* UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO, fundada em janeiro de 2010, pelos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

*** Século XXI. A Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO foi organizada em 2009.São seus Fundadores: As famílias: D.G.F.C., M. F. F. R., A.M.F.G., J.L.C.F. J.L.C.F. Os fundadores são patronos dos Grupo ARTFORUM Brasil XXI que foi organizado em 2001- XXI. Setores UNIFUTURIO: Conselho Universitário, Diretores de áreas acadêmicas, departamento e Grupos de pesquisa, comunicação, edição, divulgação de suas e matérias, artigos institucionais, academias, revistas, sites, blogs e matérias de convidados, como professores, doutores, jornalistas, e homenagens especiais. *** Enunciados da Carta Magna da UNIFUTURO: Os fundadores, patronos, a presidência, diretores, consultores e diretores do presidência do Grupo ARTFORUM Brasil XXI, do seu Projeto especial, Universidade Planetária do Futuro prestam tributo à Humanidade, à Paz Mundial, ao Brasil de 5 séculos; Aos povos da África e do mundo; A todas as etnias que formam o povo brasileiro; Às montanhas e aos picos da Terra; A todas as florestas; águas, oceanos, mares, rios, riachos e fuos de água dos cinco continentes; À Amazônia sua biodiversidade e à biodiversidade brasileira e do planeta. Brasil, março de 2009, Séc. XXI. Boas vindas! Bienvenidos! Welcome#

sábado, 18 de setembro de 2010

Artforum Brasil XXI: Em 17/09/1999 nascia a 1ª Bienal das Artes, em São Luís.

Universidade Planetária do Futuro
Departamento de Comunicação Social

2010 GRUPOS ARTFORUM BRASIL XXI  - 11 Anos
Arte, Cultura, Ecologia. Projetos, Futuro.


Brasil, 18/09/2010

Os Grupos Artforum Brasil XXI estão em festa comemorativa dos seus 11 anos, que estão sendo registrados na Universidade Planetária do Futuro, para iniciar o Memorial Artforum Brasil XXI.
Artforum Brasil XXI: Um movimento reconhecido e oficializado, através de projetos desenvolvidos na Universidade Federal do Maranhão, através de projeto interdisciplinar e transdisciplinar apresentado pela socióloga e artista plástica Ana Felix Garjan, que coordenou esses projetos, a partir de ofícios do Gabinete do Reitor da época. Assim, ela passou a ser a mentora e curadora das Bienais de Artes Visuais de São Luís.

Outras exposições intituladas de Bienal, em São Luís não fazem parte das Bienais de Artes Visuais do Maranhão, e nem serão consideradas as primeiras ou as inéditas, pois nos registros da cultura maranhense, os nomes da Artforum Brasil, dos Grupos Artforum Internacional São Luís e Associados, e de Ana Maria Felix Garjan estão registrados oficialmente, e serão as mais importantes referências dos Grupos Artforum.
São Luís, a única capital brasileira fundada por franceses, tomada pelos holandeses e colonizada pelos portugueses, foi a cidade escolhida para que nascesse as Bienais de Artes Visuais do Maranhão, assim como há 115 anos nascia a Primeira Bienal de Veneza - Itália, que em junho de 1995 celebrou o Centenário da Bienal de Veneza. E por coincidência, São Luís que é uma ilha, e tem pontes que ligam a cidade...

                                  

Há 11 anos, em 17 de setembro de 1999, no último ano do século XX, aconteceu a abertura oficial da 1ª Bienal de Artes Visuais, promovida pelos Grupos Artforum Brasil, na cidade de São Luís – Maranhão - Cidade Patrimônio da Humanidade, com o apoio da Universidade Federal do Maranhão, Aliança Francesa, ALUMAR, Fundação Cultural do Maranhão, Revista PALAVRA, de Belo Horizonte, Sistema Mirante de Comunicação - MA, Jornal O Estado do Maranhão, Jornal O Imparcial, TV Mirante, TV Difusora, jornais e revistas maranhenses e de outras cidades.

Os Grupos Artforum Brasil e os Grupos Artforum Internacional São Luís e Associados promoveram grande festa de abertura oficial da Bienal, no prédio do antigo Convento das Mercês, tombado pelo IPHAN, e pela UNESCO, como patrimônio da humanidade, em dezembro de 1977.

