* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A vida é em rede, do Portal do Meio Ambiente

A Universidade Planetária divulga
14/09/2010 - 10h09


A vida é em rede

Por Vilmar Berna, do Portal do Meio Ambiente


A individualidade parece uma ilusão, pois somos tão dependentes uns dos outros que indivíduos sozinhos até conseguem viver isolados, em sociedade, mas a que preço?! Não há esse que possa dizer que não precisa do outro, que se basta a si mesmo, pois somos seres sociais e dependemos do outro, de alguma maneira, para nos sentir completos. Tecemos nossa rede o tempo inteiro, para fazer ou refazer laços. Sem essa rede, que nos dá sustentação social, podemos desmoronar psicologicamente, e a vida pode se empobrecer e perder em sentido e significado.

Antes da internet, construir redes sociais era bem mais demorado. O problema é quando as relações permanecem apenas no virtual, pois a vida acontece é no mundo real. As relações virtuais podem preencher parte de nossas necessidades, como o primeiro contato, a descoberta de afinidades, de objetivos comuns, mas não dão conta dos próximos passos fundamentais para a construção de laços, o olho no olho, o toque, o calor humano.

No mundo dos negócios é comum se agradar aos clientes, já que se depende deles para o sucesso financeiro. Assim como na política se agrada ao povo, por que se precisa do voto. Mas na vida social não funciona exatamente assim, pois nem sempre agradamos ao outro fazendo o que ele espera de nós, mas às vezes sendo o melhor de nós próprios.

Em nossa necessidade do outro queremos ser aceitos, ou não ser rejeitados, ou nos sentir fortes, ou admirados, ou protegidos, ou queremos ganhar, manter ou não perder dinheiro, prestigio, poder, privilégios, empregos, votos, sexo, amor, amizade, etc. São tantas as carências quanto pessoas no mundo! E, em função dessas necessidades, nos enfeitamos e nos aperfeiçoamos para seduzir e enlaçar ao outro, ou nos deixar enlaçar.

As redes não incluem apenas nossos semelhantes, mas também aos não semelhantes como os animais, principalmente cães e gatos, que interagem conosc o, nunca nos negando carinho, apoio, mesmo quando não merecemos. Sem eles, muitos de nós padeceríamos de solidão espiritual. Ao contrário dos humanos, os animais pedem muito pouco em troca e se oferecem por inteiro, incondicionalmente.

Já as relações entre humanos não tem nada de simples ou desinteressada. São relações complexas baseadas em sentimentos que não dominamos. Existem no amor, na amizade, variáveis e mistérios que nossa razão não domina inteiramente. Não sabemos por que amamos nem por que desamamos, no fundo, não sabemos o que é o amor ou a amizade, sentimentos que não escolhemos ter, mas aos quais precisamos estar receptivos, pró-ativos para receber e cultivar!

Por isso, não interessa quantas vezes os outros irão nos machucar, continuaremos procurando-os, precisando deles, querendo acreditar em suas promessas.

Entretanto, podemos aprender com os erros e assim nos libertarmos das carências que nos fazem rep roduzir escolhas que não são boas para nós. Não temos de ser escravos de nossas necessidades! Temos escolhas, por mais difíceis que sejam. Podemos escolher ser livres de relacionamentos e situações que nos fazem infelizes ou que nos colocam em risco. Às vezes somos os últimos a perceber esses riscos e geralmente quando os danos já aconteceram. Quando estamos enlaçados pelo amor ficamos meio surdos aos conselhos e alertas dos que estão à nossa volta.

Existem pessoas tão acostumadas desde muito cedo a serem sempre atendidas em seus desejos, que esperam que os outros estejam disponíveis para atendê-los em suas carências e, quando isso não acontece, não titubeiam em tomar a força o que acham ser seu por direito. Tornam-se predadores insensíveis à dor do outro e alguns chegam a sentir prazer com o sofrimento alheio! Pessoas assim podem ser covardes a ponto de não se deterem nem mesmo diante de crianças e de gente indefesa.

A sociedade possui mec anismos para punir, mas para cada uma que consegue alcançar, existem muitas outras impunes, pois pessoas assim não trazem impresso na testa o quanto podem ser más! É duro quando os pais, parentes e a própria sociedade tomam conhecimento de tais atrocidades, e descobrem que os monstros não se parecem com aqueles tipos retratados nos filmes, feios, embrutecidos, pouco inteligentes, mas ao contrário, são as promessas de um futuro que deveria ser melhor e envolvem jovens bonitos, saudáveis, inteligentes, bem formados, que sempre tiveram do bom e do melhor na vida, mas que queimaram vivo o índio Gaudino ou surraram uma empregada doméstica que esperava o ônibus de madrugada para ir ao trabalho ou assassinaram os próprios pais e avós!

Os assassinos em série têm perfil semelhante, os estelionatários também! Geralmente são personalidades sedutoras, inteligentes, confiáveis, e usam dessas armas para iludir, enganar, causar danos e matar repetidamente. Pa ra os estelionatários, a amizade, o amor, transformam-se em armas para atrair e roubar as pessoas! Causariam menos dor se usassem facas e revólveres, pois mais que subtrair bens materiais, rouba a confiança no outro!

Importante que se diga, a maldade não é uma exclusividade das pessoas más nem a bondade exclusividade das pessoas boas, mas trata-se de uma questão de fazer as escolhas certas. Felizmente, apesar de existirem pessoas que escolhem praticar maldades, existem muitas outras que escolhem praticar o bem. Ao construirmos nossas redes sociais, devemos evitar as primeiras e procurar as segundas.

Alguém já disse que as maiores vitórias são as que alcançamos sobre nós mesmos. Jamais nos libertaremos de nossas necessidades e carências, mas podemos lidar melhor com elas, identificando-as e não deixando que fiquem tão à vontade em nossas vidas a ponto de nos levar a repetir os mesmos erros.

A vida é muito breve e demoramos te mpo demais para ficar prontos, para conseguir realmente saber o que queremos de nós e dos outros, para deixar de nos iludir com falsas promessas e sonhos impossíveis, para nos livrar dos rótulos, dos estereótipos, dos preconceitos que nos fazem querer pessoas idealizadas em vez de gente real, que nos impedem de ver e aceitar a nós próprios e ao próximo como somos, capazes de grandezas e de misérias que, apesar de tudo, nos faz humanos!

Não vale a pena aceitarmos ser menos do que pudermos ser ou abrir mão da felicidade, do amor, da vida apenas por que estamos deixando nossas carências e ilusões escolherem por nós!


(Envolverde/Portal do Meio Ambiente)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
Desenvolvido por AW4 Tecnologia
.......................................................
 
Brasil, 14 de setembro de 2010
 
Universidade Planetária do Futuro
Ana Felix Garjan - Presidente Executiva
 
Centro de Ciências Humanas
Diretores:
Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar
Prof. Dr. Orlando Oscar Rosar
GRUPOS ARTFORUM BRASIL XXI9 - 11 anos
UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Ano I
*
Departamento de Comunicação Social

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog