A Universidade Planetária do Futuro - Ano II e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos têm a satisfação de registrar no Fórum da UNIFUTURO, a sessão solene da ABLA - Academia Boituvense de Letras e Artes pelos seus dois anos de fundação.
O evento foi realizado hoje à noite, no Plenário da Assembléia Municipal de Boituva-São Paulo, e foi iniciado às 18: 30hs, na data de hoje, 25/11/2011.
A ABLA conta com acadêmicos de cidades brasileiras, e com alguns nomes convidados para participarem da ABLA como Acadêmicos Internacionais, que são escritores, poetas e artistas plásticos de Portugal, uma vez que a Sra. Acadêmica Condessa Adaljiza Marta Machado Cuan, Presidente da ABLA é representante da ALA, de Lisboa. Um intercâmbio especial entre essas academias já está sendo realizado, a partir de parceria cultural entre essas as entidades literárias e artísticas.
Programação dos dois anos da ABLA
Hoje, dia 25 de novembro de 2011, a Academia Boituvense de Letras e Artes reuniu confrades e confreiras, para celebrar os dois anos de fundação dessa academia que se destaca entre outras, por congregar poetas, escritores, artistas plásticos, jornalistas, pesquisadores, e alguns representantes de organizações sem fins lucrativos, além de profissionais de diversas áreas da sociedade cultural brasileira e internacional.
O Evento Acadêmico da ABLA foi iniciado às 19:30, no Plenário da Câmara Municipal de Boituva, à Rua Vereador Olímpio de Barros, nº 10. Após a solenidade houve um Jantar de Confraternização a partir das 21:30h, na sede do Rotary Club de Boituva, à Rua Mario Grosso, nº 366 - Jardim Oreana - Boituva. Durante o Jantar Comemorativo houve o lançamento do livro "Cristal de Letras e Artes", além de uma programação especial nessa noite.
Homenagem à ABLA
Academia Boituvense de Letras e Artes
Sobre a atual Diretoria da BLA
Os novos acadêmicos foram empossados na noite de 2 de setembro de 2011, às 19:00h, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Boituva - SP.
O livro Cristal de Letras e Artes foi lançado na noite de hoje, no jantar comemorativo dos 2 anos da ABLA, realizado no Rotary Club de Boituva.
Nessa oportunidade houve o encontro de poetas, escritores, artistas plásticos e convidados especiais da Senhora Adaljiza Cuan, idealizadora dos projetos literários e artísticos CRISTAL.
Congratulações aos coautores da 2ª antologia idealizada por Adaljiza Cuan.
Site da Academia Boituvense de Letras e Artes
Slides dos Acadêmicos da ABLA:
Como nasceu a ABLA
Academia Boituvense de Letras e Artes
Em 20 de novembro de 2009, estiveram reunidas pessoas interessadas em falar de arte, literatura, cultura e exposições de artes plásticas. Elas estiveram conversando na sala de reuniões do antigo endereço da biblioteca pública da cidade de Boituva - São Paulo. Entre eles estava o Senhor José Eduardo dos Santos, que propôs que se realizasse uma 1ª assembléia para a organização de uma entidade inspirada em moldes acadêmicos, que viesse a congregar artistas da região. Nessa oportunidade foi formulado um estatuto e um regimento interno provisório para que houvesse um norteamento, objetivando a organização da entidade que ficou denominada "Associação Boituvenses de Letras de Artes.
Foi instituida uma diretoria provisória, eleita pelos presentes.
Presidente - Jose Eduardo dos Santos, 1º Vice - presidente - Luiz Gonzaga de Camargo, 2º Vice - Luiz Eustaquio Gianotti, 1ª Secretaria - Zelinda Brasil, 2º Secretaria - Mayra Franco, 1ª Tesoureira - Zezinha de Fátima Brasil dos Santos, 2ª Tesoureira - Jacira Vieira Camargo
Esta diretoria provisória foi assim denominada pelo tempo que fosse necessário fazer substituições em todos os cargos conforme as necessidades e disponibilidade de cada integrante
Os membros da associação começaram a promover eventos mensais para que poetas e artistas de Boituva pudessem apresentar seus dons artísticos.
Quando a chamada associação começou a crescer de modo intenso, o presidente pleiteou junto à diretoria a transformação da associação para academia, mantendo as mesmas letras sigla (ABLA). Após pesquisa os associados chegaram a um consenso para que houvesse o registro dos estatutos e do regimento interno, conforme o art 57 do código civil.Assim, em data regulamentada em Brasília, conforme certificado de personalidade jurídica nos termos do artigo 44 e 46 do Código Civil Brasileiro e na forma dos artigos 114ª e 121 da lei nº 6.015 de 31/12/1973 , e conforme o registro sob n º 114, no cartório de registro civil de Boituva, foi declarada a oficialização da ABLA - Academia Boituvense de Letras e Artes.
Em 26/10/2010 foram empossados os Sócios Fundadores:
José Eduardo dos Santos, Adaljiza Marta Machado Cuan, Zezinha de Fátima Brasil Santos, Jacira Vieira Camargo, Maria Eugênia L. Soares, Noêmia Genaro Nunes de Souza, Sonia Maria Schoen, Luiz Gonzaga de Camargo, Bernadete Antunes Pádua Fleury, Mayra Franco, Pontes de Araújo, Leila Graciete Blanco, Ronaldo Barbosa da Silva, Lorena Queiroz Marques, Natália Leite Soares, Marcio Luis Soares, Lucas de Camargo, Luis Eustáquio Gianotti, José Geremias Dalmazzo, Henderson Barbosa de Castilho, Nelson Eduardo dos Santos.
A Diretoria eleita oara a Academia Boituvense de Letras e Artes - ABLA, foi cosntituída pelos membros:
José Eduardo dos Santos (Presidente), Adaljiza Marta Machado Cuan (Vice presidente ), Zezinha de Fátima Brasil Santos (Secretaria), Jacira Vieira de Camargo (Tesoureira).
Em 28 de fevereiro de 2011, houve a celebração de um Protocolo de Cooperação ente a 1ª Academia de Letras e Artes (ALA) com a Academia Boituvense de Letras e Artes (ABLA).
A ALA tem sede na Avenida da Castelhana, nº 13, Monte Estoril - Portugal. No ato do Protocolo foi representada pelo seu Presidente, Professor Doutor António de Sousa Lara, e a Academia Boituvense de Letras e Artes, tem sede na cidade de Boituva, Estado de São Paulo, Brasil, e no ato foi representada pela
Vice-presidente e membro vitalício, na época, a Acadêmica Condessa Adaljiza Marta Machado Cuan.
O protocolo foi considerado importante, uma vez que ambas as entidades pretendem:
a) Difundir, incrementar e consolidar os laços de colaboração nos domínios das respectivas áreas acadêmicas e artísticas, bem como a pesquisa e estudo das ciências, da História e do patrimônio cultural comum aos nossos dois países; b) Desenvolver e fortalecer os sentimentos de amizade e cooperação que aproximam e unem Brasileiros e Portugueses; c) Intercambiar trabalhos literários, científicos e artísticos, nos respectivos domínios de atuação, com vista ao desenvolvimento e valorização do espólio comum e específico das nossas Nações;
O Protocolo de Cooperação constante das cláusulas seguintes:
1ª A ALA – Academia de Letras e Artes e a Academia Boituvense de Letras e Artes, declaram-se entidades associadas e designarão cadeiras especiais destinadas a homenagear académicos dos seus respectivos quadros.
2ª O preenchimento dessas cadeiras especiais será feito de acordo com os Estatutos e Regulamentos de cada uma das Academias.
3ª Em qualquer das situações, o processo de escolha e aceitação deverá ser sempre instruído com o “Curriculum Vitae” do candidato.
4ª Ambas as entidades comprometem-se a promover e a divulgar as produções literárias e artísticas dos seus associados.
5ª No âmbito deste protocolo, realizar-se-ão estudos e pesquisas que enriquecem o patrimônio cultural comum de Portugal e do Brasil.
6ª Pretende-se incentivar a realização de ciclos de estudos sobre as culturas penínsulares, sua influência no desenvolvimento cultural de cada País, e particularmente nos países de expressão portuguesa.
7ª Organizar-se-ão programas de ação diversa em favor dos objectivos deste convênio, nomeadamente de intercâmbio e visitas mútuas, como forma de garantir um inteiro conhecimento das realidades que envolvem a vida acadêmica em cada País.
8ª
1. As duas entidades comprometem-se a congregar o apoio dos Poderes Públicos de seus respectivos países para as ações decorrentes do presente protocolo;
2. As duas entidades comprometem-se a permutar reciprocamente as obras publicadas.
9ª O presente protocolo entrará imediatamente em vigor e tem a vigência por tempo indeterminado. Qualquer das partes poderá denunciá-lo, depois de transcorridos 2 (dois) anos da sua vigência, desde que essa decisão seja comunicada à outra parte com a antecedência mínima de 6 (seis) meses.
10ª Em tudo o mais, e para os objetivos do presente protocolo sejam atingidos serão observadas as disposições estatutárias e regulamentares em vigor, em cada uma das Instituições.
Feito em duplicado no Monte Estoril, Concelho de Cascais, Portugal, assinado pelos Presidentes das Instituições: a) Professor Doutor António de Sousa Lara, Presidente da ALA, a) Condessa Adaljiza Marta Machado Cuan, Vice-Presidente da Academia Boituvense de Letras e Artes.
(Dados pesquisados no site da ABLA)
Congratulações aos membros da Academia Boituvense de Letras e Artes!
Feliz futuro e essa importante entidade cultural e artística!
Brasil 25 de novembro de 2011
Universidade Planetária do Futuro
Departamento de Arte e Cultura
Departamento de Comunicação Social
Grupos ARTFORUM Brasil XXI
Cultura Humanista-Planetária
Projetos por um mundo melhor
_________________________
Departamento de Divulgação Cultural
Ana Felix Garjan e Grupos