Universidade Planetária do Futuro
Departamento de Comunicação Social
2010 GRUPOS ARTFORUM BRASIL XXI - 11 Anos
Arte, Cultura, Ecologia. Projetos, Futuro.Brasil, 18/09/2010
Os Grupos Artforum Brasil XXI estão em festa comemorativa dos seus 11 anos, que estão sendo registrados na Universidade Planetária do Futuro, para iniciar o Memorial Artforum Brasil XXI.
Artforum Brasil XXI: Um movimento reconhecido e oficializado, através de projetos desenvolvidos na Universidade Federal do Maranhão, através de projeto interdisciplinar e transdisciplinar apresentado pela socióloga e artista plástica Ana Felix Garjan, que coordenou esses projetos, a partir de ofícios do Gabinete do Reitor da época. Assim, ela passou a ser a mentora e curadora das Bienais de Artes Visuais de São Luís.
Outras exposições intituladas de Bienal, em São Luís não fazem parte das Bienais de Artes Visuais do Maranhão, e nem serão consideradas as primeiras ou as inéditas, pois nos registros da cultura maranhense, os nomes da Artforum Brasil, dos Grupos Artforum Internacional São Luís e Associados, e de Ana Maria Felix Garjan estão registrados oficialmente, e serão as mais importantes referências dos Grupos Artforum.
São Luís, a única capital brasileira fundada por franceses, tomada pelos holandeses e colonizada pelos portugueses, foi a cidade escolhida para que nascesse as Bienais de Artes Visuais do Maranhão, assim como há 115 anos nascia a Primeira Bienal de Veneza - Itália, que em junho de 1995 celebrou o Centenário da Bienal de Veneza. E por coincidência, São Luís que é uma ilha, e tem pontes que ligam a cidade...
Há 11 anos, em 17 de setembro de 1999, no último ano do século XX, aconteceu a abertura oficial da 1ª Bienal de Artes Visuais, promovida pelos Grupos Artforum Brasil, na cidade de São Luís – Maranhão - Cidade Patrimônio da Humanidade, com o apoio da Universidade Federal do Maranhão, Aliança Francesa, ALUMAR, Fundação Cultural do Maranhão, Revista PALAVRA, de Belo Horizonte, Sistema Mirante de Comunicação - MA, Jornal O Estado do Maranhão, Jornal O Imparcial, TV Mirante, TV Difusora, jornais e revistas maranhenses e de outras cidades.
Os Grupos Artforum Brasil e os Grupos Artforum Internacional São Luís e Associados promoveram grande festa de abertura oficial da Bienal, no prédio do antigo Convento das Mercês, tombado pelo IPHAN, e pela UNESCO, como patrimônio da humanidade, em dezembro de 1977.
A ilha de São Luís é berço de grandes nomes das artes, letras, literatura, poesia, teatro, música, cultura popular. Há importantes monumentos históricos, prédios coloniais, e lá estão os maiores quarteirões de prédios de azulejos da América Latina. São Luís tem um passado histórico importante, e foi considerada, no século passado, a "Atenas brasileira". Esses foram os melhores motivos para que fosse inaugurado o Projeto “Bienal de Artes Visuais” - Artforum Brasil, através da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão, em 1999 - XX.
Divulgação do cartaz da 1ª Bienal Multicultural 99,
no Jornal O Estado do Maranhão.
no Jornal O Estado do Maranhão.
Matéria sobre da Bienal do Maranhão, no Jornal O Imparcial.
Há 11 anos, no dia 17 de setembro de 1999 - século XXI nascia uma grandiosa trajetória cultural e artística dos Grupos Artforum Brasil XXI, através dos projetos idealizados por Ana Felix Garjan, representante dos Fundadores e Patronos dos Grupos Artforum Brasil, que nasceram inspirados, também, nas idéias e filosofias de José Luiz Costa Felix, engenheiro geólogo, formado pela Escola de Minas de Ouro Preto em 1972. Ele foi um humanista e defensor da natureza, e ao longo dos anos vislumbrou a Universidade do Futuro, por ter se dedicado à pesquisa em geologia, tendo sido, também, professor da Escola de Minas.
Foto de um dos apoiadores (Rio de Janeiro),
da 1ª Bienal Multicultural do Maranhão 99.
Na foto de 1999, mesa solene de encerramento da Bienal, em 25 de janeiro de 2000, quando os grupos Artforum Internacional São Luís e Associados homenagearam o pintor húngaro Nagy Lajos, que residiu em São Luís durante muitos anos, tendo sido professor de pintura de alguns pintores de destaque, como o prof. Lobato, presente à mesa entre o pintor prof. Ambrósio Amorim (já falecido) e a curadora Ana Félix Garjan, ao lado da viúva do pintor homenageado ao centro. Ao lado dela, estão o presidente da Fundação Cultural do Maranhão, Prof. Bulcão e a representante do SESC - MA.