A ilha de São Luís é berço de grandes nomes das artes, letras, literatura, poesia, teatro, música, cultura popular. Há importantes monumentos históricos, prédios coloniais, e lá estão os maiores quarteirões de prédios de azulejos da América Latina. São Luís tem um passado histórico importante, e foi considerada, no século passado, a "Atenas brasileira". Esses foram os melhores motivos para que fosse inaugurado o Projeto “Bienal de Artes Visuais” - Artforum Brasil, através da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão, em 1999 - XX.


Divulgação do cartaz da 1ª Bienal Multicultural 99, 
no Jornal O Estado do Maranhão.

.
Matéria sobre da Bienal do Maranhão,  no Jornal O Imparcial.

Há 11 anos, no dia 17 de setembro de 1999 - século XXI nascia uma grandiosa trajetória cultural e artística dos Grupos Artforum Brasil XXI, através dos projetos idealizados por Ana Felix Garjan, representante dos Fundadores e Patronos dos Grupos Artforum Brasil, que nasceram inspirados, também, nas idéias e filosofias de José Luiz Costa Felix, engenheiro geólogo, formado pela Escola de Minas de Ouro Preto em 1972. Ele foi um humanista e defensor da natureza, e ao longo dos anos vislumbrou a Universidade do Futuro, por ter se dedicado à pesquisa em geologia, tendo sido, também, professor da Escola de Minas.

Foto de um dos apoiadores (Rio de Janeiro),
da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 99.


Na foto de 1999, mesa solene de encerramento da Bienal, em 25 de janeiro de 2000, quando os grupos Artforum Internacional São Luís e Associados homenagearam o pintor húngaro Nagy Lajos, que residiu em São Luís durante muitos anos, tendo sido professor de pintura de alguns pintores de destaque, como o prof. Lobato, presente à mesa entre o pintor prof. Ambrósio Amorim (já falecido) e a curadora Ana Félix Garjan, ao lado da viúva do pintor homenageado ao centro. Ao lado dela, estão o presidente da Fundação Cultural do Maranhão, Prof. Bulcão e a representante do SESC - MA.

Na foto, professores e alunos de diversas escolas públicas de São Luís foram convidados a visitarem a Bienal Multicultural do Maranhão, durante o período da exposição, que foi porrrogada até 25/01/2000.








Nosso melhor presente comemorativo, que temos a honra de compartilhar com seus membros participantes amigos e parceiros culturais, é a Universidade Planetária do Futuro - Ano I e seus projetos, em nome da "Sinergia dos Tempos", entre o Passado, o Presente e o Futuro, nesse último ano da Primeira Década do Século, às vésperas do ano 2011, e o início da Segunda Década do Século XXI, rumo ao Futuro.

Na foto, a curadora da 1ª Bienal Multicultural - MA 99, Ana Félix Garjan, que fez a abertura solene e coquetal da exposição para mais de 300 convidados, entre artistas brasileiros, de outros países, autoridades, jornalistas e representantes de organizações culturais do estado e de outras cidades, no pátio histórico do Convento das Mercês, na cidade de São Luís - Maranhão, na data de 17 de setembro de 1999.

A programação artística contou com cantores maranhenses e com a apresentação de um grupo de Bumba-boi para a alegria contagiante dos convidados. Foi realizada uma festa com importante abertura, digna da inauguração da Bienal.

Neste ano de 2010, a cidade São Luís completou no dia 8 de setembro seus 398 de fundação. Por isso, a cultura, as artes, poetas e escritores serão homenageados pelos Grupos Artforum Brasil XXI e Universidade Planetária do Futuro, pois nossos laços já fazem parte da história cultural do Maranhão e do Brasil.




Há 11 anos nascia, oficialmente, as Bienais de Artes Visuais XXI – Artforum Brasil, através dos projetos idealizados e organizados pela pesquisadora em história da arte e artista plástica Ana Felix Garjan, que foi reconhecida, oficialmente, pela Câmera Municipal de São Luís como artista que contribuiu com a cultura da cidade ao desenvolver um projeto que homenagearia, em 1999, o Brasil 500 anos, na versão dos Grupos Artforum Brasil XXI e Artforum Internacional São Luís e Associados, antes das comemorações oficiais dos governos e organizações, a partir de abril de 2000.








Um dos cartazes dos 11 anos da Artforum Brasil
__________________________________________
Imagens dos folders, cartazes e fotos do acervo
cultural da Artforum Brasil XXI.

Durante o mês de setembro estaremos divulgando partes dos projetos das Bienais de Artes Visuais, que foram realizados pela Artforum Internacional São Luís e Associados - Universidade Federal do Maranhão, e pelos Grupos Artforum Brasil XXI.

Divulgaremos fotos, documentos, ofícios e reportangens em jornais relacionadas às Bienais de Artes Visuais XXI do Marahão, em homenagem aos mestres pintores, poetas e escritores consagrados, entre eles, Ferreira Gullar, que será homenageado de forma especial aqui na Universidade Planetária do Futuro, uma vez que neste ano de 2010 completou seus 90 anos.


Nosso compromisso com a cultura e a arte brasileira continuam, através dos projetos que estão sendo organizados e coordenados pela Artforum Barsil XXI. O futuro nos espera, bem como nós, dos Grupos Artforum Brasil XXI esperamos e confiamos nas nossas melhores inspirações: A arte da vida e a vida da arte.

Foi através do Programa Universidade Aberta do Futuro "Telhados do Mundo", que as bases da Universidade Planetária do Futuro foram construídas, a partir do ano de 2001, tendo como perspectiva a cultura de paz, por um Novo Mundo Melhor. E todas a artes e expressões artísticas podem contribuir para o mundo melhor hoje - futuro que todos desejamos.

O projeto da "III Bienal de Artes Visuais - Artforum Brasil XXI" será aberta no final de setembro, como parte das nossas comemorações pelos 11 anos dos Grupos Artforum Brasil XX 11 anos.


Loreena McKennitt - Stolen Child


Brasil, 18 de setembro de 2010


Fundadores, Patronos e Consultores
Grupos Artforum Brasil XXI - 11 anos
Universidade Planetária do Futuro - Ano I


Presidente da U. P. F. : Ana Felix Garjan
Presidente Interina: Zélle Tupinambá Bittencourt
Vice - presidente: Arthur Jaak Wilfrid Bosmans

Abertura do espaço da Universidade do Futuro. Brasil, 28/12/2009

Na política do mundo globalizado está dada a largada para uma nova cadeia de intenções, atitudes e hábitos, diante das questões graves apresentadas pelos diversos cientistas e governantes dos 192 países que estiveram no encontro da cúpula da COP15, em dezembro de 2009. A nova estratégia de superação da crise do planeta e do mundo está sendo chamada de Nova Revolução Verde, pois o mundo já consome mais do que a natureza produz. Caberá aos homens e mulheres dos países, culturas e etnias descobrirem novas formas e hábitos que contribuam com a sustentabilidade que se faz necessária e urgente. O ano de 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade, e será muito importante para fechar a Primeira Década do Século XXI. A partir da Segunda Década o mundo iniciará, de forma mais veloz, o seu encontro com o Ano de 2050, onde estarão as novas fórmulas científicas que poderão garantir o futuro da humanidade do Planeta Terra. Ele é um orbe que tem seus sistemas independentes dos sistemas do homem, mas o mundo precisa refletir sobre suas atitudes em relação à natureza, aos animais, às águas, aos sistemas vivos, e às grandes causas da nossa humanidade. Brasil, 28 de dezembro de 2009. Ana Felix Garjan - Idealizadora do projeto Universidade Planetária do Futuro e membro da comissão dos fundadores da sociedade cultural, sem fins lucrativos: Grupos ARTFORUM Brasil XXI, que organizou o Plano Nossa Década 2001 - 2010 e o Programa Universidade Aberta "Telhados do Mundo" .
Nossos sites principais: : http://www.artforumunifuturobrasil.org/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/ - http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html Cultura Humanista-Planetária por um mundo melhor.

Primeiro Documento Oficial da Universidade Planetária do Futuro

Aos vinte e três dias do mês de março do ano de 2010 - o último da Primeira Década do Século XXI foi realizado um Fórum – Conferência dos fundadores, diretores e consultores dos Grupos Artforum Brasil XXI e da Universidade Planetária do Futuro, após reuniões, roteiros metodológicos e projetos especiais registraram a organização da estrutura da Universidade Planetária do Futuro, considerando a primeira reunião realizada em dezembro de 2009. Foram aprovados artigos do documento filosófico da UNIFUTURO, para fins de sua institucionalização, em nome da História, da Filosofia, da Ciência e da Cultura Humanista-Planetária. ***ARTIGOS APROVADOS ***Artigo I - Que a ética humana, as filosofias, ciências, culturas, literaturas, linguagens e as tecnologias de todas as áreas e setores do mundo se voltem para a construção de novos projetos que contribuam para a construção de um novo mundo justo, pacífico e humanizado, nas próximas décadas, séculos e milênios. *** Artigo II - Que possamos contribuir com a justiça e a paz mundial, a partir de efetivas mudanças e da transformação da sociedade mundial e seus sistemas. Que sejam vivos e reais os Direitos e Deveres da Humanidade para com a Pessoa Humana, a Natureza, os Animais e o Planeta. Desejamos que sejam concretas as atitudes humanas e a solidariedade em prol de um mundo mais humanizado. ** Artigo III - Que os direitos humanos sejam respeitados em todos os países e territórios do mundo político e social. Que as Filosofias, Ciências, Culturas e Artes sejam conexões de justiça para os povos e cidades abandonadas do mundo. Que haja Justiça e Paz para as mulheres e seus filhos mortos/desaparecidos no Brasil e em todos os países. ***Artigo IV - Que todas as ciências, tecnologias, artes, linguagens estéticas, literatura e atitudes humanas contribuam para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes, para a transformação da sociedade mundial. ***** Artigo V - Que as pessoas, grupos, comunidades, associações, organizações e instituições e governos cumpram com seus deveres e com seu papel transformador, no âmbito da sociedade onde estão inseridas. Que todo saber e conhecimento contribuam para o novo tempo do mundo, nesse início da segunda década do século XXI. ** Conclusão em síntese: Somos todos sementes da arte da humanidade da Terra, através da cultura, das ciências humanas, das ciências sociais e das tecnologias humanizadas, neste ano de 2010, e em nosso país, o Brasil que registra seus 510 anos de história, educação, cultura e literatura. *Somos semeadores do futuro e passageiros do amanhã. Que haja transformação das sociedades, em prol da Justiça e Paz da humanidade.*** Brasil, 23 de março de 2010 - Século XXI-Terceiro Milênio. Assinam este documento os Fundadores, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro. Brasil, 23 de março de 2010 - Último ano da 1ª Década do Século XXI.

Homenagens da Universidade Planetária do Futuro, em 2010

Nosso Tributo à África - seu povo e cultura; às Américas; aos cinco continentes, aos mares, oceanos, terras, povos do mundo, à diversidade cultural de hoje e do futuro. Homenagem ao Brasil - Cinco séculos de história, cultura e instituições oficiais. Homenagem aos representantes das etnias que formaram o povo brasileiro, e ao seu futuro. Homenagem aos grandes nomes da História, da Educação, da Cultura e Ciências, e das áreas do conhecimento científico desenvolvidos ao longo dos três milênios, nos séculos e décadas do mundo. Homenagem aos que lutaram e lutam pela Justiça e Paz Mundial em prol de um Mundo Melhor. Homenagem e reconhecimento às pessoas, grupos e organizações que trabalham pela Educação e Cultura Humanista - Planetária, em prol da nossa humanidade, da natureza e do planeta. Brasil, janeiro de 2010. Conselho Universitário, Diretores, Coordenadores e Consultores da Universidade Planetária do Futuro.

Universidade Planetária: Filosofias, Culturas e Ciências 2011.

*UNIVERSIDADE PLANETÁRIA DO FUTURO - Aos 25 dias de setembro de 2011 foi celebrado e divulgada e estrutura administrativa da Universidade Planetária do Futuro, para que ela possa atingir seus objetivos e missões. A presidência será formada por membros do Conselho Diretor , Coordenadores e Colaboradores. *Estrutura da Universidade Planetária do Futuro - UNIFUTURO: *Centro de Ciências Sociais *Centro de Pesquisa e Ciências do Meio Ambiente. *Departamento de Arte Educação. *Departamento de Comunicação, Divulgação Científica e Cultural. *Departamento de Projetos Especiais. *A Representação e divulgação da Unifuturo será desenvolvida através de sites, blogs e páginas em redes sociais *** Brasil, 25 de setembro de 2011. Bem-Vindos! Welcome! Bienvenidos!

Somos passageiros do futuro e trabalhamos pelo Mundo Melhor.

O "Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta", dos Grupos ArtForum Brasil XXI foi escrito em 2001, como resultado de fóruns e diálogos dos Grupos Artforum Renasissance vie Universelle, Artforum Mundi Planet, com grupos universitários e organizações de cultura e meio ambiente. Os fóruns foram coordenados por Ana Felix Garjan, que elaborou o texto - mantra do Manifesto Verde Pela Paz da Humanidade e do Planeta, em 2001. O manifesto inspirou a "Carta Magna" da Universidade Planetária do Futuro - 2ª Década do século XXI. *****Manifesto Verde pela Paz da Humanidade e do Planeta: http://www.cidadeartesdomundo.com.br/MV.html

Grupos Artforum Brasil XXI

Grupos Artforum Brasil XXI
Logo UNIFUTURO-Brasil XXI

Arquivo do blog