Trajetória de arte, cultura, ecologia
projetos multiculturais e futuro.
projetos multiculturais e futuro.
Grupos Artforum Brasil XXI - 11 anos
Universidade Planetária do Futuro - Ano I
Brasil, 17 de setembro de 2010
O tempo conta. O Tempo encanta. A arte transforma.
Por Ana Felix Garjan, 17/09/2010
A história é mãe de todas as artes. E nós dos Grupos Artforum Brasil temos a honra de termos idealizado o Projeto Bienais de Artes Visuais XXI, que resultou na Primeira Bienal Multicultural do Maranhão 99, cujo projeto nasceu em 1998, inspirado na Expo 98, em Lisboa - Portugal, e antes, em1995, no Centenário da Bienal de Veneza - Itália, que foi aberta ao garnde público mundial, no período de junho a outubro de 1995.
Estive pessoalmente visitando esse acontecimento histórico mundial, e a partir de então idealizei o projeto Bienais de Artes Visuais XXI, que foi inaugurado na cidade de São Luís -MA, que estava em processo para ser elevada à categoria de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
Nós, fundadores dos Grupos Artforum Brasil XXI temos satisfação de celebrar esses onze anos, através de sínteses, posters e fotos, que serão divulgados e compartilhados com seus diretores, coordenadores, amigos, artistas plásticos, poetas, escritores, amigos e participantes das redes sociais no Orkut, Ning, Multiply, hi5, Sonico, e outras redes culturais e profissionais onde tenho minha página em nome da Artforum Brasil XXI a da UNIFUTURO - Universidade Planetária do Futuro.
São onze anos de estudos roteiros metodológicos, programas e projetos culturais, que foram previstos no nosso Plano Artforum Brasil "Nossa Década 2001 - 2010", uam vez que nossos grupos tinham como foco, o desenvolvimento de roteiros e projetos que organizasem a Universidade de Artes, a Universidade Planetária do Futuro e a Cidade dos Poetas e Escritores, e esse projetos esrão em desenvolvimenro através dos mosso perfís no Orkut. E todos os projetos foram desenvolvidos através do Programa Universidade Aberta do Futuro "Telhados do Mundo", que completa 12 anos, pois foi organizado em 1998, no âmbito da Universidade Federal do Maranhão e do Grupo Artforum Internacional São Luís e Associados.
Nesse final da primeira década do século XXI quando estamos nos aproxiando do ano 2011 quando se inicia a segunda décda do século XXI, temos grande honra de termos realizado diversos projetos e ventos, em nome dos Grupos Artforum Brasil XXI, através do Programa Universidade Aberta do Futuro "Telhados do Mundo", em homenagem ao pivos mais altos do Himalaia, onde fica o teto do mundo e do planeta.
DE ARTE, CULTURA, ECOLOGIA E PROJETOS MULTICULTURAIS
Primeira Bienal Multicultural do Maranhão 99
"Sinergia dos Tempos", para homenagera o Brasil 500 anos
- 5 Séculos de História, Cultura e Arte.
Foi realizada no período de 6 de setembro a dezembro de 1999,
tendo sido prorrogada até o dia 25 de janeiro de 2000.
A Primeira Bienal Multicultural do Maranhão foi idealizada por Ana Felix Garjan, que convidou promotores culturais, artistas plásticos e professores da Universidade Federal do Maranhão, para participarem do primeiro projeto "Bienais de Artes Visuais do Maranhão, Amazônia e Nordeste e artistas plásticos para formarem a comisssão de curadores, Ela foi considerada um marco cultural e artístico em São Luís - cidade que foi elevada ao patrimônio cultural da humanidade, em dezembro de 1977, pela UNESCO.
Essa bienal foi divulgada pela REVISTA PALAVRA, do dia 6 de setembro de 1999, que foi an época distribuida no Brasil e em Portugal.
A Revista Palavra tinha como idealizador e coordenador, o artista e escritor Ziraldo.
__________________________________________
__________________________________________________Cartaz de 2003
Cartaz de 2007
Cartaz de janeiro de 2010:
Antologia em organização
Cartaz de janeiro de 2008
A Bienal Multicultural do Maranhão foi realizada no período de 17 de setembro a dezembro de 1999, tendo sido prorrogada até o dia 25 de janeiro de 2000, ano das comemorações do Barsil 500 anos.
Cartaz da Artforum de 2006
Nesse mesmo ano de 1999, foi realizada no período de 5 de novembro de 1999 a 9 de janeiro de 2000 a II Bienal Mercosul, homenageando Julio Le Parc.
Brasil, 17 de setembro de 2010
Ana Felix Garjan
Presidente da Universidade do Futuro