Homenagem ao
Dia Nacional da Consciência Negra
Consciência Negra
Por Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), 2011 foi considerado o Ano Internacional dos Afrodescentes.
Hoje, dia 20 de novembro, é o Dia Nacional da Consciência Negra.
Entre as diversas propostas, projetos e leis no Brasil em prol da pessoa negra, houve a celebração do AfroXXI - Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, que foi realizado em Salvador, de 16 a 19 de novembro (ontem).
Esse importante evento propiciou a ampliação dos diálogos e relações institucionais entre entidades civis, governos e representações de países sul-americanos, caribenhos, africanos e íbero-americanos, para grandes debates sobre a realidade atual desses povos, suas etnias, culturas e formas de expressão política, diante da necessidade da conquista de efetivas, eficazes e eficienets políticas públicas e maior acesso aos diretos dos cidadãos afrodescendentes, bem como ao acesso mais ampliado à educação de qualidade, ao conhecimento, às participações nos diversos setores da sociedade brasileira, nas gestões e governos.
O Mês de Novembro é dedicado às manifestações e celebrações relativas à Consciência Negra, no Brasil, através das instituições, grupos, entidades civis e movimentos em prol da igualdade de condições de vida, educação, saúde, moradia, políticas sociais, mercado de trabalho e melhores condições de vida
aos afrobrasileiros. Nesse mês de novembro, e hoje, Dia Nacional da Consciência Negra estão sendo realizados em todos os estados uma grande programação cultural e artística para marcar essa importante data.
O Movimento Negro tem tido papel importantíssimo no Brasil para sensibilizar e mobilizar os brasileiros de todas as classes sociais, organizações e instituições, para o valor da participação da pessoa negra nos diversos setores da sociedade brasileira.
O dia de hoje tem como marco importante o dia da morte de Zumbi. O dia 20 de novembro tem como força e significado a própria história que consagrou Zumbi dos Palmares como marco da luta dos negros por seus direitos, ao longo dos tempos.
Os diversos fóruns, debates, manifestações culturais e eventos multiculturais foram realizados para registrar o Ano Internacional dos Afrodescendentes e para conquistar novos espaços em prol da inserção da pessoa negra, nos diversos setores e espaços culturais da sociedade.
A cada ano um maior número de entidades da sociedade civil e de setores do governo brasileiro, têm sido mais eficientes, quanto a novas propostas, projetos e leis de grande relevância, diante da realidade das brasileiras e brasileiros afrodescendentes.
A partir desse mês de novembro, com os novos dados oficiais do IBGE, nas diversas áreas da sociedade, como: trabalho, educação, segurança, saúde, moradia, direitos da mulher, etc, a população brasileira se encontra com novo perfil social, e amplamente representada pelos afrodescendentes.
Em 1970 surgiram muitos movimentos sociais contra o racismo no nosso país. E o dia 20 de novembro ficou marcado como o dia de homenagem a Zumbi, que foi símbolo da resistência negra no Brasil. Como todos sabem, Zumbi foi morto em uma emboscada, após ataques violentos ao Quilombo de Palmares, em 1695, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi é considerado um dos importantes "Heróis da Pátria".
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Brasileiro vem desenvolvendo novas propostas e ações em prol da promoção da igualdade racial, em diversas áreas da sociedade.
Essa importante secretaria está sob a responsabilidade da Ministra de Estado Dra. Luiza Bairros.
Brasil, 20 de novembro de 2011
Universidade Planetária do Futuro
Cultura Humanista-Planetária
.
Centro de Ciências Humanas
Centro de Ciências Sociais
Departamento de Assuntos Étnico-Culturais
Departamento de Comunicação Social
e Divulgação Cultural
Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 12 anos
Arte e cultura por um mundo melhor
Edição e Divulgação:
Ana Felix Garjan e Grupos
Ana Felix Garjan e Grupos
_______________________