Na foto, professores e alunos de diversas escolas públicas de São Luís foram convidados a visitarem a Bienal Multicultural do Maranhão, durante o período da exposição, que foi porrrogada até 25/01/2000.
Nosso melhor presente comemorativo, que temos a honra de compartilhar com seus membros participantes amigos e parceiros culturais, é a Universidade Planetária do Futuro - Ano I e seus projetos, em nome da "Sinergia dos Tempos", entre o Passado, o Presente e o Futuro, nesse último ano da Primeira Década do Século, às vésperas do ano 2011, e o início da Segunda Década do Século XXI, rumo ao Futuro.
Na foto, a curadora da 1ª Bienal Multicultural - MA 99, Ana Félix Garjan, que fez a abertura solene e coquetal da exposição para mais de 300 convidados, entre artistas brasileiros, de outros países, autoridades, jornalistas e representantes de organizações culturais do estado e de outras cidades, no pátio histórico do Convento das Mercês, na cidade de São Luís - Maranhão, na data de 17 de setembro de 1999.
A programação artística contou com cantores maranhenses e com a apresentação de um grupo de Bumba-boi para a alegria contagiante dos convidados. Foi realizada uma festa com importante abertura, digna da inauguração da Bienal.
Neste ano de 2010, a cidade São Luís completou no dia 8 de setembro seus 398 de fundação. Por isso, a cultura, as artes, poetas e escritores serão homenageados pelos Grupos Artforum Brasil XXI e Universidade Planetária do Futuro, pois nossos laços já fazem parte da história cultural do Maranhão e do Brasil.
Há 11 anos nascia, oficialmente, as Bienais de Artes Visuais XXI – Artforum Brasil, através dos projetos idealizados e organizados pela pesquisadora em história da arte e artista plástica Ana Felix Garjan, que foi reconhecida, oficialmente, pela Câmera Municipal de São Luís como artista que contribuiu com a cultura da cidade ao desenvolver um projeto que homenagearia, em 1999, o Brasil 500 anos, na versão dos Grupos Artforum Brasil XXI e Artforum Internacional São Luís e Associados, antes das comemorações oficiais dos governos e organizações, a partir de abril de 2000.
Um dos cartazes dos 11 anos da Artforum Brasil
__________________________________________
Imagens dos folders, cartazes e fotos do acervo
cultural da Artforum Brasil XXI.
cultural da Artforum Brasil XXI.
Durante o mês de setembro estaremos divulgando partes dos projetos das Bienais de Artes Visuais, que foram realizados pela Artforum Internacional São Luís e Associados - Universidade Federal do Maranhão, e pelos Grupos Artforum Brasil XXI.
Divulgaremos fotos, documentos, ofícios e reportangens em jornais relacionadas às Bienais de Artes Visuais XXI do Marahão, em homenagem aos mestres pintores, poetas e escritores consagrados, entre eles, Ferreira Gullar, que será homenageado de forma especial aqui na Universidade Planetária do Futuro, uma vez que neste ano de 2010 completou seus 90 anos.
Nosso compromisso com a cultura e a arte brasileira continuam, através dos projetos que estão sendo organizados e coordenados pela Artforum Barsil XXI. O futuro nos espera, bem como nós, dos Grupos Artforum Brasil XXI esperamos e confiamos nas nossas melhores inspirações: A arte da vida e a vida da arte.
Foi através do Programa Universidade Aberta do Futuro "Telhados do Mundo", que as bases da Universidade Planetária do Futuro foram construídas, a partir do ano de 2001, tendo como perspectiva a cultura de paz, por um Novo Mundo Melhor. E todas a artes e expressões artísticas podem contribuir para o mundo melhor hoje - futuro que todos desejamos.
O projeto da "III Bienal de Artes Visuais - Artforum Brasil XXI" será aberta no final de setembro, como parte das nossas comemorações pelos 11 anos dos Grupos Artforum Brasil XX 11 anos.
Loreena McKennitt - Stolen Child
Brasil, 18 de setembro de 2010
Fundadores, Patronos e Consultores
Grupos Artforum Brasil XXI - 11 anos
Universidade Planetária do Futuro - Ano I
Presidente da U. P. F. : Ana Felix Garjan
Presidente Interina: Zélle Tupinambá Bittencourt
Vice - presidente: Arthur Jaak Wilfrid Bosmans