (ABLA).

A ALA tem sede na Avenida da Castelhana, nº 13, Monte Estoril - Portugal. No ato do Protocolo foi representada pelo seu Presidente, Professor Doutor António de Sousa Lara, e a Academia Boituvense de Letras e Artes, tem sede na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil, e no ato foi representada pela
Vice-presidente e membro vitalício, na época, a Acadêmica Condessa Adaljiza Marta Machado Cuan.

O protocolo foi considerado importante, uma vez que ambas as entidades pretendem:
a) Difundir, incrementar e consolidar os laços de colaboração nos domínios das respectivas áreas acadêmicas e artísticas, bem como a pesquisa e estudo das ciências, da História e do patrimônio cultural comum aos nossos dois países; b) Desenvolver e fortalecer os sentimentos de amizade e cooperação que aproximam e unem Brasileiros e Portugueses; c) Intercambiar trabalhos literários, científicos e artísticos, nos respectivos domínios de atuação, com vista ao desenvolvimento e valorização do espólio comum e específico das nossas Nações;

O Protocolo de Cooperação constante das cláusulas seguintes:

1ª A ALA – Academia de Letras e Artes e a Academia Boituvense de Letras e Artes, declaram-se entidades associadas e designarão cadeiras especiais destinadas a homenagear académicos dos seus respectivos quadros.

2ª O preenchimento dessas cadeiras especiais será feito de acordo com os Estatutos e Regulamentos de cada uma das Academias.
3ª Em qualquer das situações, o processo de escolha e aceitação deverá ser sempre instruído com o “Curriculum Vitae” do candidato.

4ª Ambas as entidades comprometem-se a promover e a divulgar as produções literárias e artísticas dos seus associados.

5ª No âmbito deste protocolo, realizar-se-ão estudos e pesquisas que enriquecem o patrimônio cultural comum de Portugal e do Brasil.

6ª Pretende-se incentivar a realização de ciclos de estudos sobre as culturas penínsulares, sua influência no desenvolvimento cultural de cada País, e particularmente nos países de expressão portuguesa.

7ª Organizar-se-ão programas de ação diversa em favor dos objectivos deste convênio, nomeadamente de intercâmbio e visitas mútuas, como forma de garantir um inteiro conhecimento das realidades que envolvem a vida acadêmica em cada País.


1. As duas entidades comprometem-se a congregar o apoio dos Poderes Públicos de seus respectivos países para as ações decorrentes do presente protocolo;
2. As duas entidades comprometem-se a permutar reciprocamente as obras publicadas.

9ª O presente protocolo entrará imediatamente em vigor e tem a vigência por tempo indeterminado. Qualquer das partes poderá denunciá-lo, depois de transcorridos 2 (dois) anos da sua vigência, desde que  essa decisão seja comunicada à outra parte com a antecedência mínima de 6 (seis) meses.

10ª Em tudo o mais, e para os objetivos do presente protocolo sejam atingidos serão observadas as disposições estatutárias e regulamentares em vigor, em cada uma das Instituições.
Feito em duplicado no Monte Estoril, Concelho de Cascais, Portugal, assinado pelos Presidentes das Instituições: a) Professor Doutor António de Sousa Lara, Presidente da ALA, a) Condessa Adaljiza Marta Machado Cuan, Vice-Presidente da Academia Boituvense de Letras e Artes.
(Dados pesquisados no site da ABLA)

Congratulações aos membros da Academia Boituvense de Letras e Artes!
Feliz futuro e essa importante entidade cultural e artística!


Brasil 25 de novembro de 2011

Universidade Planetária do Futuro
Departamento de Arte e Cultura
Departamento de Comunicação Social

 Grupos ARTFORUM Brasil XXI


Cultura Humanista-Planetária
Projetos por um mundo melhor

_________________________
Departamento de Divulgação Cultural
Ana Felix Garjan e Grupos

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog